Veja como a comunicação não verbal também interfere nas apresentações

comunicação não verbal

A comunicação é essencial para a sobrevivência humana, já que é por meio dela que as pessoas transmitem as suas ideias, os pensamentos e os sentimentos. Portanto, ela influencia todas as áreas da nossa vida pessoal e profissional. Na apresentação presencial e online, não é diferente — a comunicação não verbal e a verbal podem impactar, tanto positiva quanto negativamente, a interpretação da mensagem que você pretende passar para a sua audiência.

Diante da importância desse tema para os profissionais que precisam ministrar palestras, reuniões, lives, aulas, webinars, entre outras apresentações, separamos, neste texto, as principais informações sobre o assunto para você obter sucesso na sua comunicação não verbal. Continue lendo o material e confira!

O que é comunicação não verbal?

No dia a dia, utilizamos tanto a comunicação verbal quanto a não verbal para transmitir a mensagem para uma ou mais pessoas. Mas, afinal, qual é a diferença entre elas?

A verbal está relacionada com as palavras, ou seja, ela acontece por meio da linguagem escrita ou falada, como as conversas e os textos. Já a comunicação não verbal é aquela que não utiliza palavras para expressar uma informação. Nesse caso, existem aspectos físicos e comportamentais que ajudam na apresentação das ideias.

Os físicos são as expressões faciais e corporais, os gestos, o contato visual, o toque, o tom de voz, a velocidade e o ritmo da fala, a postura, entre outros. Já os comportamentais são representados por roupas, acessórios, maquiagem, corte de cabelo, distância espacial, entre outros detalhes.

A comunicação não verbal pode complementar, reforçar, substituir ou alterar os sentidos das palavras, por isso, é necessário utilizá-la com muito discernimento para evitar que a mensagem seja mal interpretada pelo receptor.

Por que a comunicação não verbal interfere nas apresentações?

Nas apresentações em público, a linguagem não verbal pode fazer muita diferença, pois ela impacta tanto a mensagem que você pretende transmitir quanto a sua imagem como profissional. Lembre-se de que existem muitos gestos universais, mas também temos aqueles que mudam de significado dependendo da cultura do país.

Por isso, se você vai fazer uma apresentação para estrangeiros, prepare-se para não cometer gafes. A comunicação não verbal também interfere na maneira como a audiência compreende a mensagem, pois ela pode contradizer aquilo que você pretende comunicar.

Por exemplo, se você apresenta uma postura inquieta e um tom de voz muito baixo, pode demonstrar insegurança durante o discurso e, com certeza, a plateia vai interpretar que você não tem conhecimento sobre o assunto ou não estava preparado para a apresentação.

A falta do contato visual e ausência do sorriso também podem causar uma má impressão, bem como deixam a sua apresentação mais fria e, consequentemente, você não cria a conexão necessária para manter a atenção da audiência, em especial nas apresentações online.

Como utilizar a comunicação não verbal a seu favor nas apresentações?

A linguagem não verbal tem maior impacto que a comunicação verbal na interpretação da mensagem que você pretende transmitir durante uma apresentação online ou presencial. Por isso, é necessário ter cautela para evitar erros em relação a ela.

Nesse sentido, existem algumas dicas que podem ajudar você nesse processo, como controlar a tonalidade da voz, manter o contato visual, observar a sua linguagem corporal, cuidar das expressões faciais exageradas, gesticular com as palmas da mão e, principalmente, sorrir o tempo todo.

Em especial nas apresentações, é importante conhecer o local onde será realizado o evento para verificar o espaço, assim, fica mais fácil planejar os seus movimentos. Já em relação à linguagem corporal, procure manter a coluna ereta, a cabeça erguida, os braços soltos e as pernas levemente afastadas.

Ademais, evite apoiar o corpo em algum objeto, cruzar os braços ou, ainda, colocar a mão no bolso. O contato visual também é essencial, pois não olhar para o público pode demonstrar timidez e insegurança.

Podemos concluir que a comunicação não verbal pode impactar a convivência das pessoas em sociedade, bem como a realização de apresentações presenciais e online. Diante disso, é necessário que você conheça os aspectos físicos e comportamentais que compõem essa linguagem no intuito de evitar erros que podem prejudicar a interpretação da sua mensagem, o sucesso da sua apresentação e as suas chances de realização pessoal e profissional.

No Clube da Fala trabalhamos a comunicação não verbal em todos os nossos cursos. Que tal, agora, complementar os seus conhecimentos sobre comunicação? Então, leia o nosso texto sobre o que é comunicação não violenta e como desenvolver essa prática.

divulgue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *