apresentação em público

Como treinar para uma apresentação em público? Veja 7 técnicas!

Em uma sala de aula, no trabalho ou até mesmo entre amigos e familiares, falar em público é algo comum. Para tal, é essencial lapidar suas habilidades, conhecer diferentes formas de se expressar com efetividade e se mostrar um bom orador. É importante ressaltar que até os maiores comunicadores, como Steve Jobs e Barack Obama, precisaram treinar muito para os seus momentos decisivos.

Algumas metodologias conseguem prender a atenção dos espectadores e fazem despertar o interesse para o que está sendo falado. Ao entender e aplicar essas técnicas, a sua apresentação em público terá resultados melhores.

O que se espera dos líderes é que apresentem as suas mensagens com confiança, clareza e credibilidade. A ocasião deve ser de inspiração para os demais, de modo que tire as dúvidas e gere novas perspectivas.

Neste post listaremos 7 técnicas para você aprimorar ainda mais as suas apresentações profissionais. Confira!

1. Estude o conteúdo

Por mais que você não consiga controlar tudo o que vai ocorrer, é necessário estar muito bem seguro e preparado sobre o que está dizendo. Para isso, é essencial ter total domínio acerca do tema da palestra. Leia muito sobre ele, dialogue com outras pessoas e compreenda quais são os elementos-chave para abordar durante o seu discurso.

Você pode fazer um teste para constatar se incorporou bem o assunto, falando sobre ele enquanto executa uma atividade que não exige concentração, como uma caminhada, por exemplo.

2. Faça um resumo das informações

Redija um texto a respeito do assunto que você abordará. Ao longo desse conteúdo, escreva tudo aquilo que você deseja falar em relação ao tema. Ele poderá ser utilizado depois para o seu trabalho final ou para a publicação de um artigo.

Logo após, escolha os trechos mais importantes para sua apresentação. Faça um resumo deles ou disponha-os em tópicos. O que importa é que esse texto guiará sua exposição, enquanto fala em público, ajudando e relembrar pontos indispensáveis.

Caso seja preciso, faça desenhos ou destaques para auxiliar a memorizar alguns aspectos. Também realize uma revisão e confirme os dados que serão utilizados como referência, pois erros de dados afetam a credibilidade de todo o discurso.

3. Foque na gestão do tempo

Há também metodologias de apresentação em público voltadas à preparação. Elas são bastante úteis, porque evitam falas confusas, imprevistos e os famosos esquecimentos. O tempo para se preparar varia de acordo com a importância e porte do evento.

Uma boa recomendação, para reuniões mais produtivas com os colaboradores, é coletar dados durante o mês ou a semana e registrá-los em uma planilha de computador ou em um caderno. Depois, reserve um período do dia para criar os tópicos que precisam ser abordados.

Na apresentação de resultados para investidores ou equipe, será preciso um tempo maior de elaboração, incluindo a análise de dados e a lista de próximas etapas. Em ambas situações, é válido ter pessoas para ajudarem o gestor ou até contar com auxílio profissional externo.

4. Atente-se à expressão corporal

É sabido que a expressão corporal está diretamente ligada à autoconfiança e à maneira como mostramos esse sentimento para os espectadores. A expressão corporal nada mais é que a união das expressões faciais, movimentação corporal, uso do gestual e adequação da postura. O nosso corpo expõe sinais, involuntários ou voluntários, de como estamos nos sentindo naquele momento.

Não são somente suas palavras que se comunicam com o público — o seu corpo também fala. Por essa razão, evite gestos bruscos, que mostrem descaso, colocando a mão nos bolsos, ou desinteresse, cruzando os braços. Mas também, não é indicado permanecer estático, pois isso transmite nervosismo e falta de confiança em relação ao que você diz.

Outra recomendação é ter cuidado ao decidir sobre o que vestir. Caso seja uma reunião mais formal, se você surgir utilizando tênis e camiseta, pode passar uma impressão ruim. Novamente, tudo depende da situação e do público para quem se fala.

5. Aprenda técnicas de respiração

Você já deve ter ouvido falar de meditação, ou já a fez alguma vez na vida. Essa prática gira muito em torno de técnicas de respiração e tem o poder de tranquilizar e acalmar a mente humana. Isto é, utiliza a respiração para chegar a um estado de plenitude e sincronia entre o seu corpo e sua mente.

Logo, no momento de falar em público, pode fazer toda a diferença no seu discurso conhecer certas técnicas de respiração, que ajudam a acalmar e a manter o foco no tema da conversa, reduzindo os efeitos da ansiedade no seu corpo.

6. Treine na frente do espelho

Esta é outra excelente estratégia que merece ser destacada. Não é uma atividade corriqueira para grande parte das pessoas falar em público, logo, é necessário um treinamento para que os pontos fracos sejam corrigidos e os fortes, reforçados.

Pegue um espelho e comece a treinar em frente dele. Assim, você consegue ver como está sua fala e suas expressões faciais e corporais.

7. Monte uma mini plateia com pessoas de sua confiança

Reúna um pequeno grupo de amigos ou pessoas da sua família para assistir a um ensaio seu. Esses participantes devem se envolver, assim eles contribuem para você se soltar mais e estar preparado para se sair bem no dia do evento. Além disso, eles poderão dar um feedback exato sobre como você está se saindo, com o intuito de ajustar o que precisa ser corrigido e de manter o que foi positivo para a apresentação.

Por fim, depois de um período de treino constante, dedicação e utilização de nossas dicas, torna-se mais fácil aperfeiçoar ou adquirir essa habilidade. Lembrando que os feedbacks e a avaliação de desempenho podem auxiliar nos treinamentos para a apresentação em público. É muito importante fazer cursos de oratória. Nesse caso, o Clube da Fala disponibiliza para você aulas de alta qualidade para realizar discursos em público mais impactantes e muito assertivos.

Agora você aprendeu dicas de como treinar para uma apresentação em público, não perca mais tempo! O Clube da Fala pode te ajudar ainda mais nessa missão. Entre em contato conosco e venha conhecer os nossos cursos de oratória!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.