A pandemia e o isolamento social impactaram a vida das pessoas, que, por sua vez, sentiram a necessidade de reinventar sua rotina para sobreviver diante desses desafios. Por isso, a busca pela aprendizagem por meio de cursos, palestras, lives e webinars remotos cresceu expressivamente. Mas a tendência é que essas apresentações online continuem sendo utilizadas para garantir a qualificação e o aperfeiçoamento profissional necessários para o mundo pós-pandemia.
É importante lembrar que esse tipo de apresentação tem características diferentes da presencial. Portanto, os profissionais que pretendem aproveitar tal oportunidade e investir em apresentações online precisam entender que é importante ir além de uma boa oratória. Então, se você quer se destacar em meio a esses profissionais, continue lendo este texto e confira as nossas dicas para criar apresentações memoráveis. Vamos lá?
1. Planeje as suas apresentações online
O primeiro passo para criar uma apresentação é fazer o planejamento. Para isso é necessário definir qual é o tema central, o tempo disponível, a plataforma online utilizada, bem como identificar o perfil da audiência e a linguagem que será adotada, essas informações servirão de base para a criação do roteiro da apresentação. Resumidamente, nele deve constar todos os tópicos do conteúdo que serão apresentados de acordo com o assunto central.
É importante que ele tenha início, meio e fim. Por isso, o último item desse documento deve ser o CTA (chamada para ação), para que a audiência tome uma determinada decisão ao final da apresentação, como baixar um e-book, assistir à próxima aula, entre outras. Lembre-se de incluir também no roteiro o momento para responder às perguntas feitas no chat. Quanto mais atenção você oferecer, maior será o engajamento da audiência.
2. Enriqueça sua apresentação com slides
Para elaborar boas apresentações, é necessário investir em uma ferramenta para a criação de slides, como Prezi, Microsoft PowerPoint, Canva, Google Slides, entre outras. Cada uma delas tem suas próprias características, portanto, você precisa compreender o seu funcionamento antes de utilizá-las. Os slides são elaborados de acordo com o roteiro, por isso devem apresentar apenas as informações mais importantes.
Em relação à estrutura, a tipografia usada nos slides deve ser escolhida com discernimento. Dê preferência para fontes sem serifa, pois elas facilitam a leitura nos equipamentos eletrônicos. Já as fotos, gráficos e ilustrações precisam ter alta qualidade e podem ser encontradas em bancos de imagem gratuitos, como o Pexels e o Freepik. Bem como é importante adotar mapas mentais e infográficos relevantes para simplificar o assunto. Por fim, revise a apresentação para evitar erros que possam impactar o entendimento da audiência.
3. Treine para as suas apresentações online
É importante ajustar alguns detalhes antes da apresentação online. O primeiro deles é escolher o local onde será realizada a transmissão. Dê preferência para espaços com boa iluminação, sem ruído e com uma decoração mais sóbria. Você também precisa se preocupar com os equipamentos que servirão de apoio, como notebook, webcam, microfone, fone de ouvido, entre outros.
O próximo passo é conhecer a ferramenta de transmissão. Nesse caso, existem várias opções, dentre elas há os aplicativos de videoconferência, como Zoom, Google Meet, Microsoft Teams, entre outros. Assim como os softwares para live streaming, como o OBS Studio e o StreamYard, que facilitam a apresentação de slides caso a aula seja transmitida por meio de lives nas redes sociais.
Em seguida, leia o roteiro, configure as alternativas de imagem e som da ferramenta de transmissão, realize upload ou compartilhamento de tela dos slides e faça uma apresentação teste para um amigo ou membro da família. Assim, você saberá quais são os pontos de melhoria que precisam ser ajustados antes da apresentação oficial.
Podemos concluir que essas dicas poderão ajudá-lo a criar apresentações online incríveis, consequentemente, você se destacará entre os outros profissionais.
No Clube da Fala oferecemos treinamentos para profissionais que queiram capacitar sua Digital Communication, para os mesmos terem uma comunicação eficaz e conectiva em business meeting, lives e webnars. Entre em contato com nossa equipe.
2 Comentários
Olá, tudo bem?
Meu nome é Rafael e faço parte do time do Canva.
Estou enviando esta mensagem porque notei que vocês incluíram a nossa marca no post excelente.
Gostaria de fazer uma sugestão para vocês e perguntar qual seria o melhor canal para isso?
Obrigado
Boa Tarde, Rafael.
Você poderia entrar em contato com o e-mail [email protected] para podermos receber sua sugestão. Obrigado!