A fala é algo que nos acompanha desde muito cedo. Ainda bebês, recebemos estímulos para pronunciar as nossas primeiras palavras e, daí em diante, não paramos mais. Entretanto, se a comunicação é algo que está presente desde sempre na nossa vida, por que algumas pessoas têm dificuldade para falar com naturalidade em público?
Pois é! Travar em uma reunião ou em uma apresentação é algo muito mais comum do que parece. Apesar de alguns profissionais fazerem essa tarefa parecer fácil, em alguns casos, ela pode ser um verdadeiro desafio. Se você faz parte do grupo de pessoas que ainda não consegue falar com naturalidade com as demais, chegou a hora de conferir algumas dicas para melhorar esse aspecto na sua vida. Vamos lá? Aproveite!
1. Pratique o que você vai falar
A sua fala só vai ser natural quando o assunto abordado for algo comum para você. Se pedirmos para que você fale sobre a sua família e sobre o que há de mais especial nela, isso será muito mais simples do que se pedirmos para você explicar a importância da oratória para apresentações corporativas, certo? Isso acontece porque você tem mais proximidade com o primeiro assunto do que com o segundo. Portanto, estude e pratique o que você vai falar até que consiga fazê-lo com naturalidade.
2. Use a respiração para controlar a ansiedade
Nos momentos de maior tensão e de nervosismo, é comum que a nossa respiração fique acelerada; a musculatura, contraída e as mãos, suadas. Essa é uma reação do seu corpo. Assim como ela pode impedi-lo de falar com naturalidade, também pode ser usada a seu favor. Nesses momentos, faça alguns exercícios respiratórios, controle a entrada e a saída de ar dos seus pulmões e perceba esse fluxo para se acalmar. Tente:
- contar lentamente até 3 enquanto inala;
- segurar o ar por 2 segundos;
- soltar o ar devagar contando até 7.
3. Aposte na simplicidade como aliada
Uma fala natural é muito mais efetiva, especialmente em ambientes mais formais, como naquelas reuniões de trabalho ou em apresentações corporativas. Geralmente, as pessoas costumam trazer uma linguagem mais rebuscada e difícil para esses momentos, por isso, quem consegue atribuir simplicidade e clareza à mesa se destaca. Aposte no básico, se faça entender e seja objetivo.
Além das dicas que você conferiu, aqui vai um bônus: esqueça a ideia de decorar o que você vai falar. Isso coloca ainda mais tensão sobre si mesmo, que pode travar caso se esqueça de algum trecho. Em vez disso, estude o conteúdo daquilo que você quer abordar e organize a sua fala em tópicos. Faça uma lista com os assuntos que precisam ser mencionados e fale sobre eles como se estivesse conversando apenas com o seu colega de mesa.
A naturalidade da fala está, antes de qualquer coisa, na sua mente. Se você dedica uma atenção excessiva a algo que pode ser simples, acaba enrijecendo todo o momento. Para evitar isso, relaxe e lembre-se de que a comunicação é só uma ferramenta para que duas (ou mais) partes encontrem entendimento sobre um determinado assunto.
No Clube da Fala praticamos o improviso em todas as aulas para que nossos alunos sejam capazes de falar bem e com naturalidade em qualquer situação.
Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a saberem como falar com naturalidade!