Como melhorar a argumentação no meio corporativo? Confira as nossas dicas!

melhorar a argumentação

Falar em público, expor ideias e fazer uso de justificativas que convençam outras pessoas a respeito de algo pode ser um verdadeiro desafio! Quando se está em uma posição de liderança em uma empresa, a situação pode se tornar um pouco mais complicada, e é fundamental fazer uso de recursos que ajudem a melhorar a argumentação.

Desenvolver a habilidade de elaborar uma argumentação convincente é essencial, principalmente em debates, uma vez que esse requisito pode ajudar — e muito — a pessoa que o domina bem.

Neste post, você vai conferir ótimas dicas que vão contribuir para melhorar a sua argumentação. Continue a leitura do artigo e comece agora mesmo a desenvolver as suas habilidades nesse sentido!

Utilize dados e estatísticas

A primeira dica para melhorar a argumentação é certeira! Ao expor a sua opinião ou ao tentar mudar a opinião do outro em relação a um determinado assunto, embase o seu ponto de vista utilizando números.

Lembre-se de que é indispensável coletar as informações em fontes reconhecidas, confiáveis e atualizadas para, de fato, melhorar a argumentação. Dados e estatísticas retirados de fontes duvidosas, além de prejudicar o desempenho, podem colocar em xeque a sua credibilidade.

Procure compreender as necessidades de cada cliente

Entenda que cada cliente é único e, muitas vezes, aquilo que é interessante para um não será para o outro. Por esse motivo, é muito importante que você compreenda o que cada consumidor necessita, oferecendo soluções vantajosas para todas as partes envolvidas.

Saber quais são as expectativas do outro ajuda você a elaborar argumentos sólidos e convincentes, que realmente façam sentido para o cliente.

Foque os benefícios e as vantagens da solução apresentada

Outra ótima dica para melhorar a argumentação é colocar em evidência os benefícios de aceitar as justificativas apresentadas. Ouça o que o outro tem a dizer e, considerando que você já sabe o que a outra parte espera, não vai ser difícil elaborar e apresentar argumentos que realmente a convençam. Mostre as vantagens que serão adquiridas no longo prazo e não apenas as imediatas.

Ouça o outro e fale de forma educada e gentil

Em algumas situações, nas quais há divergência de opiniões, é comum que os ânimos fiquem exaltados. Não leve para o lado pessoal. Mesmo que seja difícil, mantenha a calma, ouça o que o outro tem a dizer e faça as suas colocações de forma educada e gentil.

Fazer uso de comunicação não violenta e agir de forma racional é uma das atitudes que ajudam você a expor argumentos de maneira respeitosa e clara.

Melhorar a argumentação é algo muito válido, tanto na vida profissional quanto na pessoal. Contudo, no meio corporativo, é especialmente importante saber apresentar argumentos sólidos, transmitindo-os da melhor forma possível. Vale lembrar que os aspectos verbais e não verbais da comunicação também devem ser considerados para que você possa se aperfeiçoar na arte da argumentação.

No Clube da Fala ensinamos técnicas de comunicação eficaz, argumentação sob pressão e comunicação não violenta. Participe dos nosso cursos para transformar sua comunicação!

Este conteúdo foi útil para você? Então, que tal ajudar os seus amigos? Compartilhe o nosso post nas suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam as nossas dicas e desenvolvam a habilidade de argumentar bem!

divulgue

Comments

  1. Luís Monteiro : novembro 10, 2020 at 6:22 pm

    ggste Artigo agregou bastante conhecimento ao meu repertório em Este Artigo agregou bastante conhecimento ao meu repertório em relação ao assunto. Gostaria de receber outros que guarde relação com ele!
    Atenciosamente,
    Luís Monteiro.
    amente,
    Luís Monteiro.
    Este Artigo agregou bastante conhecimento ao meu repertório em relação ao assunto. Gostaria de receber outros que guarde relação com ele!
    Atenciosamente,
    Luís Monteiro.
    Este Artigo agregou bastante conhecimento ao meu repertório em relação ao assunto. Gostaria de receber outros que guarde relação com ele!
    Atenciosamente,
    Luís Monteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *