mindfulness

Mindfulness: qual a sua importância e como praticar esse método?

Você sabe o que é mindfulness? Como manter o foco, concentrar-se e estar ativo o tempo todo? Até onde vai a sua atenção no que está fazendo? O quanto você absorve de cada aprendizagem realizada?

A necessidade de um currículo forte nos impulsiona a estar sempre em capacitação e desenvolvimento constantes, mas somos humanos e a concentração, às vezes, falha.

Neste artigo, você conhecerá uma novidade incrível no auxílio à sua mente. Descubra os benefícios da atenção plena e entenda melhor esse conceito. Continue a leitura!

O que é mindfulness?

Em períodos de crise financeira, política e até de saúde, manter a mente saudável é fundamental. O isolamento é bastante incômodo, mas pode ser aproveitado como uma oportunidade para se capacitar.

O mindfulness, também chamado de atenção plena, é um estado de consciência que mantém a concentração, o foco e o alerta com questões fundamentais relacionadas ao seu dia a dia.

O fato é que é até comum que o ser humano tenha desvios de atenção, distrações e procrastinações. Tudo isso acontece, mas sabemos que é muito prejudicial para o andamento de nossas atividades — e é nesse ponto que o mindfulness trabalha.

Como surgiu o mindfulness?

Era 1979 quando um grupo de pessoas enfermas persistia em não responder a tratamentos por medicamentos. O foco passou a ser, então, a busca da qualidade de vida e do bem-estar dos pacientes.

Um estudo de um professor da Universidade de Massachusetts, Jon Kabat-Zinn, foi desenvolvido conjuntamente com o próprio Hospital da Escola de Medicina da Faculdade.

O método inicial foi criado por meio de um programa de 8 semanas e buscava uma forma que não utilizasse aspectos religiosos, como meditação e budismo. O tratamento alcançou sucesso na época e, até hoje, é utilizado em hospitais. Mais do que isso, atraiu a atenção de pessoas interessadas em aprimorar a sua rotina.

Quais os benefícios do mindfulness?

Vários benefícios até hoje são constatados com a aplicação do método de atenção plena. Especialmente em tempos de pandemia da COVID-19, a prática acaba sendo excelente para a saúde física e mental. Veja, agora, algumas dicas fundamentais para praticar o programa.

Como praticar o mindfulness?

Prepare o ambiente

Sabe aquele lugar de tranquilidade? Então, é o local perfeito para a prática de mindfulness. Esse espaço pode ser o seu quarto, a sua sala ou até um cantinho especial próximo a um jardim.

Algumas características, como silêncio, temperatura ambiente e conforto, são fundamentais para o sucesso do método. Você pode escolher um lugar para sentar ou até para ficar deitado. Finalmente, certifique-se de que você não será incomodado nesse espaço de tempo.

Sinta as suas emoções

Somos cheios de emoções, positivas ou negativas. Você pode obter sucesso, como uma promoção em um emprego, ou uma frustração, ao não se classificar em um concurso público, por exemplo.

Nesse momento, procure respirar mais e exercitar a percepção de suas emoções. Pense no que você pode extrair de lição de cada circunstância e tente saber o que elas falam à sua mente.

Tente não se preocupar com o tempo

Espaços curtos de tempo são excelentes para começar. Então, não se preocupe se você não conseguir praticar nem por 5 minutos. Apenas continue para que, aos poucos, você crie uma rotina de concentração diária.

Ao longo do tempo, você conseguirá atingir 15 ou 20 minutos e conquistar resultados muito satisfatórios com a prática. Tente implantar uma nova rotina para que o método possa fazer efeito.

Elimine as distrações

Aqui, entra a capacidade de se desligar. Vivemos presos a redes sociais, feeds de notícias, preocupações com e-mails e muito mais. Então, é importante encontrar um momento de paz, em que não há inquietação ou ansiedade.

Você pode listar tudo que o distrai ou retira o seu foco e abandonar completamente ou reservar um tempo mais adequado para se permitir sem culpas.

Atente à postura

Se você escolher a posição sentada, é interessante cuidar, além do conforto, da ergonomia da poltrona ou da cadeira que será utilizada. Isso também ajuda na manutenção da atenção plena.

Você deve manter a coluna ereta e os braços apoiados em encostos. Um descanso de cabeça também é importante para manter o relaxamento. Finalmente, feche os olhos e procure respirar calmamente até o final do exercício.

Reserve um período do dia

Também para o sucesso do treinamento, você precisa separar o horário mais adequado. Geralmente, é recomendada a parte da manhã por apresentar um ambiente mais calmo e tranquilo.

No entanto, você pode adaptar ao melhor momento de sua rotina, fazendo com que esses pequenos espaços de tempo ajudem a recarregar a energia ou a elevar a concentração ao máximo.

Informe-se mais sobre a prática

Estudar sobre a prática também é uma excelente dica. Você pode buscar pessoas com o mesmo interesse e pesquisar, conversar e se familiarizar mais com o conceito.

Como é um método importante para o desenvolvimento pessoal, você encontrará também livros, aplicativos e materiais com instruções para uma experiência cada vez mais aprimorada.

Como aprimorar o mindfulness?

Há casos em que o mindfulness é especialmente importante. Você fica pensativo momentos antes de uma tomada de decisão estratégica para uma empresa? E quanto ao desenvolvimento de inteligência emocional e de relações interpessoais, que são fundamentais para o cargo de liderança?

Nesse caso, você pode buscar aprimorar cada vez mais o método, aumentando o tempo e os recursos disponíveis para a prática. Dessa forma, é possível tornar a experiência ainda melhor e com resultados mais satisfatórios. Veja, agora, algumas medidas que serão muito úteis no desenvolvimento dessa prática:

  • use o modelo para combater a insônia, trabalhando os aspectos do sono;
  • explore a capacidade para aliviar dores enfrentando situações crônicas;
  • aplique-o para combater o estresse e a tensão diários enfrentados por profissionais de liderança e outros;
  • melhore a autoestima e combata inibições;
  • estimule o cérebro para elevar o potencial.

Este foi mais um artigo para você, mantendo o nosso compromisso em preservar o seu potencial alto. Neste post, você conferiu um ótimo recurso para a sua concentração. A atenção plena é fundamental para um ritmo forte e precisa ser sempre praticada e desenvolvida.

Gostou da novidade? Esperamos que sim! Aproveite a oportunidade e faça a nossa aula experimental de oratória! É totalmente online e gratuita.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.