Entenda como fazer rapport de maneira adequada

como fazer rapport

Você sabe como fazer rapport? Já ouviu falar nessa habilidade essencial para criar um clima de coleguismo e confiança entre as pessoas em diversos ambientes, como nos corporativos, na vida pessoal, nas relações de liderança etc.?

Trata-se, resumidamente, da capacidade de fazer o outro sentir que você o entende e existe muito em comum entre os dois. É extremamente necessário para a formação de ambientes saudáveis em que impera uma comunicação eficaz, já que ao praticá-lo virá à tona sensações, como confiança e empatia, essenciais para uma boa relação.

Neste artigo, vamos mostrar que o rapport é uma habilidade importante no dia a dia que pode ser desenvolvida para melhorar a relação entre as pessoas nas mais variadas situações. Continue a leitura e confira!

O que é rapport?

Rapport é um vocábulo de origem francesa (rapporter) que quer dizer “criar uma relação”. Na verdade, é um conceito utilizado na psicologia, que designa a técnica de formar uma ligação de empatia com o interlocutor — para que a comunicação flua mais facilmente.

Podemos definir rapport como um elo de confiança e empatia que se instala entre as pessoas no momento da comunicação. Na verdade, é algo bem agradável e prazeroso em qualquer situação, podendo ser aplicado no trabalho, na relação com colegas, com os colaboradores etc.

Rapport é uma habilidade que nos permite entrar no mundo do outro com o qual estamos nos comunicando, fazendo com que ele perceba laços em comum.

Como fazer rapport?

Veja como empregar o rapport na comunicação com as pessoas e garantir uma conexão eficaz.

Linguagem corporal

Para aplicá-lo na comunicação corporal, imite, de modo discreto, os movimentos, expressões faciais e gestos da pessoa com quem você está se comunicando. Exemplo disso, seria interagir com o seu ouvinte ou interlocutor, acompanhando os seus movimentos, imitando-os sem muito exagero.

Tom de voz e fala

Observe bem o volume, entonação e ritmo da fala do outro. Por exemplo, se a pessoa fala suavemente e devagar, retribua o diálogo sempre no mesmo tom e volume de voz. Isso torna a comunicação tranquila e agradável.

Humor e emoções

Se a pessoa com a qual você está se comunicando apresenta um bom humor, vá no mesmo ritmo, assim haverá uma identificação na conversa que se tornará bem mais agradável. Ao mesmo tempo, se a pessoa estiver indignada com alguma coisa, demonstre o mesmo sentimento, essa sua reação mostra que você se preocupa com o que ela está sentindo, é a empatia que começa a surgir.

Respiração

Até a respiração pode fazer diferença, por isso mantenha um diálogo com um fluxo respiratório igual ao do seu interlocutor, se ele respirar calmamente, faça o mesmo.

Entre no mundo da pessoa

Essa é a técnica mais importante no rapport. Aí que entra o que é mais observado nessa habilidade, a empatia. Você precisa realmente se interessar pelo o que a outra pessoa tem a dizer e ouvi-la com paciência, é essencial demonstrar esse comprometimento.

Olhar nos olhos

É uma caraterística fundamental que demonstra a atenção pelo que o outro tem a dizer. Olhar nos olhos exprime interesse e seriedade no diálogo e no que o outro está tentando expor — demonstra comprometimento na conversa.

Como você conferiu neste conteúdo sobre como fazer rapport, tal habilidade é algo que flui naturalmente para muitas pessoas. Trata-se de uma forma de criar uma ligação de respeito e confiança com outros indivíduos de maneira espontânea.

No Clube da Fala utilizamos o rapport em todos os cursos presenciais e on-line ao ensinarmos técnicas teatrais, de improvisação,  vendas, negociações, apresentações, Comunicação Não Violenta e argumentação sob pressão. Transformamos a comunicação dos nossos alunos com muitas técnicas e práticas inovadoras!

Gostou do post? Compartilhe, então, nas suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem também esse método de comunicação que gera muita empatia nos ambientes e situações da vida!

divulgue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *