O que são Forças de Caráter? Entenda seus pontos fortes!

O que são Forças de Caráter? Entenda seus pontos fortes!

Todos nós, sem exceção, temos qualidades e defeitos; pontos fortes e fraquezas; características em potencial e pontos que precisam de uma forcinha extra. E quando traduzimos isso para a nossa vida, em especial a profissional, fica ainda mais evidente a importância das chamadas Forças de Caráter.

E para que você tenha uma boa noção da validade deste assunto, basta lembrar que quanto mais diferenciais positivos você tiver, mais chances de se destacar e evoluir no segmento em que atua. Ou será que você pensa que são seus lindos olhos que fazem você receber grandes oportunidades de trabalho?

Sendo assim, é bastante pertinente que você se aprofunde no assunto, conheça os seus pontos fortes e, a partir disso, procure utilizá-los de maneira que colha ótimos frutos. Quando aprendemos a potencializar nossas qualidades, o crescimento pessoal e o profissional são consequência natural.

Foi por isso que julgamos fundamental que você conheça tudo sobre este tema, se conheça mais, potencialize suas virtudes e passe a desenvolver ferramentas importantes para o dia a dia do seu trabalho; uma delas (uma das mais importantes) é a comunicação.  Continue aqui com a gente.

Mas, afinal, o que são Forças de Caráter?

Quando pensamos nas Forças de Caráter, não podemos deixar de mencionar a Psicologia Positiva, que tem como uma de suas valências a construção e a valorização de forças e recursos que sejam capazes de construir um sentimento de bem-estar, autoestima e evolução.

Sendo assim, a Psicologia Positiva criou as Forças de Caráter, que destacam uma importante classificação de pontos fortes que caracterizam as principais e mais importantes virtudes do caráter de uma pessoa. O que trazemos aqui para você é o resultado do trabalho de mais de 50 pesquisadores.

O final de suas pesquisas determinou um modelo em contém as 24 Forças de Caráter que podemos encontrar em uma pessoa. Através dele podemos entender as demandas da vida também pelo lado positivo, tirar aprendizados e encontrar soluções.

As nossas Forças de Caráter nos dão a capacidade de enfrentar os obstáculos da vida — pessoal ou profissional — de maneira positiva. E quando conseguimos alcançar este entendimento, nos tornamos mais aptos para lidar com pessoas e, assim, conseguimos falar melhor e nos comunicar com mais qualidade.

Por fim, é fundamental que tenhamos a noção de que, quando conhecemos as nossas Forças de Caráter, conseguimos ser mais autênticos, mais verdadeiros com a nossa essência e, com isso, tudo o que comunicamos soa como natural, personalizado, e gera segurança e credibilidade em nossas ações.

Quais são as Forças de Caráter?

As Forças de Caráter foram divididas em seis grupos e são entendidas como maneiras de conquistar as virtudes humanas. Se conseguirmos utilizá-las, viveremos de maneira positiva. E quando temos a capacidade de combinar diversas Forças, evoluímos em todas as áreas de nossa vida.

GRUPO 1. Sabedoria

As Virtudes da Sabedoria se caracterizam pelos pontos mais racionais de uma pessoa. Através delas, somos capazes de ganhar conhecimento e utilizá-lo de maneira satisfatória para a nossa vida e também para as pessoas da nossa família ou para os membros de nossa equipe de trabalho. São elas:

  • Amor ao aprendizado — é a capacidade de nos sentirmos felizes quando buscamos novos aprendizados e conhecimento para a vida e para a profissão.
  • Criatividade — é o poder de pensar e criar de maneira original, proporcionando diferenciais importantes para a nossa carreira.
  • Perspectiva — é quando temos a capacidade de aconselhar pessoas e entender o que acontece à nossa volta de maneira saudável.
  • Curiosidade — o curioso explora e descobre com facilidade e, com isso, evolui naturalmente em conhecimento e possibilidades para a vida.
  • Critério — podemos entender esta Força como a capacidade de refletir antes de julgar e, com isso, diminuímos as possibilidades de cometermos injustiças.

GRUPO 2. Amor

Essas virtudes são muito importantes para todos os tipos de relacionamento. Servem para potencializar as nossas relações amorosas, no convívio com familiares, amigos e também com colegas de trabalho. Na vida profissional, torna-se um grande aliado para construir laços fortes e verdadeiros.

  • Generosidade — quando conseguimos realizar boas ações e cuidar das pessoas, trazemos para perto de nós uma credibilidade vital.
  • Amor — essa é uma Força de Caráter que precisa ser valorizada ao extremo, pois influencia sensivelmente nos nossos relacionamentos.
  • Inteligência Social — é uma característica que nos permite manter o equilíbrio emocional, em especial, em situações de grande pressão.

GRUPO 3. Coragem

Com esta virtude, conseguimos o combustível para encarar as necessidades, as pressões do dia a dia e os obstáculos que encontramos para crescer na nossa profissão, lidar com pessoas e gerir crises de relacionamento, tão comuns em nossa carreira.

  • Integridade — uma boa relação, pessoal ou profissional se caracteriza pela nossa autenticidade e sinceridade quando nos posicionamos.
  • Bravura — lidamos com crises, problemas de relacionamento, instabilidade emocional e desafios. A Bravura nos ajuda a encarar e não desistir.
  • Vitalidade — quem possui vitalidade, tem energia extra para viver com alegria e entusiasmo, e isso acaba por motivar as pessoas que convivem com a gente.
  • Perseverança — é essencial mantermos o foco e a constância na resolução de problemas e crises, sem desistir, seguindo até o final.

GRUPO 4. Transcendência

Esse traço nos permite manter conexões importantes em todos os momentos. E esse tipo de ligação fortalece relações e nos aproxima das pessoas, humanizando contatos e dando um significado bastante especial para a vida e para o contexto em que estamos inseridos.

  • Bom Humor — essa qualidade alegra o ambiente, traz leveza e torna as nossas conexões mais íntimas e satisfatórias.
  • Apreciação da beleza e da excelência — é quando conseguimos ter um olhar mais leve e sensível para percebermos as coisas boas da vida.
  • Gratidão — é uma Força que nos permite valorizar todas as coisas boas da vida e todas as atitudes positivas que as pessoas têm para conosco.
  • Esperança — é uma força que mantém viva a sensação de que as dificuldades cessarão e o futuro será sempre bem melhor!
  • Espiritualidade — evoluir nesta Força de Caráter é o mesmo que buscar em todas as ações que fazemos o verdadeiro sentido de uma vida feliz.

GRUPO 5. Temperança

Esta virtude tem grande relevância quando lidamos com grupos de pessoas no nosso trabalho, por exemplo. Com ela, mantemos o equilíbrio, valorizamos bons hábitos e somos impedidos de viver com excessos que tendem a fazer mal para a nossa vida e para a de todos que convivem com a gente.

  • Autocontrole — onde há pessoas, há pensamentos diferentes e desencontros. Essa Força de Caráter nos ajuda a ter disciplina e controle emocional.
  • Perdão — todos cometem erros (nós também). A Força de Caráter do Perdão nos permite superar situações e dar novas chances para as pessoas.
  • Humildade — esta Força não permite que nos consideremos profissionais melhores do que os outros. Valorizamos o que há de melhor nas pessoas.
  • Prudência — alcançar a capacidade de fazer escolhas maduras e equilibradas nos ajuda a acertar mais e correr menos riscos.

GRUPO 6. Justiça

A virtude da Justiça é vital para a vida profissional, pois conquistamos a capacidade de viver em comunidade, aprendemos a dar valor e direitos iguais para todas as pessoas. Todos são iguais e merecem ser respeitados em suas crenças e posicionamentos.

  • Liderança — um líder que possui a Força da Liderança consegue olhar para seus liderados de maneira igual e justa.
  • Justiça — a Força da Justiça permite que as pessoas sejam imparciais, evitando desigualdades.
  • Cidadania — todos os esforços são canalizados para o bem da maioria, do grupo. A responsabilidade e a lealdade são características dessa Força.

Como potencializar seus pontos fortes e comunicar melhor?

Agora que você já tomou conhecimento da importância das Forças de Caráter e como as Virtudes que se relacionam com elas acrescentam importantes traços para o nosso desenvolvimento profissional, é importante saber como valorizar ainda mais essas qualidades.

Neste contexto, a arte de falar bem e a comunicação de maneira geral só têm a ganhar com a potencialização das Forças, e isso é bem simples de percebermos, pois, quando desenvolvemos qualidades e as colocamos em prática, as nossas relações pessoais e profissionais se tornam melhores.

As Forças de Caráter nos ajudam a falar bem porque nos tornamos mais equilibrados e confiantes nas nossas relações. E, como você bem sabe, a nossa carreira sofre influência direta da qualidade das nossas conexões de trabalho.

Sendo assim, já está mais que na hora de nós, como pessoas ou profissionais, passarmos a olhar e encarar das demandas com mais positividade; assim, encontraremos soluções mais viáveis e conexões mais seguras e produtivas.

Aqui no Clube da Fala você encontrará cursos personalizados e que valorizam o que há de melhor em você, potencializando ainda mais os seus pontos fortes e te ensinando a colocar as suas qualidades em prol da sua capacidade de se comunicar e falar bem.

divulgue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *