Os 8 principais estilos de liderança que você deve conhecer!

estilos de liderança

Líderes são pessoas que se destacam em um grupo por conseguirem atuar com diferencial em suas funções. Esse aspecto é fundamental para o desempenho de uma equipe e os resultados corporativos. Porém, você sabe que existem muitos estilos de liderança?

Os estilos de liderança são capazes de refletir no comportamento dos colaboradores e influenciar a eficiência da organização. O líder tem papel direto na qualidade dos resultados obtidos por uma equipe.

Neste artigo, você vai conhecer os oito tipos principais de liderança e saber quais as vantagens e desvantagens de cada um. Se você é um líder ou pretende se tornar um, continue a leitura e confira.

Estilos de liderança

1. Autoritária

O líder que tem uma liderança autoritária é aquele que determina o que deve ser feito, quem deve executar e de que maneira. É uma liderança que espera obediência de seus subordinados sem muitos questionamentos ou contestações.

Esse perfil é mais conhecido como chefe, um tipo que delega sem analisar especificidades da equipe e não aceita opiniões e críticas dos colaboradores. Sua figura é opressora e intimida a equipe.

Como cobra muito, pode ser que consiga alta produtividade com alguns membros do time. No entanto, por não ser flexível, tem problemas com a equipe e, consequentemente, com os resultados.

Há também alta rotatividade no quadro de colaboradores, o que dificulta o bom andamento de projetos e a improdutividade de setores.

2. Liderança democrática

O líder que desempenha a liderança democrática é aquele que dá espaço para que todos que fazem parte da equipe participem de decisões. É uma pessoa que está aberta a sugestões e críticas, e busca a integração dos liderados.

Os envolvidos se sentem parte do projeto, formando um verdadeiro time. Isso tem impactos positivos no desempenho pessoal e nos resultados corporativos.

É um estilo de liderança que se preocupa com o indivíduo e as especificidades de cada um. Por isso, o líder constitui um ambiente agradável, baseado na confiança e com foco nos pontos positivos.

3.Liderança carismática

Este perfil de liderança é aquele que cativa e inspira os colaboradores. É um líder que exerce forte influência no grupo, porque cria um ambiente baseado na fidelidade e confiança.

Essa atmosfera favorece os bons resultados, pois os liderados se sentem muito motivados. A figura do gestor, porém, pode ser prejudicial para funcionários que tenham um perfil mais acomodado. Nesses casos, o ambiente mais descontraído pode passar a falsa impressão de que as coisas não são levadas a sério.

4.Liderança motivadora

O líder que se enquadra neste perfil atua muito com o emocional de seus liderados. Para ele, o desenvolvimento pessoal deve ser sempre motivado para que o colaborador busque sempre resultados melhores em cada oportunidade. Ele acredita no potencial de cada um para o sucesso do coletivo.

Este tipo de gestor tem muito otimismo e confiança em seu time. Sua postura contagia os demais e serve de estímulo para que o trabalho seja bem desenvolvido. A motivação pessoal reflete no bom desempenho e tem reflexo no desenvolvimento dos trabalhos.

Os líderes que têm postura motivadora são muito bem-aceitos pelos colaboradores. É um perfil que desempenha com eficiência a gestão de um grupo.

5. Liderança liberal

Um líder que tem o perfil liberal dá liberdade para que os liderados tomem decisões a respeito de seus respectivos trabalhos. A equipe atua sem muita pressão, sabendo que têm que desenvolver algo e se sentem responsáveis por isso.

Não são todas as pessoas que conseguem lidar corretamente com a liderança liberal. Alguns profissionais se sentem mal ao terem que tomar decisões sem terem um gestor prestando atenção e vigiando suas atitudes.

Há também outros perfis profissionais que simplesmente não têm bom rendimento sem uma supervisão próxima. São pessoas que precisam de mais rigidez para apresentarem bom desempenho. Sem isso, acabam executando suas tarefas de maneira não satisfatória.

6. Liderança técnica

Esse é aquele líder que tem profundo conhecimento técnico em sua área de atuação. Por esse motivo, tem muito respeito por parte de seus liderados e costuma tomar suas decisões profissionais com muita sabedoria.

Sua equipe tem bastante segurança no que desempenha, pois sabe que há apoio e supervisão necessária para sanar dúvidas e solucionar possíveis problemas. O gestor consegue ser visto como um modelo de conhecimento a ser seguido.

Em alguns casos, acontece de o líder não ter habilidades comunicativas por ter foco voltado para a área técnica. Isso pode interferir nas relações com os colaboradores, pois ele pode passar a imagem de uma pessoa distanciada ou fria. Alguns atritos podem ocorrer por causa da imagem que a equipe tem deste líder.

7. Liderança exigente

A postura deste perfil de líder é de exigência acima dos limites. Normalmente, ele tem muito conhecimento na área que atua e cobra muito de seus subordinados. Ele não admite falhas e erros e essa situação leva a equipe a trabalhar em constante estresse.

Tal atitude pode causar bons resultados, por ter redução de erros no trabalho. Porém, por intimidar tanto os subordinados, a rotatividade no setor em que o gestor atua é muito alta. Isso prejudica o andamento de projetos e o desempenho do grupo.

É um perfil de líder que costuma ser muito valorizado em ambientes profissionais que exijam precisão.

8. Líderança coaching

Muito valorizado nos dias atuais, a liderança coach identifica e valoriza talentos e potenciais em cada um dos membros de sua equipe. Isso faz com que ele consiga delegar as tarefas para pessoas que tenham, além de capacidade, afinidade para execução.

É um líder que valoriza os colaboradores e incentiva o crescimento pessoal e profissional. Ele tenta priorizar os pontos positivos e trabalhar os pontos negativos de seus liderados. A atitude motiva para que cada um supere seus limites e se sintam valorizados.

Aplicando a liderança

Depois de ler todos os perfis de liderança, certamente você se identificou com um ou alguns deles e deve estar se perguntando qual o perfil mais adequado. modelo de liderança universal que se adéque a qualquer empresa ou instituição.

O ideal é que o gestor consiga intercalar pelo menos três tipos desses perfis de liderança, sabendo como usá-las em diferentes situações. Procure incorporar o melhor de cada perfil e saiba o momento certo para usar as características adequadas.

Gostou de conhecer diferentes estilos de liderança? Se acha que este artigo vai ajudar outras pessoas, compartilhe em suas redes sociais.

divulgue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *