Tom de voz e comunicação: entenda a importância!

tom de voz

Uma comunicação eficiente é essencial para qualquer relação, seja pessoal, seja profissional. O ato de se comunicar bem depende de diversos fatores, como a escolha da linguagem e a clareza da mensagem. Mas você sabia que o tom de voz pode influenciar muito a forma como a mensagem é recebida pelo seu interlocutor?

É bem provável que você já tenha passado por momentos em que foi preciso escolher o tom de voz a ser utilizado. Por exemplo, conversar com crianças exige uma linguagem e um tom completamente diferentes de um diálogo com os seus colegas de trabalho.

Quer saber mais sobre a influência da voz nas mensagens que você passa e, assim, comunicar-se melhor? Então, este post é para você!

Como o tom de voz altera a mensagem?

A voz diz muito a respeito da imagem que transmitimos para as pessoas. É por meio dela que conseguimos identificar o estado de espírito, as emoções e outros aspectos psicológicos importantíssimos associados à troca de mensagens verbais entre as pessoas.

Sempre há aquele indivíduo que transmite o seu humor só pelo “bom dia”, não é mesmo? Psicólogos têm constatado que é possível identificar traços importantes, como passividade, liderança e sociabilidade, somente pela voz. Por exemplo: vozes vibrantes são associadas a pessoas com alta capacidade de persuasão, enquanto as agudas indicam indivíduos mais frágeis.

A voz também entrega o nervosismo. Você, com certeza, já presenciou alguma apresentação na qual a voz do palestrante estava meio trêmula e insegura, ou uma fala demasiadamente acelerada e baixa. Isso se você não foi esse apresentador nervoso!

O timbre da voz também pode ser um fator incômodo. As vozes estridentes e finas são as que mais incomodam, segundo uma pesquisa feita pelo CPDEC (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada). Isso, em uma apresentação, pode definir se a atenção dos seus interlocutores será ou não cativada.

Por outro lado, os executivos de vozes mais graves têm salários mais altos e maior estabilidade no cargo, segundo registra um estudo recente da escola de negócios da Duke University. Interessante, não é mesmo? Quem diria que a voz é algo tão relevante?!

Pois é, além disso tudo, o tom de voz também é a forma como as pessoas costumam discernir quando alguém está bravo ou fazendo alguma imposição, ou quando apenas está sugerindo algo. Um tom amigável, com certeza, torna as conversas mais produtivas, e a mensagem, muito mais fácil de ser compreendida.

Em outras palavras, é o tom de voz que ajuda você a ser mais ou menos enfático no que diz, além de tornar a sua argumentação e as colocações mais claras e objetivas.

Como escolher o tom de voz correto?

A escolha do tom de voz começa na respiração. Uma respiração adequada mantém a qualidade da voz, afinal, os sons são emitidos pela passagem do ar através da laringe. Fonoaudiólogos recomendam exercícios de respiração para melhorar a fala. Com uma respiração inadequada, o volume da voz pode se tornar baixo e até falhar.

Então, como se comunicar da melhor maneira por meio do tom de voz adequado para cada conversa? Confira alguns exemplos a seguir.

Durante reuniões

Nem toda circunstância exige um tom de voz alto. Em uma reunião de trabalho, talvez não convenha utilizá-lo, pois essa pode ser uma atitude indiscreta e deselegante. Além disso, esse é o tipo de ambiente em que todos os que participam ocupam um espaço muito semelhante, por isso, precisa ser um local amistoso e receptivo. Nesse caso, falar alto demais pode acabar intimidando os presentes.

Por outro lado, se você for do tipo tímido e que fala de forma quase inaudível, isso também pode atrapalhar. Para superar essa situação, é interessante treinar várias vezes a forma como você se comunica e, se possível, o conteúdo da reunião — assim, você se sentirá mais seguro e confortável.

A articulação das palavras também está relacionada com uma boa comunicação. É importante pronunciar todas com muita clareza. Outro fator que influencia a interceptação da mensagem pelo interlocutor é a velocidade da fala. Quando rápida, ela pode fazer com que informações sejam perdidas; já aquela demasiadamente devagar pode ser monótona e entediante.

No contato com a equipe

Quem ocupa posições de liderança tem na comunicação um mecanismo que pode funcionar como uma base de apoio ou como a ruína da sua autoridade. Um líder precisa desenvolver a assertividade nas suas falas, o que inclui saber escolher as palavras certas, ter objetividade e clareza e, é claro, usar um tom de voz adequado.

Como as relações com a equipe são mais próximas e informais que as reuniões de trabalho, por exemplo, o tom de voz também pode ser mais descontraído. Nesse caso, cabem algumas brincadeiras, bom humor e naturalidade, sempre com respeito e parcimônia.

Em apresentações no trabalho

No caso de uma apresentação, falar muito baixo pode ser entediante e monótono, como dito. Nesses momentos, a atenção das pessoas precisa se voltar para você e isso pode ser conquistado com um tom de voz mais enérgico. Por isso, nesse caso, você pode falar um pouco mais alto. Mas lembre-se de que falar alto não significa gritar.

O melhor é mesclar a intensidade da fala de acordo com a necessidade de enfatizar determinados pontos da mensagem.

Para melhorar esse aspecto, é preciso respirar fundo e manter uma postura correta, que permite a passagem de ar dos pulmões para a laringe. Tenha em mente que falar por longos períodos é como uma corrida de resistência, portanto, é preciso ter preparo físico para tanto, o que inclui um bom fôlego e o cuidado com as suas pregas vocais.

Qual a relação da voz com os relacionamentos interpessoais?

O tom de voz comunica o tipo de relação que duas pessoas têm ou podem vir a ter. Ele nem sempre é o mesmo, podendo variar tanto de pessoa para pessoa quanto de situação para situação. No fim das contas, a maneira como você se comunica define quem você é.

Grande parte das pessoas se encontra insatisfeita com a voz. Algumas têm até pavor de escutar os áudios que enviam no WhatsApp, por exemplo. A boa notícia é que, atualmente, existem meios de trabalhar todos os pontos para melhorá-la. Com a ajuda de profissionais, é possível aprender técnicas de oratória e exercícios para modificar a qualidade do seu tom de voz.

Dessa forma, você melhora não só a sua apresentação pessoal, mas também a maneira como cria vínculos com as outras pessoas. Um tom de voz bem colocado pode, por exemplo, fazer toda a diferença entre uma conversa educada e um insulto.

Como você viu, utilizar um tom de voz errado em um ambiente pode prejudicar tanto a sua imagem profissional quanto a qualidade da transmissão da sua mensagem. Não é à toa que muitas discussões são desencadeadas pela má interpretação que é gerada nesses momentos. Então, ficar atento à forma como fala e se policiar quanto ao tom da sua voz é algo positivo em todos os aspectos da vida.

No Clube da Fala temos profissionais especializados que capacitam e transforma a voz dos alunos por meio de técnicas inovadoras!

Agora que você já descobriu como melhorar o seu tom de voz, sabe como e o que falar em uma reunião de trabalho? Confira!

divulgue

Comments

  1. This is actually helpful, thanks.

  2. This is actually helpful, thanks.

  3. Howdy! I could have sworn I’ve been to this blog before
    but after checking through some of the post I realized it’s new to me.

    Nonetheless, I’m definitely happy I found it and I’ll be book-marking and checking
    back often!

  4. Excellent web site. Lots of useful info here.
    I’m sending it to several buddies ans additionally sharing in delicious.

    And obviously, thank you on your effort!

  5. Wow, this paragraph is pleasant, my sister is analyzing such things, so I am going to
    inform her.

  6. We are a gaggle of volunteers and opening a brand new scheme
    in our community. Your site offered us with helpful info to work
    on. You have performed an impressive activity and our whole community can be thankful to you.

  7. Hello I am so grateful I found your blog page, I really found you by accident, while I was browsing on Askjeeve for something
    else, Regardless I am here now and would just like to say thanks a lot for a incredible post and a all round exciting blog
    (I also love the theme/design), I don’t have time
    to go through it all at the moment but I have book-marked it and
    also added your RSS feeds, so when I have time I will be back
    to read a great deal more, Please do keep up the excellent work.

  8. This is very interesting, You are an overly professional blogger.
    I have joined your rss feed and stay up for in quest
    of extra of your magnificent post. Also, I’ve shared your web site in my social networks

  9. An impressive share! I’ve just forwarded this onto a coworker who has been doing
    a little research on this. And he in fact bought me breakfast
    due to the fact that I found it for him… lol. So let me reword this….

    Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending time to talk about this subject here on your site.

  10. Thanks, it is very informative

  11. Thanks to the excellent manual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *