Como ser simpático e desenvolver confiança com outras pessoas

Como ser simpático e desenvolver confiança com outras pessoas

Quando se pensa em comunicação, existem algumas características que tornam o diálogo mais prazeroso e interessante para o interlocutor. A simpatia é uma delas. Trata-se de uma habilidade estratégica para quem deseja engajar o público.

Ao contrário do que muitos pensam, tais habilidades podem ser desenvolvidas por meio iniciativas simples e fáceis de serem adotadas. O fato é que uma pessoa ser tímida e introspectiva não é, propriamente, um problema, é apenas um traço de personalidade.

No entanto, a questão pode ficar complicada quando a timidez começa a atrapalhar a comunicação. Em ambientes profissionais, principalmente, a comunicação verbal é de extrema importância.

Diante disso, algumas práticas podem contribuir para que a comunicação flua de forma natural e agradável. Vamos saber, neste post, como ser simpático e comunicativo? Continue a leitura e confira!

Seja autêntico

Uma das qualidades mais apreciadas na comunicação é a autenticidade. Afinal, é muito mais fácil se tornar próximo de quem é realmente sincero, não é mesmo? Ser autêntico é ser exatamente do jeito que você é e isso o torna mais confiável perante as pessoas.

Use a linguagem corporal

Usar uma linguagem corporal amigável e positiva contribui também para ganhar a simpatia das pessoas. Usar um tom de voz tranquilo, uma expressão corporal natural e manter o contato visual com o seu interlocutor garante mais proximidade e causa boa impressão.

Use o nome da pessoa no diálogo

Falar com alguém, usando o seu nome no meio do diálogo é uma ótima forma de obter simpatia do seu interlocutor. Emita o nome da pessoa em diversos momentos: início de frase (Ex.: Laila, você já viu isso?), no meio (Ex.: E quando a gente chegou ao final da apresentação, Laila, era só felicidade) e no final (Ex.: Ex.: Quero muito te parabenizar, Laila). Trata-se de uma forma bem simpática de manter um diálogo agradável.

Esqueça o celular

Algumas pessoas têm o hábito de se manterem o tempo inteiro olhando o celular, inclusive durante as conversas. Existe atitude mais antipática do que A conversar com B e B estar mexendo no celular? Quando se está em um diálogo com alguém, principalmente quando não se tem muita intimidade, o ideal é esquecer o celular. E, se ele tocar, atenda quando acabar a conversa. Essa, certamente, é a postura mais adequada.

Escute mais os outros

Escutar é uma qualidade muitíssimo apreciada. Aliás, essa é uma das melhores formas mostrar simpatia com quem se está dialogando. Quando você conversa e escuta o que o outro tem a dizer, garante empatia e cativa seu interlocutor.

Sorria ao falar

Manter um semblante com um leve sorriso no rosto garante também um tom mais amigável em uma conversa. Transmite mais simpatia ao ouvinte. Afinal, a positividade é algo apreciado e manter um tom afetuoso e leve durante um diálogo, não apenas nas palavras, mas no olhar, é também cativante.

Seja paciente

Tenha toda a paciência do mundo para ouvir o outro, mesmo que você tenha muito a falar. Espere até que o seu interlocutor tenha se expressado e concluído seu pensamento. Depois, sim, exponha o que pensa e explique o necessário. Dessa forma o diálogo flui de forma amigável.

Como você conferiu neste conteúdo, existem muitas formas de como ser simpático com as outras pessoas e conquistar a confiança. Siga as nossas dicas e desenvolva esses hábitos que só vão lhe tornar uma pessoa ainda mais agradável!

Gostou deste post? Siga-nos, então, nas nossas redes sociais. Estamos no no Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube.

divulgue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *