Como liderar pessoas difíceis? 5 dicas certeiras!

by clubedafala
Em qualquer empresa, é essencial que o gestor seja um bom líder para aqueles que se encontram sob sua orientação, pois uma boa gestão é algo que tem um impacto direto nos resultados do time e da própria instituição. Porém, algumas situações podem exigir do gestor um melhor jogo de cintura, e entender como liderar pessoas difíceis é um exemplo disso.
De que forma é possível manter um bom clima organizacional e alcançar as metas estipuladas quando alguns funcionários se mostram grosseiros e desagradáveis e dificultam a convivência no ambiente de trabalho?
Se você já lidou ou está lidando com essa realidade, nós podemos ajudar. Continue a leitura do post e confira 5 ótimas dicas que listamos neste artigo e que, com certeza, vão auxiliar você a liderar pessoas difíceis, estabelecendo uma boa relação com esse perfil de colaborador.
1. Controle o ambiente
É muito importante que o gestor esclareça quais são as regras — em relação a horários, prazos e comportamentos, por exemplo — que devem ser seguidas por toda a equipe. Quando se fala em como liderar pessoas difíceis, controlar o ambiente tem a ver com se certificar de que tudo transcorra da melhor maneira possível e conforme o que foi estipulado por você.
Assim, o colaborador que se coloca na posição de uma pessoa difícil e que, muitas vezes, tende a querer comandar e a não seguir orientações, precisa entender que não dita as normas. Ele deve acatar aquilo que é decidido pelo gestor, da mesma forma que os demais.
Em alguns momentos, talvez seja necessário bater de frente com determinado funcionário, o que não significa agir com grosseria ou autoritarismo. Afinal, é indispensável que o outro entenda que faz parte de um grupo em que há regras a serem seguidas, e que essas são definidas por você.
2. Imponha limites
Impor limites é algo indispensável no ambiente de trabalho, e isso se estende a todo perfil de colaborador. Ao liderar pessoas difíceis, então, é fundamental estipular até que ponto vai a autonomia do funcionário e em que situações ele tem abertura para definir o que será ou não feito.
Liderar pessoas difíceis pode ser um verdadeiro desafio para alguns. Nos casos em que os colaboradores são produtivos e verdadeiramente engajados e comprometidos, vale a pena procurar desenvolver uma tática eficiente para gerenciá-los, uma vez que será possível alcançar resultados satisfatórios. Porém, e quando o colaborador, além de ser uma pessoa difícil, não contribui para que a empresa obtenha o retorno esperado?
O ideal é que você, como gestor, analise cada caso de forma individual. Considere sempre a empresa de forma geral, pense no que é melhor para o time e procure manter um ambiente de trabalho saudável e agradável para todos os envolvidos.
3. Dê feedbacks de melhorias
Oferecer feedbacks também é um elemento essencial em uma organização, independentemente do perfil do funcionário. Essa estratégia ajuda o colaborador no sentido de entender o que tem feito de positivo — e que deve continuar a fazer — e o que precisa ser modificado ou corrigido em suas ações.
Quando se pensa em como liderar pessoas difíceis, fornecer um feedback de melhorias pode ajudar — e muito — o profissional. Ele vai compreender em que pontos não está agindo de acordo com o que foi proposto pelo gestor e poderá se ajustar melhor nesse sentido.
Uma observação importante em relação a esse assunto é ter o cuidado de conversar com o colaborador em particular, nos casos em que o retorno não for positivo. De qualquer forma, um bom feedback permite ao funcionário evoluir de verdade, tanto no âmbito profissional quanto no campo pessoal.
4. Seja honesto
Ser honesto com pessoas difíceis nem sempre é uma tarefa simples, pois elas tendem a encarar o fato como uma crítica. Contudo, é claro que não se trata de criticar, ofender ou agir com grosseria. É necessário conversar com o colaborador, de forma aberta, a respeito do modo como esse procede.
Adiar o momento ou agir como se nada estivesse acontecendo acaba por piorar a situação, pois o funcionário pode pensar que está tudo bem e que suas atitudes não são um problema para o time e para a empresa.
Dessa forma, tenha uma conversa franca com a pessoa, para que ela fique ciente de que seu modo de agir não condiz com o esperado por você e pela organização, sendo, muitas vezes, negativo. Ressalte que ações discrepantes daquelas que são esperadas podem levar a uma avaliação insatisfatória, minar as oportunidades de crescimento e aumentar as chances de demissão.
5. Foque os pontos positivos
Resolver possíveis conflitos tem a ver com a gestão de pessoas e também é uma atribuição do líder. Nesse contexto, e pensando em como liderar pessoas difíceis, desenvolver inteligência emocional pode facilitar o relacionamento entre todos e o dia a dia no ambiente de trabalho.
Tendo em mente aqueles funcionários que se mostram intransigentes, identifique seus pontos positivos e foque esse aspecto. Analise as situações em que os colaboradores em questão se destacam e exponha isso frente a toda a equipe.
Focar os pontos positivos não significa esquecer ou fingir que não vê as atitudes negativas — e prejudiciais ao desenvolvimento da empresa —, que determinados membros do time têm. A estratégia está ligada à ideia de que, quando alguém recebe reconhecimento por algo, a tendência é querer continuar a ser reconhecido. Assim, o colaborador vai se sentir motivado a seguir a linha de conduta pela qual a empresa preza.
Lidar com emoções e sentimentos diversos — que é o que acontece quando se está à frente de uma equipe — é um verdadeiro desafio! Saber como liderar pessoas difíceis, respeitando suas particularidades e seu modo de ser, contribui para que todos os colaboradores se sintam mais satisfeitos. Além disso, essa habilidade vai inspirar respeito e apreço por parte do time, uma vez que vai refletir de forma positiva no ambiente de trabalho.
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