Passo a passo para montar uma apresentação

Passo a passo para montar uma apresentação

A vida corporativa é repleta de atividades que movimentam o dia a dia de praticamente todos os profissionais, desde os iniciantes até aqueles que se encontram em cargos mais estratégicos. E uma dificuldade apresentada por muitos segmentos é como montar uma apresentação.

Sim, todos nós, em algum momento de nossa carreira nos encontramos com a missão de apresentar algo para os gestores do departamento em que atuamos ou mesmo para um grupo de colaboradores. Neste contexto, é bastante necessário saber elaborar um material atrativo e objetivo.

Isso porque a vida de uma empresa é bastante corrida e ninguém tem muito tempo (e paciência) para ficar horas olhando para slides intermináveis. Já passou por situações como essa? É bem provável que sim. Então você certamente sabe o quão essencial é ser assertivo nestes momentos.

Foi por este motivo que elaboramos um passo a passo bastante didático para te ajudar a montar uma apresentação dinâmica, objetiva e que prenda a atenção de todas as pessoas, sem cansá-las ou entediá-las. Continue acompanhando aqui com a gente.

Quais as opções de apresentação que posso criar?

Indo direto ao ponto, precisamos deixar claro que existe uma série de opções para você montar uma apresentação. O raciocínio será basicamente o mesmo; a diferença será o seu estilo, a sua maneira de comunicar e também o perfil da sua audiência, pois é fundamental criar um link entre você e o seu público.

Dessa forma, você precisa definir um roteiro, que nada mais é do que uma espécie de planejamento completo de tudo aquilo que você considera importante para compartilhar com as pessoas que acompanharão a sua apresentação.

Além disso, o design da sua apresentação é um de seus trunfos para prender a atenção das pessoas (que é a tarefa mais difícil). Há diversas estruturas modernas, objetivas e visualmente bem atrativas para expor o seu conteúdo, algo que te ajudará a causar impacto e uma boa impressão.

Dessa forma, munido de todos os melhores recursos e possibilidades, você será capaz de montar uma apresentação dinâmica, atrativa e que não tome muito tempo das pessoas. Por isso, acompanhe o passo a passo a seguir e comece já a montar apresentações inesquecíveis.

Passo a passo para montar uma apresentação sensacional

Toda grande apresentação tem início, meio e fim. E todas essas etapas se correlacionam e constroem, juntas, a mensagem que você deseja passar para o seu público. Não se tratam de histórias soltas e sem sentido. Você precisa saber como construir um diálogo que realmente faça sentido para seu público.

PASSO 1 — Quem é o seu público?

Saber para quem você estará falando determinará praticamente todos os passos da sua apresentação; afinal, você precisa preparar um conteúdo que realmente faça sentido com a vivência das pessoas que te acompanharão. Senão você colocará tudo a perder em poucos minutos.

Pontos como o perfil da sua audiência, a faixa etária, o grau de escolaridade, a porcentagem de homens e mulheres e o grau de conhecimento a respeito do tema que será trabalhado são itens ideais e que precisam ser identificados logo no início da preparação da sua apresentação.

PASSO 2 — Qual o objetivo da sua apresentação?

Toda apresentação tem um motivo de existir e nada que você expor deve ser feito sem a mínima conexão com algo que realmente faça sentido para a vida e para o desenvolvimento do trabalho do seu público. Por isso, se deseja criar uma boa imagem com sua apresentação, defina claramente os seus objetivos.

E este ponto é explicado pelo fato de que, se você não tiver um objetivo, ficará dando voltas intermináveis e isso rapidamente será percebido pela sua audiência. Se isso acontecer, acredite: você não terá a mínima chance de obter sucesso na sua apresentação.

PASSO 3 — Qual o formato da sua apresentação?

A definição do formato é outro passo que não deve ser deixado de lado quando a intenção é montar uma apresentação de qualidade. Dessa forma, defina a maneira de expor o seu conteúdo, e isso passa pelos seus objetivos. Usará slides? Baseará a sua fala apenas em gráficos? Distribuirá conteúdo impresso?

São definições como essa que nortearão o formato do conteúdo que entregará para a sua audiência. Além disso, se você realizar uma apresentação para novos clientes, por exemplo, é importante que a sua fala contenha também uma breve apresentação sobre você e a empresa que está representando.

PASSO 4 — Defina o início, o meio e o fim da sua apresentação

Não caia no erro de começar a falar sem saber quando e como terminará a sua apresentação. Para que o seu conteúdo seja bem aceito e compreendido, é essencial que você saiba contextualizar o momento, apresentar uma tese e concluir a sua apresentação com um fechamento marcante.

PASSO 5 — Não leia slides e, se possível, conte uma história

Você já deve ter passado por uma situação muito comum que é aquela em que o apresentador fica somente lendo slides, com textos enormes e cansativos. Esteja certo de que o seu público já terá perdido o interesse no segundo slide lido.

Sendo assim, tenha em mente que para montar uma apresentação satisfatória é preciso utilizar os slides como apoio para a sua fala, como lembrete para tópicos que não podem ser esquecidos e como um local que prenderá a atenção das pessoas pelo design e por imagens vinculadas.

Além disso, contar histórias que tenham sentido com o tema da sua apresentação geralmente geram ótimos resultados, pois atraem, geram identificação e servem como um elemento a mais para o total entendimento do público.

Neste contexto, sua história pode ser algo vivido por você, um líder inspirador, o depoimento de uma pessoa importante para o segmento em que você atua, um contexto que insira o presidente da sua empresa ou algum conteúdo montado através de técnicas de Storytelling.

PASSO 6 — Revise tudo e treine bastante

Seguidos todos esses passos, a cereja do bolo será o domínio que você terá sobre a apresentação preparada. É verdadeiramente essencial que você revise todo o material para acabar com erros de grafia e de concordância, incoerências técnicas e textos muito longos.

E nunca se esqueça de que quando estamos buscando montar uma apresentação profissional, o treino é fundamental. Repita várias vezes sua explanação, apresente-se em frente ao espelho, mostre para amigos e familiares. Siga esses passos e terá sucesso garantido!

 

Você quer ajuda para aprender a como montar apresentações? Entre em contato conosco!

divulgue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *