O fato de cada indivíduo apresentar um comportamento diferente não é exatamente uma novidade para ninguém… Alguns podem ser mais assertivos, comunicativos, gostar de frequentar eventos sociais e de conversar, enquanto outros preferem o conforto da própria casa, são mais introspectivos, se interessam por atividades individuais e quase infartam se tiverem que conversar por mais de cinco minutos com alguém com que não têm intimidade. Às vezes, uma pessoa apresenta essas diferentes características, cada uma para lidar com uma determinada situação. E esse pequeno exemplo nem começa a definir a complexidade do comportamento humano – as subjetividades são infinitas.
Qual o seu estilo de comunicação?
O comportamento está relacionado à essência de cada um. Aqui, estão envolvidas características naturais que, muitas vezes, nos acompanham desde a infância. Este é o fator determinante para basear, por exemplo, a reação de um profissional ao receber um feedback do seu gestor. Supondo que tenha sido escolhida uma abordagem dura, é normal que ele se sinta triste, frustrado e até com certo rancor. Se esse colaborador possui um perfil comportamental mais impaciente, pode ser que ele até confronte o gestor. Já um mais diplomático pode tentar dialogar enquanto um que evita conflitos provavelmente vai apenas engolir o sentimento e não expressar nenhuma dessas reações.
Os aspectos comportamentais dos indivíduos estão relacionados às suas características e habilidades naturais, o que engloba suas particularidades, a maneira com a qual cada um reage aos estímulos externos e lida com as mais diferentes situações. Os comportamentos distintos são o que definem, por exemplo, por que algumas pessoas preferem rotinas previsíveis e outras necessitam de variação constante, como algumas constroem relações com extrema facilidade enquanto outras se cansam ao tentar manter um diálogo por muito tempo e como algumas conseguem tomar decisões difíceis sob pressão com facilidade enquanto outras, não.
Ter consciência do seu estilo comportamental é o primeiro passo para aprender a lidar bem com a sua fala, principalmente quando consideramos ambientes de trabalho. E um dos principais fatores que beneficiam as relações além da adaptação da comunicação ao estilo comportamental do receptor da mensagem, é o autoconhecimento. Para que isso seja possível, é preciso, antes de tudo, saber reconhecer esses perfis e diferenciá-los, para então entender quais se aplicam a você e quais tipos de estratégias devem ser utilizadas em uma comunicação efetiva com o próximo. Mas como fazer isso?
Identificar suas preferências, o modo de pensar, agir e sentir permite reconhecer o seu estilo comportamental. E através da Metodologia DISC, uma das ciências mais utilizadas do mundo, podemos realizar análises ainda mais profundas e específicas sobre essas tendências. Com o DISC, é possível observar a existência de diferentes perfis organizados a partir de quatro fatores principais: Dominância, Influência, eStabilidade e Conformidade. Todos nós possuímos os quatro e o que ocasiona as diferenças entre os perfis comportamentais é o nível em que estes se mostram presentes, além do uso que fazemos deles.
Pessoas com fatores altos de Dominância e Influência, por exemplo, têm natureza mais expansiva, enquanto as com eStabilidade e a Conformidade em níveis altos são mais introspectivas. E para cada um desses fatores, as estratégias para estabelecer uma comunicação eficiente são diferentes. Enquanto uma aproximação direta pode ser essencial para que alguns não percam a paciência, para outros, esse tipo de abordagem pode soar até mesmo ofensivo, caso sintam a necessidade de algo mais afetivo.
Dominância
A Dominância é caracterizada pela objetividade, competitividade, o foco em resultados, o gosto por desafios, autoridade e poder. As pessoas com altos níveis desse fator são naturalmente desconfiadas e diretas e, por isso, podem não encarar com bons olhos abordagens muito passivas ou posturas extremamente comunicativas. Com eles, uma boa forma de tentar a aproximação é fazendo isso de maneira direta e objetiva. Uma estratégia para capturar a atenção deles é enfatizar os objetivos, benefícios e vantagens que alguma ação tem a oferecer, sempre demonstrando segurança sobre o assunto. A Dominância não tem paciência para conversas longas, pessoais ou cheias de detalhes. Para esses indivíduos, o tempo é valioso e, por isso, eles buscam realizar as tarefas o mais rápido possível. A utilização de palavras-chave como produtividade e tempo também ajudam, visto que essas são preocupações constantes deste perfil.
Influência
A Influência, por outro lado, é caracterizada por alta sociabilidade, descontração, simpatia, persuasão, informalidade e grande capacidade de se relacionar. Esse fator é naturalmente comunicativo e se sente confortável quando coloca isso em prática, o que torna esse processo fluido. No entanto, é importante prestar atenção ao seu jeito expansivo, que pode ser um problema na hora de passar mensagens muito diretas e estruturadas. Por isso, o ideal com eles é procurar uma abordagem positiva e descontraída. Promover um discurso próximo e o que inclua, valorizar as pessoas, sensações, relacionamentos e experiências são boas maneiras de cativar sua atenção. É importante evitar argumentos muito analíticos e cheios de dados, já que podem entender isso como algo “chato” e maçante.
Estabilidade
Indivíduos com altos níveis de eStabilidade também gostam de relacionamentos, mas são melhores ouvintes. São ponderados, organizados, pacientes, persistentes e sentem necessidade de segurança. De maneira geral, têm a empatia como uma característica marcada. Costumam ser receptivos, o que naturalmente facilita a comunicação. E, para que esse processo seja ainda mais certeiro, é importante organizar o discurso e ser bastante claro a respeito da mensagem a ser passada. Demonstrar comprometimento, ser cordial, gentil e valorizar os aspectos humanos também ajudam a estabelecer bons vínculos com eles. Especificações técnicas têm pouco apelo para esse grupo e eles não gostam de obter vantagens às custas dos outros, o que não deve ser incentivado no processo comunicativo.
Conformidade
A Conformidade é voltada, sobretudo, para regras e procedimentos. São pessoas reservadas e atentas aos detalhes, que tendem a usar a racionalidade e a lógica. Valorizam a qualidade acima da agilidade. Por conta dessas características, sua forma de se comunicar pode ser interpretada como fria ou indiferente e, por isso, estabelecer estratégias para conquistar a atenção e a confiança desse perfil é imprescindível. O ideal com esse grupo é pautar as conversas em informações e dados sobre os temas abordados, argumentando sempre com embasamento. Ser detalhista e minucioso também ajuda bastante. É importante ser objetivo, valorizar informações técnicas e estatísticas, usando um tom mais formal e evitando forçar intimidade. A Conformidade não valoriza emoções ou questões pessoais, logo, é válido tentar manter uma distância respeitosa com eles.
Aprenda como ter uma comunicação assertiva
Ao utilizar essas táticas e alinhar as abordagens aos estilos comportamentais de cada pessoa, a comunicação se torna certeira e possibilita que as mensagens sejam passadas com menos equívocos, atritos ou desentendimentos. Isso representa benefícios exponenciais para as relações, sejam pessoais ou profissionais. Com esse entendimento os profissionais ganham mais confiança e têm mais facilidade de se integrar com outras pessoas.
Conhecer o seu perfil comportamental é o primeiro passo para dar início a esse processo e a ETALENT, empresa parceira do Clube da Fala especializada em comportamento, desenvolveu uma ferramenta que ajuda (e muito!) nisso. Com o MyEtalent, plataforma de coaching on-line voltada para o autoconhecimento, você pode não apenas descobrir o seu estilo comportamental, como também desenvolvê-lo. A partir de análises detalhadas do seu perfil, essa ferramenta te ajuda a entender seus pontos fortes, suas limitações e a forma com a qual você se comunica, o que contribui para o seu sucesso profissional.
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