logologologo
  • SOBRE NÓS
    • História
    • Equipe
    • Clientes
  • Cursos
  • Conteúdo Gratuito
  • PROGRAMAÇÃO
  • In Company
  • Blog
  • F.A.Q
    • Contato

CONTACT US


[contact-form-7 404 "Not Found"]

Você sabe qual é a importância do media training para os profissionais?

media training
by clubedafala
fevereiro 11, 2020
Persuasão e Vendas
Nenhum comentário
459

Para algumas pessoas, falar em público pode ser um verdadeiro problema, que se torna ainda pior quando elas estão em uma posição de liderança e precisam se pronunciar em nome de determinada empresa, em uma entrevista, por exemplo.

No entanto, existem maneiras de se preparar para isso. É o caso do media training, um processo que tem como objetivo auxiliar o indivíduo a se expressar adequadamente perante os veículos de informação.

Neste post, vamos explicar com mais detalhes o que é o media training e apresentar os tipos existentes, além de mostrar como você pode identificar a necessidade de passar por esse treinamento e os benefícios decorrentes dele. Continue a leitura para ficar por dentro do assunto!

O que é o media training?

O media training — traduzido para o português como “treinamento de mídia” — é uma capacitação voltada para os porta-vozes da organização, ou seja, para as pessoas que falam em nome de uma determinada empresa ou instituição.

O objetivo desse treinamento é assegurar que o indivíduo em questão esteja realmente preparado para interagir com a imprensa. Dessa forma, o momento da entrevista pode se transformar em uma boa oportunidade de gerar mais visibilidade e oportunidades de negócio.

O media training vai auxiliar o representante da empresa a desenvolver suas habilidades de comunicação, respondendo às perguntas da melhor forma possível e apresentando informações relevantes para o público-alvo. Além disso, o treinamento vai prepará-lo para não ser pego de surpresa em relação a determinados questionamentos que possam ser feitos — em especial aqueles que envolvem temas polêmicos.

Um ponto interessante dessa capacitação tem a ver com o fato de que a pessoa não é orientada apenas em relação ao que deve ser falado, mas também sobre as ocasiões em que não deve se pronunciar sobre algum assunto que possa ser abordado.

Quais são os tipos de media training?

O media training conta com algumas práticas mais específicas, de acordo com o que é necessário em determinadas situações. Confira, a seguir, outros modelos desse treinamento.

Media training de crise

Esse tipo de capacitação é voltado para contextos nos quais a pessoa se encontra em um certo local e alguns dados sobre um contratempo hipotético são transmitidos, sendo que ela precisa lidar, simultaneamente, com o problema e com a mídia. O objetivo, nesse caso, é manter a boa imagem da instituição, mesmo em momentos de crise — como o próprio nome sugere.

Speaker training

O speaker training, por sua vez, está mais ligado à capacitação de quem exerce realmente a função de porta-voz, para que possa falar em público com mais desenvoltura e tranquilidade e também para aperfeiçoar sua apresentação frente à imprensa. Em geral, já está inserido no media training.

Social media training

O social media training é uma modalidade mais inovadora. Os colaboradores da empresa são treinados para aprenderem a se expressar e a lidar de forma adequada com o público, nas redes sociais, evitando contratempos em ambientes virtuais. Afinal, cada funcionário acaba se tornando um porta-voz da organização nesse contexto.

Cada uma das categorias citadas acima pode ser direcionada a um público específico — palestrantes, porta-vozes de grandes empresas —, de acordo com as necessidades que apresentam.

Em que situações o media training é necessário?

O treinamento não é indicado apenas para quem é porta-voz de uma organização. Políticos, executivos, atletas e empreendedores, por exemplo, também podem se beneficiar dessa preparação. Existem situações que deixam evidente a necessidade do media training. Veja algumas delas:

  • demonstrar insegurança ao falar em público;
  • aparentar excesso de seriedade e rigidez ao se comunicar;
  • dominar totalmente o tema a ser tratado, mas não conseguir abordar o assunto em questão de uma maneira clara e descomplicada para o público;
  • estar à frente de uma marca ou de uma empresa, sendo responsável por lidar com a mídia, sem nunca ter tido contato com a imprensa;
  • considerar que “nada a declarar” é o melhor a ser dito em situações de crise;
  • fugir da imprensa em momentos delicados;
  • tentar influenciar o jornalista.

Quais os benefícios do media training?

O media training é bastante recomendado para aquelas pessoas que falam com a imprensa em nome de uma marca. Porém, qualquer profissional pode se beneficiar ao fazer esse treinamento — mesmo que não precise lidar diretamente com a mídia —, uma vez que vai aprender boas práticas de comunicação. Desse modo, será possível estabelecer uma relação melhor com todos os colaboradores, no ambiente de trabalho.

A consolidação da imagem da organização gera mais credibilidade para a empresa e pode ser considerada a principal vantagem do media training. Contudo, esse não é o único ponto positivo. Veja mais alguns benefícios dessa capacitação.

Envio das mensagens corretas aos ouvintes/telespectadores

O assunto abordado deve ser transmitido de forma clara, para que seja facilmente compreendido pelo público. É importante citar que enviar a mensagem corretamente não tem a ver apenas com o que é dito pela pessoa. Pelo contrário, a forma como ela se comporta perante o entrevistador, sua postura frente às câmeras e o modo como se veste também são elementos levados em consideração.

Aumento da credibilidade

A pessoa que fala com a imprensa e representa a marca também precisa passar uma boa impressão, o que acontece quando se comunica bem e responde às perguntas de forma inteligente. Com isso, há um ganho de imagem e de reputação para a empresa.

Facilidade em evitar e em lidar com crises

Uma frase mal colocada pode gerar sérios problemas, comprometendo a imagem da empresa. Por esse motivo, é fundamental pensar bem no que será dito e na forma como a informação será transmitida.

Nos casos em que a organização já esteja passando por um momento de crise, é ainda mais importante elaborar a mensagem de forma clara, apresentando, com tranquilidade, informações precisas, que não deem margem a uma interpretação equivocada. Assim, será possível diminuir os efeitos negativos decorrentes dos conflitos e recuperar a boa imagem da empresa.

Se você quer aprimorar suas estratégias de comunicação e transmitir uma boa imagem de sua marca, investir em media training é indispensável. Esse treinamento é indicado para organizações que lidam com a mídia, pois contribui para que a marca seja percebida de forma positiva pelo público. Além disso, prepara o indivíduo que representa a empresa para agir adequadamente em eventuais momentos de crise.

Gostou deste post? Quer ficar sempre por dentro de outros assuntos como este? É só nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube!

divulgue

clubedafala

Recommended Posts

como fazer rapport
Entenda como fazer rapport de maneira adequada

fevereiro 18, 2021

método de harvard de negociação
Método de Harvard de negociação: o que é e como implementá-lo em sua empresa?

janeiro 21, 2020

programação neurolinguística
Como usar a Programação Neurolinguística para ser mais persuasivo

outubro 14, 2019

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ad

O que você procura?

Clube da Fala
Clube da Fala
5.0
Based on 42 reviews
powered by Facebook
Claudia Cavalcanti de Araújo
Claudia Cavalcanti de Araújo
2019-08-26T12:54:36+0000
Sou aluna do Clube da Fala. O que significa ser aluno do Clube da Fala? É uma parceria continua de aprendizado e... evolução. Não é uma escola, onde fazemos um curso e atingimos o Certificado. É um Clube de aprendizes, onde o saber se difunde continuamente. No palco da vida, todos os dias somos agraciados com novas oportunidades. No Clube da Fala, o desenvolvimento humano sustentável e pautado em evidências é difundido a todos, através das melhores técnicas da Fala, com coerência e ética. Gratidão à Deus por guiar minha trajetória ao Clube da Fala. Gratidão a Laila Wajntraub e toda a Família do Clube 😃read more
Valeria Aguiar
Valeria Aguiar
2019-08-21T00:06:47+0000
O Clube é sensacional, profissionais muito competentes, nos coloca em ação mesmo, nos faz sair da zona de conforto e... crescer muito. Recomendo fortemente!read more
Rose Dos Santos
Rose Dos Santos
2019-08-20T02:30:27+0000
Estou amando O Clube da Fala. Os profissionais são excelentes e te deixam super à vontade!! Vale mesmo á pena.
Eduardo Costa Canto
Eduardo Costa Canto
2019-08-16T16:05:19+0000
recuperação da potência da voz
Joubert Teixeira Jr.
Joubert Teixeira Jr.
2019-08-15T14:59:43+0000
Quer transformar sua comunicação? Faça como eu, venha fazer este curso, conteúdo e professores excelentes.
Gabriel Iozzi
Gabriel Iozzi
2019-08-14T22:36:07+0000
Os melhores cursos de oratória!
Marcio Sanchez
Marcio Sanchez
2018-05-16T02:10:33+0000
Cleide Rufino
Cleide Rufino
2018-01-18T19:18:55+0000
Alberto Pastor Pereira Dias
Alberto Pastor Pereira Dias
2017-12-21T02:09:58+0000
Um ambiente aconchegante, muito bem estruturado com pessoas muito simpáticas e qualificadas. Foi um primeiro contato... que respondeu de forma positiva minhas expectativas. Se o seu desejo é melhorar sua performance ao falar em público, o Clube da Fala é o caminho.read more
Cibele Mariano Egydio
Cibele Mariano Egydio
2017-08-30T17:05:31+0000
Clube da Fala, eh um divisor de águas na minha vida! Parabéns, a Baluarte Laila, e sua equipe ímpar !!!
Rubens Costa
Rubens Costa
2017-08-16T16:15:24+0000
Camila Xavier
Camila Xavier
2017-08-04T11:55:57+0000
Dizem que a primeira impressão é a que fica. Então estejam certo que a minha impressão foi a melhor possível, que... ambiente agradável, pessoas simpática e de uma gentileza. Participe de um curso de oratória com vocês nesta semana e fiquei surpreendida com a didática, conteúdo abordado tenho a certeza que acreditou muito em minha vida profissional. Obrigada Clube da Fala, em breve nos veremos novamente. Super recomendo!read more
Raphael Martinelli
Raphael Martinelli
2017-07-19T14:50:14+0000
Rafael Quinteiro da Silva
Rafael Quinteiro da Silva
2017-07-19T11:59:39+0000
Michele Silva
Michele Silva
2017-07-12T01:42:06+0000
Raphael Pedra
Raphael Pedra
2017-07-08T13:50:53+0000
Rodrigo Passos
Rodrigo Passos
2017-06-02T16:32:25+0000
Romário Monteiro
Romário Monteiro
2017-05-30T02:59:47+0000
Daniel Vergara
Daniel Vergara
2017-05-28T05:54:41+0000
Samira F Santos
Samira F Santos
2017-05-18T21:23:16+0000
Next Reviews
Ad

Se inscreva na Newsletter!

Receba dicas exclusivas sobre Oratória e fique sabendo das novidades!

Categorias

  • Argumentação Sob Pressão (3)
  • Comunicação não-violenta (1)
  • Conteúdos (22)
  • Controle do Medo (14)
  • Dicas (23)
  • Expressões corporais e faciais (7)
  • Fonoaudiologia (5)
  • Improviso (5)
  • Liderança (25)
  • Marketing Pessoal (4)
  • Oratória (18)
  • Persuasão e Vendas (12)
  • Técnicas de Apresentação (16)
  • Voz (12)

Agenda

  1. Aula Gratuita Online – Aprenda técnicas para alcançar uma comunicação de alta performance

    9 de março @ 19:00 - 20:00

Ver Todos Treinamentos



Clube da Fala CNPJ: 09.676.510/0001-58

Clube da Fala © Todos os direitos reservados - 2020

O clube da fala

- História
- Equipe
- Clientes

Nossos treinamentos

- Curso online
- Curso Presencial
- Treinamento In Company

Conteúdo Gratuito

- Blog Clube da Fala
- Ebooks

Links Úteis

- Fale conosco
- Programação
- Aula Experimental

Horários de Atendimento

SEGUNDA A QUINTA
9:00 às 21:00

SEXTA
9:00 às 18:00

SÁBADOS
8:00 às 12:00

Contato

Av. Nossa Sra. de Copacabana, 807 - Salas: 1104/1105/1106 - Copacabana - RJ - 22050-002
contato@clubedafala.com.br
(21) 3285-1036