A comunicação oral é a melhor forma que o ser humano encontrou de se comunicar — transmitindo, obtendo informações e conhecimentos. No entanto, apesar de simples, algumas pessoas não conseguem assimilar o que é dito. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como falta de concentração, excesso de dados, entre outros que impedem que elas absorvam informações.
É aí que entra a escuta ativa, que é uma habilidade essencial da inteligência emocional — ou seja, é quando nos conectamos com o outro no momento de um discurso ou diálogo. É, basicamente, perceber e entender o que o seu interlocutor quer transmitir.
Neste texto, vamos falar sobre a escuta ativa e como desenvolvê-la para que fiquemos mais atentos ao interlocutor e assimilemos as informações que ele pretende transmitir. Continue com a gente e confira!
O que é escuta ativa?
É uma técnica que busca tornar os diálogos mais eficientes. Para isso, o ouvinte deve ser capaz de ouvir e interpretar o que o outro está tentando dizer. A escuta ativa tem a finalidade de absorver o conteúdo e entender a mensagem de seu interlocutor.
É muito comum que, durante um processo de comunicação, não foquemos no que o interlocutor deseja transmitir. Essa prática mantém a atenção desenvolvendo habilidades que garantem uma boa comunicação entre quem fala e quem ouve.
Qual é a importância da escuta ativa?
Desenvolver essa habilidade ajuda em qualquer esfera da vida, seja na pessoal, seja na profissional — uma vez que demonstra a valorização e o interesse do que está sendo dito. A escuta ativa torna as pessoas mais empáticas e colabora para os relacionamentos, tornando-os mais estreitos e evitando conflitos.
Quais são os seus benefícios?
Quando bem trabalhada, a escuta ativa traz inúmeras vantagens. Veja o que, na prática, ela pode oferecer:
- absorção de informações importantes;
- criação de confiança entre ouvinte e interlocutor;
- diminuição de conflitos internos;
- redução de falhas por problemas na comunicação;
- desenvolvimento de empatia;
- melhora na relação com equipes, clientes e prospects, entre outros.
Como desenvolver a escuta ativa na sua empresa?
No ambiente de trabalho, é fundamental que todas as informações sejam passadas de forma clara e objetiva. A escuta ativa pode ser desenvolvida na empresa por meio de algumas técnicas. Confira!
Faça perguntas abertas
Como o objetivo da escuta ativa é fazer com que o outro entenda o conteúdo da mensagem, usar perguntas pode garantir um foco maior no que está sendo explanado. É uma forma de estimular o ouvinte a se concentrar no que está sendo transmitido.
Escute atentamente as respostas
Usando perguntas no discurso, a escuta ativa é bastante praticada. Ou seja, o interlocutor é praticamente obrigado a pensar e elaborar uma resposta para aquela questão. Existe um esforço maior do que apenas ouvir calado, evitando a distração e a falta de interesse.
Confirme tudo que você escutou durante o discurso
Para uma maior assimilação do conteúdo, é importante que tudo que foi explicado pelo interlocutor seja confirmado. Assim, haverá a certeza de que o conteúdo foi passado com sucesso. Uma forma de fazer isso é anotando os principais pontos do discurso.
Dê feedbacks
Dar respostas ao seu interlocutor é uma forma de garantir que a escuta ativa foi bem aplicada. Sendo assim, é recomendável que você compartilhe a sua visão sobre o assunto debatido, levando em conta a opinião do outro.
Como você conferiu neste texto, a escuta ativa é uma habilidade extremamente importante e pode ser desenvolvida no seu dia a dia. Aprimorá-la torna as relações pessoais e profissionais muito mais tranquilas e nos aproxima dos nossos objetivos!
No Clube da Fala trabalhamos a escuta ativa em todas as aulas por meio dos diálogos, apresentações, debates e feedbacks que são tão importantes na evolução dos nossos alunos!
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