O feedback é uma avaliação, pontual ou periódica, positiva ou não, que pretende oferecer respostas acerca do desempenho em determinadas atividades — e muitas empresas não sabem como dar feedback. Afinal expor a um profissional ou equipe que o seu trabalho precisa ser melhorado é um desafio para os líderes. Mas quando essa devolução é realizada de maneira efetiva e eficiente, traz consigo resultados satisfatórios.
Com certeza, o feedback é uma prática fundamental para aquelas empresas que querem se destacar no mercado. Isso acontece porque, independentemente de se tratar de pontos positivos ou negativos, os colaboradores esperam por retornos aos resultados que apresentam.
Pensando nisso, listamos, neste post, 5 dicas valiosas que ajudarão você a colocar o feedback em prática na sua organização. Ficou interessado? Confira!
Saiba o momento certo
Assim que a decisão pelo feedback for tomada, é necessário escolher o momento certo para comunicá-lo. Dessa forma, você pode aproveitar a oportunidade em que o fato aconteceu ou esperar um tempo.
As devoluções imediatas são ideais quando tratam de destacar pontos positivos, pois, além de engajar o colaborador, motiva o restante da equipe. Contudo, se os feedbacks forem menos positivos, o mais adequado é marcar um horário, em um local reservado, para encontrar-se com o colaborador ou o time.
É importante que essa reunião aconteça, no máximo, ao longo da semana — se for algo pontual. Isso evita que você perca o tempo para correção e aconteçam maiores erros.
Apresente dados reais
Tenha anotações com todas as informações que precisam ser transmitidas. Isso afasta a possibilidade de você esquecer algum ponto ou confundir o profissional, causando possíveis constrangimentos.
O ideal é que a organização dessas anotações seja feita com os nomes, os fatos ou dados e os momentos em que ocorreram. Assim, você mantém a confiança ao conduzir a situação e pode apresentar dados consistentes ao colaborador.
Seja claro e objetivo
Não se alongue no discurso e utilize as palavras certas. Vá direto ao ponto e comunique o planejado, para que o funcionário não fique em dúvida sobre o objetivo do feedback.
Também evite fazer comparações com outros colegas ou repreender o colaborador na frente da equipe. E jamais peça desculpas pelo que está dizendo, pois você está apenas contribuindo com o desenvolvimento da empresa.
Por fim, é válido dar sugestões objetivas e pontuais, deixando clara a avaliação que fez e se colocando à disposição para ajudar.
Mantenha a cordialidade
Seja gentil o tempo todo. Nesse momento, mostrar cordialidade ajudará o colaborador a refletir, de forma paciente, sobre a situação.
Não seja grosseiro ou falte com educação — e isso inclui saber moderar o tom da voz. Lembre-se que o respeito é um comportamento básico e deve ser mantido, também, no momento do feedback.
Faça o acompanhamento
Um feedback não dá a garantia de melhora nos resultados. Por esse motivo, é importante acompanhar o colaborador ou a equipe após a devolutiva.
Assim, aproxime-se da rotina e adote esquemas de reforço positivo por meio de incentivos e elogios pontuais. Essa conduta pode auxiliar nesse processo de desenvolvimento.
Essas foram as nossas dicas sobre como dar feedback! Agora você já sabe que essa é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento de sua equipe de colaboradores e pode colocá-la em prática.
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