treinamento in company

4 tipos de treinamento in company ideais para seus funcionários

A capacitação é fundamental no mercado atual, e os cursos de aperfeiçoamento não personalizados,  geralmente não contemplam as demandas necessárias para um profissional de excelência ou da empresa. Por isso, o treinamento in company sempre é a melhor alternativa a se escolher.

Se você acredita que está faltando algo para se sobressair, além do conhecimento técnico, é preciso investir em autoconfiança, comunicação assertiva e liderança.

Neste artigo, você verá todo o potencial que um treinamento na empresa pode proporcionar para o seu currículo. Descubra o funcionamento, os principais tipos e a melhor forma de implementar. Acompanhe!

O que é treinamento in company?

Treinamento in company ou “na empresa”, em português, é um modelo de capacitação que se baseia principalmente em adaptação ao cliente. Isso significa que os temas não seguem um padrão definido, mas se personalizam conforme as necessidades do negócio.

Sendo assim, é desenvolvida uma série de competências e habilidades de acordo com a situação para trabalhar conceitos, teorias, habilidades e técnicas, além de ferramentas próprias para o trabalho.

Esse tipo de capacitação pode ser coberto totalmente pela empresa ou até receber investimentos por interesse do próprio funcionário. Então, tanto no aspecto coletivo, como individual, é possível obter excelentes ganhos.

A partir de agora, veremos funcionamento, tipos e vantagens dessa metodologia transformadora e uma escolha muito mais estratégica para a empresa.

Como funciona um treinamento in company?

O treinamento in company começa a partir de um alinhamento entre cliente e empresa capacitadora. Nesse encontro são estabelecidos aspectos-chave, como o tipo de negócio praticado e suas principais características abrangendo missão, visão, cultura e valores.

Após essa identificação, são analisados os procedimentos de trabalho, visando encontrar as novas habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas, além do aperfeiçoamento do atual capital intelectual.

Então, todo o conteúdo personalizado passa a ser explorado e treinado dentro do ambiente empresarial, reduzindo custos com deslocamentos e otimizando práticas no próprio ambiente corporativo.

Quais as vantagens de um treinamento in company?

O treinamento in company proporciona uma série de benefícios para o negócio da empresa. Neste artigo, você conhecerá os principais deles. Confira.

Redução de custos

A redução de gastos com deslocamentos é um benefício direto relacionado ao treinamento in company. Porém, podemos observar outros indiretos, como custo focado nas necessidades estratégicas e menos gastos com alocação de salas e laboratórios.

Forte imagem da empresa

O treinamento in company também contribui para fortalecer o employer branding da empresa. O mindset de educação eleva a imagem da marca como espaço para crescimento e evolução. Isso é extremamente importante para produtividade, retenção de talentos e até atração de novos potenciais para o time.

Personalização

Como dito anteriormente, a palavra-chave desse tipo de capacitação é a adaptação ao negócio. Então, é possível focar no que a equipe realmente precisa para retornar um trabalho de melhor qualidade e mais produtivo.

Flexibilidade

A flexibilidade é outra vantagem muito interessante, já que o conteúdo não segue uma “ementa engessada”, além de ser flexibilizado em aspectos importantes, como tempo e horário de aplicação.

Na prática, isso significa que o treinamento se adapta à rotina da empresa, e não o contrário. Todos os ajustes são feitos para otimizar e sincronizar treinamentos com produção.

Otimização de tempo

A adaptabilidade de horários é outro carro-chefe desse modelo de capacitação. Em contraponto aos sistemas tradicionais, o treinamento in company não impõe um horário predefinido, mas se encaixa no momento oportuno para a empresa.

Dessa forma, o gestor pode separar períodos de baixa demanda para aplicar os treinamentos, ou selecioná-los para fora do horário de expediente e ainda escolher o dia que for mais conveniente para o negócio.

Quais os principais treinamentos de capacitação?

Há vários tipos de treinamentos in company como os voltados para ar livre, segurança ou atendimento. Neste artigo, você conhecerá alguns dos melhores indicados para o desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe, vendas e liderança. Veja a seguir.

1. Oratória

Em um treinamento de oratória você aprende uma habilidade fundamental para melhorar a comunicação com os colegas, conquistar mais credibilidade de imagem, além de desenvolver técnicas poderosas de persuasão para negociações, vendas, palestras e reuniões.

2. Comunicação e Liderança

Nesse tipo de capacitação, você desenvolverá maneiras fundamentais para se comunicar bem com a equipe, ser mais transparente e praticar accountability. Isso depende de uma liderança menos impositiva e mais argumentativa.

3. Media training

O contato com o público em geral e o relacionamento com a imprensa geram tensão em profissionais menos preparados. O nervosismo e a insegurança podem ser superados com o treinamento e controle de voz, emoção e fala.

Mais uma excelente opção para desenvolvimento pessoal é a capacitação de Media training,  onde o funcionário aprenderá a se posicionar como sendo porta-voz, representante da empresa, entre outras funções afins.

4. Negociação e vendas

O chamado “marketing de esperança”, no qual o gestor espera ser procurado pelo cliente, pode ser bem improdutivo, ainda que o produto ou serviço seja de excelente qualidade.

Nesse aspecto, as técnicas em negociação e vendas impulsionam o marketing da corporação e melhoram os resultados consideravelmente. Veja alguns princípios essenciais em tal treinamento:

  • Conhecimento do público: construção de relacionamento mais próximo (empatia);
  • Ágora: palavra grega que caracteriza o mercado e serve para identificar o local certo para a negociação;
  • Conformidade: ser socialmente correto e conforme com as coisas certas.

Qual a melhor forma de aplicar esses treinamentos?

A ajuda de uma empresa especializada é ponto fundamental para o sucesso deste treinamento. Nesse sentido, ela apresenta soluções ideais para o negócio, flexibilizando as necessidades de capacitação.

Procure identificar previamente todas as deficiências que a empresa precisa desenvolver. Documente as principais demandas e levante os recursos necessários.

A partir disso, é possível colocar os treinamentos em prática na empresa para otimizar os resultados o quanto antes. O ideal é que a organização passe por uma transformação em que a capacitação contínua faça parte do dia a dia de trabalho.

Talvez você ainda não tinha parado para pensar que esse tipo de treinamento pode ser o investimento necessário para vencer os problemas cotidianos como pressão, imprevistos, dificuldade de falar em público e liderança de equipes. O ideal é não procrastinar e obter logo esses resultados com Treinamento in company.

Isso e muito mais você encontra também em nossas redes sociais. Aproveite a oportunidade e siga o Clube da Fala. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.