Entenda qual a origem do medo de falar em público e como superá-lo

origem do medo

Todo mundo já sentiu aquele friozinho na barriga na hora de falar em público, não é mesmo? Ainda que tenha sido bem no início da carreira, antes de ganhar aquele traquejo que vem com a experiência. O fato é que a origem do medo de falar em público pode ser por diversos motivos e em vários graus.

Na verdade, esse medo na hora de falar ou a  (ou a glossofobia, como o transtorno também é conhecido), é muito mais comum do que pensamos. No entanto, alguns fatores podem amenizar o problema garantindo mais segurança durante o discurso.

Neste artigo, vamos falar sobre a origem do medo em falar em público e o que fazer para superá-lo. Continue a leitura e confira!

Qual é a origem do medo de falar em público?

De acordo com especialistas, a origem do medo de falar em público provém das experiências vividas pelos indivíduos no decorrer da vida. Isso inclui algumas questões, como traumas na infância, baixa autoestima ou algum fator relacionado ao perfeccionismo — que também gera uma cobrança maior de si mesmo.

Diante disso, o medo de falar em público pode estar atrelado à necessidade de aceitação ou relacionado a um pensamento negativo sobre si — fatores que provocam muita insegurança.

Como superar o medo de falar em público?

O medo de falar em público pode ser controlado com algumas ações eficazes. Confira quais são elas!

Fortalecer-se psicologicamente

A primeira coisa a fazer para se fortalecer psicologicamente e enfrentar o medo de falar em público, que muitas vezes é um desafio, é mudar os pensamentos. Nesses momentos, ao substituirmos os pensamentos negativos pelos positivos,  nosso cérebro é convidado a fazer uma grande mudança.

Na verdade, essa medida trará muitos benefícios, visto que o cérebro está sempre no comando. Por isso, diante de uma explanação na qual você é o foco, coloque na sua mente expressões positivas, como “eu tenho domínio sobre esse assunto e vou me sair bem”, “eu vou conseguir”, “eu treinei e estou preparado”, entre outras ideias boas.

Tenha domínio sobre o conteúdo

Como as falhas geralmente são prejudiciais ao discurso, causando medo e insegurança, é importante preveni-las. Uma forma de fazer isso é estudar bastante o tema de seu discurso ou explanação, mesmo que você seja um expert no assunto.

Assim, com o conteúdo na ponta da língua, qualquer questionamento poderá ser respondido com assertividade. O ideal é se programar e se planejar bem, dividindo o que será falado em tópicos. Essa organização garante mais segurança e tranquilidade em momentos como esse.

Atente para a sua postura e expressão corporal

Além das técnicas da oratória serem essenciais na hora de falar em público, é fundamental que você mostre uma postura confiante. Para isso, observe o seu corpo e mantenha a coluna ereta, ombros encaixados e, principalmente, uma expressão facial positiva.

Na verdade, assim como o pensamento tem o poder de nos fazer mais seguros, a postura também fornece tal segurança. Uma expressão corporal altiva garante mais autoconfiança de quem fala e transmite credibilidade ao seu interlocutor.

Veja algumas dicas de como se apresentar com uma postura confiante:

  • expresse um semblante positivo;
  • nunca cruze os braços;
  • faça movimentos leves e tranquilos;
  • não altere o tom de voz de forma severa;
  • olhe diretamente para as pessoas.

Como você conferiu neste conteúdo, entender a origem do medo de falar em público, que leva à insegurança, é muito importante, assim como desenvolver técnicas tranquilizadoras nesses momentos.

Gostou deste post? O que acha de aprender práticas de oratória capazes de garantir mais segurança ao falar em público? Entre em contato conosco que te daremos todas as informações!

divulgue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *