Qual é a importância da inteligência emocional? Entenda como desenvolvê-la!

importância da inteligência emocional

Você certamente já deve ter percebido que algumas pessoas parecem ser muito mais equilibradas para lidar com as próprias emoções do que outras, não é verdade? Seja em casa, seja no trabalho, seja no grupo de amigos, sempre há aquele mais “esquentadinho” e outro mais autocontrolado. Isso acontece graças à importância da inteligência emocional.

Todos nós sentimos raiva, medo, angústia e nervosismo, por exemplo. Isso é natural do ser humano. No entanto, alguns de nós lidam melhor com essas sensações, mantendo o domínio sobre elas em vez de deixar que “tomem conta”. Quer saber como você pode fazer isso? Continue a sua leitura!

O que é a inteligência emocional?

A inteligência emocional nada mais é do que um nome dado para uma série de competências que dizem respeito, basicamente, ao modo como você lida com as suas emoções. Em outras palavras, é como você percebe, processa e gerencia aquilo que sente, no momento em que sente.

Isso está relacionado à forma como você interage com as pessoas e administra os seus relacionamentos. Se você se considera uma pessoa explosiva e impaciente, por exemplo, provavelmente, concordará que não é muito bom administrando aquilo que sente, não é verdade?

Por que ela é importante?

A importância da inteligência emocional se dá, principalmente, porque ela é essencial tanto no nível pessoal quanto no profissional. As empresas estão buscando profissionais que são capazes de, mais do que exercer as suas funções, estabelecer relacionamentos saudáveis e uma comunicação acertada.

Para que o trabalho em equipe aconteça e a colaboração entre os seus membros também, é importantíssimo que cada um saiba como lidar com as suas próprias emoções. Inclusive, a tendência é de que o mercado valorize cada vez mais os talentos com essa habilidade.

Como desenvolver a inteligência emocional?

Confira, a seguir, algumas dicas que vão ajudar você a se tornar mais inteligente emocionalmente.

Observe o seu próprio comportamento

Procure conhecer a si mesmo observando os próprios comportamentos. Olhe para você como se fosse outra pessoa. Avalie o que os outros costumam dizer a seu respeito e o que, dentre essas coisas, mais se repete. Elas podem ser um indicativo importante. Nesse momento, considere tanto o que há de bom quanto o que há de ruim.

Domine as suas emoções

Ser “estourado” pode ser uma boa desculpa para justificar as suas atitudes, mas não é um caminho para a inteligência emocional. Por isso, sempre que surgir alguma frustração, tente controlar as suas explosões. Especialmente em situações estressantes e quando você estiver “tomado” por sentimentos negativos, procure falar sobre o que está motivando isso em vez de ser agressivo.

Aprenda a trabalhar as emoções negativas

Nem sempre você se sentirá bem e apto a colaborar com todos — e está tudo bem. Emoções negativas fazem parte da vida. No entanto, é importante que você saiba trabalhá-las para que elas possam ser superadas de maneira saudável.

Perca o medo de se expressar

Você pode expressar absolutamente tudo que quiser, desde que isso seja feito com gentileza. A importância da inteligência emocional reside aí, já que ela o ajuda a compreender os seus desejos e as suas necessidades da maneira certa e expor cada um deles sem ofender ninguém.

Seguindo essas dicas, você, certamente, perceberá uma melhora significativa nas suas interações com outras pessoas e no próprio controle emocional. Isso, é claro, só tem a beneficiar a sua vida pessoal e profissional, gerando diversas oportunidades.

Você sabia que, nos cursos regulares, individuais e in company do Clube da Fala, ensinamos técnicas eficazes de comunicação não violenta e de argumentação sob pressão? Isso torna os nossos alunos mais empáticos e resilientes! Agora, se você gostou de saber mais sobre a importância da inteligência emocional, não pare por aqui. Continue aprendendo e descubra como argumentar sem hesitação!

divulgue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *