Para ocupar o cargo de alto executivo, o profissional deve estar preparado com conhecimento teórico e prático, mas também, precisa ter o conhecimento de suas competências comportamentais.
Mesmo atuando em áreas diferentes e tendo trajetórias distintas, os líderes têm em comum algumas habilidades como: a criatividade, a ambição, o domínio da oratória.
Essas competências são exigidas pelas empresas e observadas na hora de escolher quem ocupará cargos executivos. É com o desenvolvimento das habilidades que você conseguirá ocupar e garantir uma posição profissional de sucesso.
Se você quer se destacar no mercado e se tornar um executivo de sucesso, atenta-se as oito principais características abaixo:
1. Saber como liderar
A liderança que é feita de maneira eficaz pode motivar, direcionar, ensinar e inspirar. Profissionais que desejam alcançar o status de executivo bem-sucedido precisa entender os tipos de liderança e buscar aprimorar a maneira como atua com os liderados.
O líder ideal para ocupar uma posição executiva sabe que gerir pessoas é considerar os talentos e aptidões específicas. Ele consegue direcionar cada colaborador dentro de suas limitações e ressaltar os pontos fortes.
Além disso, o líder compreende que as pessoas vão observar o seu comportamento e isso servirá como espelho. Portanto, ele coloca em prática tudo aquilo que cobra de seus colaboradores, sendo o primeiro a dar exemplo e influenciando as pessoas.
2. Conseguir trabalhar em equipe
Ao ocupar a posição de alto executivo, o profissional precisa ter habilidade para trabalhar em equipe. Os resultados só serão satisfatórios se houver um entrosamento entre os envolvidos e o trabalho conseguir fluir bem entre todos.
Um time profissional é formado por diversas pessoas, com diferentes funções e responsabilidades. Porém, elas precisam atuar em conjunto em busca de um mesmo objetivo. O executivo de sucesso sabe disso e consegue delegar as demandas para que ninguém seja sobrecarregado, inclusive ele.
Por ocupar uma função de gestão de pessoas, muitas vezes ele vai precisar resolver conflitos, readequar atuações e treinar sua equipe. Um bom executivo sabe que o sucesso ou o fracasso de seu time depende muito da forma como ele o conduz.
3. Assume riscos
É praticamente impossível obter sucesso no mundo dos negócios permanecendo em uma zona de conforto. Por isso, ousadia e capacidade de assumir riscos é uma característica muito importante.
As empresas querem líderes que arrisquem e conquistem novos resultados. Conseguir ter uma visão empreendedora é a capacidade de ver soluções onde todos só observam obstáculos.
A capacidade de assumir riscos, justamente por ter coragem de propor mudanças, é extremamente valorizada. É uma atitude que vai influenciar no desempenho da empresa quanto aos resultados.
4. Atuar com criatividade
Ser criativo vai além de resolver problemas. Quem atua com criatividade na profissão encontra soluções impensadas e que fogem do senso comum. Pensar diferente dentro do seu segmento leva a empresa a se destacar.
A criatividade não deve estar relacionada a projetos específicos. Devem fazer parte das operações cotidianas e se tornar um valor para o negócio. O executivo que age com criatividade implanta a inovação dentro de seu setor e influência a atuação de toda a equipe.
Para exercer a criatividade, o profissional precisa estar antenado às novidades. Por isso, é necessário o executivo sempre busque novas capacitações, para manter sua capacidade criativa em seus negócios.
5. Ser ambicioso
Um bom profissional precisa ser ambicioso. É isso que permite que ele se destaque entre os demais e se posicione bem no mundo dos negócios. A ambição impulsiona e desperta o desejo de se chegar cada vez mais longe.
Trata-se de uma energia que ativa o movimento para realizações e superação de desafios. O executivo ambicioso está sempre em busca de novas estratégias e transformações que favorecem a equipe e a corporação.
6. Ter persistência
A persistência é uma característica importante para qualquer ramo de atuação. Significa que mesmo diante de dificuldades, o profissional não vai desistir até alcançar aquilo que deseja. Ser persistente é a vontade de vencer e transformar fatores limitantes.
A pessoa persistente traça as suas metas e segue em direção a elas, sem desistir nos primeiros obstáculos que aparecem no caminho . Dentro da atuação executiva é uma característica necessária, pois garante que a empresa estará bem representada por um profissional capaz de driblar circunstâncias para atingir metas.
7. Saber expor ideias
Não interessa qual o segmento empresarial. O executivo tem que saber expor suas ideias em uma comunicação eficaz para ser capaz de prosperar no mercado competitivo.
Transmitir mensagens claras e saber expor aquilo que pensa permite que se desenvolva bons projetos. O executivo de sucesso consegue explicar estratégias, propor acordos e apontar soluções de forma clara.
O profissional não deve ter medo de expor ideias e precisa fazer isso com uma comunicação certeira. Ao ser compreendido, ganha respeito e consegue direcionar a equipe para uma atuação coletiva eficiente.
8. Desenvolver a oratória
Quem fala com clareza e convicção alcança melhores objetivos O executivo de sucesso tem que dominar técnicas de oratória para conseguir desempenhar bem a função. A oratória será necessária em reuniões e apresentações e será um diferencial capaz de estabelecer boas relações no universo corporativo.
Um executivo que fala bem e consegue passar sua opinião com segurança inspira confiança. Líderes precisam desenvolver a oratória, já que é uma das características mais valorizadas dentro das empresas.
As técnicas de oratória ajudam o profissional a adquirir mais eloquência, fluidez e, consequentemente, uma comunicação mais agradável. Um executivo que domine a oratória fixa a atenção das pessoas, pois aprende a usar os recursos da comunicação com eficiência.
A capacidade de se expressar com desenvoltura é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprendida em um curso de oratória. As técnicas ensinadas envolvem diversos fatores, tais como: trabalho articulatório, tonalidade vocal, impactação do discurso, postura, expressões faciais, entre outros.
Logo, se seu objetivo é ser um executivo de sucesso, entre em contato com o Clube da Fala e conheça os nossos cursos. Invista em sua carreira e veja como o domínio da oratória vai fazer diferença em sua trajetória profissional.