9 dicas de como iniciar um discurso formal e engajar colaboradores

9 dicas de como iniciar um discurso formal e engajar colaboradores

No universo corporativo, saber liderar é uma característica muito valorizada. Um dos pontos fundamentais para exercer uma liderança positiva é ter habilidade de discurso. A boa oratória influencia na construção de autoridade e no engajamento de colaboradores. Você sabe como iniciar um discurso formal?

O líder precisa estabelecer uma boa comunicação. Com suas palavras, ele pode impactar positivamente e motivar os liderados a seguirem seus passos. Além de falar bem, o gestor de sucesso compreende e utiliza técnicas de oratória que envolvem aspectos verbais e não verbais.

Se você quer saber como iniciar um discurso formal no âmbito da liderança, continue a leitura deste artigo. Listamos 9 dicas para ajudar você a discursar bem na empresa e melhorar o reconhecimento como líder. Boa leitura!

1. Esteja preparado

Antes de qualquer coisa, para fazer um bom discurso é preciso ter conteúdo. Estude o máximo que puder a respeito da corporação, os objetivos e a missão. Tenha conteúdo a respeito da área que lidera, buscando sempre novidades sobre o setor.

Um líder compreende bem a área em que atua e está em constante aprimoramento de seus conhecimentos. Para montar um discurso convincente é preciso levantar dados recentes e levar informações relevantes, que despertem o interesse do seu público.

Por isso, estude constantemente e busque conteúdos que embasem o seu discurso. De nada adianta saber como se portar e não ter elementos substanciais para agregar aos espectadores.

2. Estruture o seu discurso

O discurso precisa ter início, meio e fim. Crie um roteiro com tópicos que vão guiar aquilo que você precisa dizer. É importante que a introdução seja relevante e atraia a atenção dos presentes.

Por mais relevante que considere algum ponto, jamais repita informações. Isso torna a oratória cansativa e dispersa a atenção do seu público. Tente sempre abordar pontos diferentes, buscando relevância e autenticidade. Não queira fazer mais do mesmo. Seja diferente!

Um discurso que inicia deixando no ar um suspense sobre determinado assunto ou despertando curiosidade chama a atenção e consegue engajar o público. O humor também é um ótimo elemento para atrair e chamar a atenção dos presentes.

3. Treine o seu discurso

Quanto mais você treinar, melhor será a sua prática em oratória. Para isso, fale diante do espelho e observe o que pode ser melhorado na forma como você discursa. Passe a gravar o seu discurso com uma câmera para assistir e pontuar suas falhas e acertos.

Posteriormente, convide amigos e familiares para uma amostra da sua palestra. Estimule seus convidados a interagirem e, ao final do discurso, peça que digam o que acharam. Aceite as críticas e melhore cada vez mais.

4. Use recursos audiovisuais

A apresentação fica mais interessante quando conta com recursos audiovisuais. No entanto, não use o recurso para ler o que está escrito no telão. A apresentação deve trazer dados, gráficos e ilustrações que enriqueçam aquilo que está sendo dito pelo palestrante.

O recurso deve servir para fixar a informação ou deixar mais claro para a plateia um conteúdo. Preste atenção nas cores usadas e no tamanho da fonte, para que esses elementos sejam adequados e que todos consigam ler com clareza as informações.

5. Vista-se de forma apropriada

A forma como uma pessoa se veste faz parte da comunicação não-verbal. As roupas vão fornecer informações a respeito do palestrante e devem condizer com o discurso. A escolha da roupa deve levar em consideração a elegância, o contexto, a plateia e também o conforto do palestrante.

Acessórios podem prejudicar a comunicação, por isso escolha-os com muito cuidado. Nada de pulseiras e colares barulhentos. Os brincos muito compridos também podem distrair o espectador.

A maquiagem deve ser suave e elegante. Para os homens, manter barba e bigode aparados é uma excelente pedida. O cabelo deve estar limpo e bem penteado em ambos os casos.

6. Atente-se à postura e aos gestos

linguagem corporal vai transmitir mensagens ao seu público, e é preciso que esteja de acordo com aquilo que as suas palavras dizem. Por meio do corpo transmitimos informações o tempo todo.

Se o corpo estiver curvado para frente em um discurso, por exemplo, o público receberá a ideia de insegurança. Mãos no bolso mostram descaso, e se estiverem na cintura, passam a ideia de provocação.

Por isso, saber usar os gestos e a postura como instrumento de comunicação é bastante importante. São recursos que vão fortalecer a sua imagem e o seu discurso.

7. Use sua voz ao seu favor

A voz expressa emoções e é de extrema importância para a oratória. É preciso adequar o volume e a projeção, assim como, cuidar da entonação e da impostação da voz. Ao falar, o orador deve ser claro, trabalhar a dicção, pronunciar bem as palavras e fazer pausas.

Todos esses elementos fazem com que a oratória seja boa e a comunicação atinja seu objetivo. Fale com motivação e entusiasmo, mas com naturalidade. A respiração também exerce grande influência na voz e é necessário que seja trabalhada com técnicas de respiração e exercícios.

8. Ser breve e objetivo

Um discurso precisa ser objetivo, pois pode cansar a plateia. O tempo do seu público é precioso, e caso você comece a se prolongar demais, vai dispersar os ouvintes.

Desenvolva frases curtas, pois facilitam a compreensão e prendem melhor a atenção das pessoas. Seja dinâmico e claro no que diz e evite repetições desnecessárias.

9. Interaja com o público

Fale com as pessoas. Faça perguntas e busque formas para que a plateia crie empatia e interaja com você. O seu discurso tem que ser dinâmico. Olhe para os presentes, sem focar em uma pessoa somente.

Levante questionamentos, desperte emoções e faça os ouvintes refletirem. Não fique parado no mesmo lugar, pois isso deixa o discurso monótono. Conte histórias e humanize o que está sendo dito. Histórias pertinentes ao tema central são ótimas maneiras de aproximar o seu público.

Como você pôde notar, o desenvolvimento da oratória é muito importante para o meio corporativo. São muitas as técnicas que auxiliam na liderança e na construção do marketing pessoal.

Agora que você já entendeu como iniciar um discurso formal, que tal driblar de vez o medo de falar em público? Leia este artigo e supere de vez qualquer barreira que possa impedir o seu potencial de oratória!

divulgue

Comments

  1. of course like your web site however you need to take a look at the
    spelling on quite a few of your posts. Many of them are rife with spelling problems and I to find it very troublesome to
    tell the reality nevertheless I’ll surely come back
    again.

  2. Excellent blog! Do you have any recommendations for aspiring writers?
    I’m hoping to start my own website soon but I’m a little lost on everything.
    Would you suggest starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out
    there that I’m completely confused .. Any tips? Thanks!

  3. all the time i used to read smaller content which also clear their
    motive, and that is also happening with this post which
    I am reading at this time.

  4. Hello! This post couldn’t be written any better! Reading through this post
    reminds me of my previous room mate! He always kept chatting about
    this. I will forward this post to him. Fairly certain he
    will have a good read. Thank you for sharing!

  5. I was curious if you ever thought of changing the structure of your website?
    Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having 1 or two pictures.
    Maybe you could space it out better?

  6. I know this site offers quality depending posts and other stuff,
    is there any other website which provides such stuff in quality?

  7. Thanks for the good writeup. It in truth was a entertainment account it.
    Look complicated to far delivered agreeable from you!
    However, how can we be in contact?

  8. Hi, always i used to check blog posts here early in the daylight, because i
    love to learn more and more.

  9. It’s awesome in favor of me to have a web page, which is good designed
    for my experience. thanks admin

  10. É muito bom este conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *