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    Cultura Organizacional: Fortalecendo a Comunicação e o Comportamento Humano

    Aprenda a fortalecer a comunicação em grandes corporações de maneira estratégica. Com as estratégias certas, você estimulará a união da sua equipe e adaptará às necessidades da sua empresa.
    • Foto de clubedafala clubedafala
    • 5 de fevereiro de 2024
    • Comunicação não-violenta, Conteúdos, Fala, Notícias, Oratória
    Desenvolva a cultura organizacional por meio da comunicação, desenvolvendo a compreensão do comportamento humano e aumentando a produtividade para alcançar resultados superiores. Confira nosso artigo para fortalecer a comunicação e o comportamento humano em grandes corporações.

    Se alguém te pedir para citar dois itens fundamentais para o sucesso de uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, certamente você responderá que a primeira é a comunicação. A segunda, não menos importante, é a cultura organizacional, pois dela muitos benefícios são produzidos para o negócio.

    E para que você tenha certeza a respeito da nossa afirmação, é importante pensar que todo tipo de negócio, para dar certo, precisa de uma cara, de uma essência e de uma série de pontos que individualizam a corporação, a tornam única. Tudo isso tem grande influência da cultura organizacional.

    Entende, assim, o porquê da relevância da cultura organizacional para o sucesso de grandes corporações? Através dela, o comportamento humano é influenciado e todos os envolvidos no processo produtivo têm um norte sempre presente, para que a alma do negócio seja mantida, respeitada e multiplicada.

    Sendo assim, para desenvolver ainda mais este ponto tão importante que é a cultura organizacional e para te ajudar a fortalecer este conceito na empresa em que atua, preparamos um conteúdo bastante especial e aprofundado. A partir disso, você perceberá mudanças muito positivas. Acompanhe.

    Você sabe o que é a cultura organizacional?

    Todo e qualquer tipo de negócio precisa de uma cara, de uma identidade. Caso contrário, poderá ser confundido com outros. E quando isso acontece, é péssimo para a fidelização, para a construção de uma história de sucesso e para o fortalecimento da marca.

    E quando falamos nessa essência fundamental, estamos nos referindo à cultura organizacional. Este item precisa estar no centro de todas as empresas, pois traduz um grupo de comportamentos humanos, hábitos, crenças e valores que devem ser compartilhados igualmente por todos os gestores e colaboradores.

    Neste contexto, quando fazemos uma linha do tempo, a cultura organizacional vem desde o início. Ainda que ela sofra alguma modificação ao longo dos anos, em tese, é compartilhada pelos fundadores das empresas. Estes, a partir de uma ideia inicial, começam a reproduzir ideais que são passados para os outros.

    E, assim, num processo de compartilhamento, a cultura organizacional vai sendo repassada e respeitada, a fim de que a alma da empresa não se perca e aquilo que é entendido como o motivo de existir da corporação seja o determinador do sucesso e das conquistas.

    Ainda, dentro deste tema, é essencial destacar que o comportamento de líderes, gestores e colaboradores é influenciado diretamente pela cultura organizacional. Em outras palavras, é ela que permite que a “ordem” seja mantida e todos continuem a produzir de acordo com a essência do negócio.

    Por fim, ainda é importante ressaltar que a cultura organizacional deve ser entendida também como uma espécie de DNA da empresa. É isso que a diferencia de concorrentes e a torna única e especial na vida de colaboradores e de clientes, de forma geral.

    Cultura organizacional é o mesmo que clima organizacional?

    Achamos importante abrir este parêntese porque existe uma certa confusão a respeito dos termos cultura e clima organizacional. E como nós entendemos que é fundamental fortalecer o tema central do nosso conteúdo, vamos considerar alguns pontos de muita relevância. Veja só:
    • A cultura organizacional é um dos pilares de qualquer empresa que deseja ter sucesso e construir uma história de anos no seu segmento de atuação. Trata do pensamento, das ações e reações de todos os profissionais que batalham dia a dia nos diferentes processos que constroem o seu motivo de existir.
    • O clima organizacional trata da qualidade do ambiente onde as pessoas trabalham. Em outras palavras, é aquela sensação (que pode ser boa ou ruim) e que determina a satisfação (ou não) de todos aqueles que convivem diariamente no mesmo lugar.
    • O planejamento estratégico de grandes corporações é diretamente influenciado pela cultura organizacional. Através dela, o comportamento humano (colaboradores) é definido e as equipes de trabalho procuram seguir de acordo com o que é estabelecido.
    • Através do clima organizacional, é possível que problemas sejam identificados e, assim, atitudes sejam tomadas para a melhora do ambiente e evolução do negócio de forma geral. Ou seja, serve como um importante parâmetro, um termômetro que ajuda na manutenção do êxito.
    • Quando um profissional é contratado por uma empresa, é conduzido no sentido de se adaptar à cultura organizacional daquele lugar. Mesmo que tenha larga experiência em outros lugares, não poderá agir simplesmente como achar melhor. Há um conjunto de comportamentos a que ele precisa se adequar.
    • A construção do clima organizacional é uma tarefa diária, assim como a manutenção da cultura. Porém, para que dê certo, é fundamental que haja comunicação de qualidade, líderes e gestores atentos e trabalho conjunto de todos pelo mesmo ideal.

    Entenda a importância da cultura organizacional na comunicação e no comportamento humano.

    Se chegou até aqui, é certo que você já sabe do que se trata a cultura organizacional e o quanto ela precisa ser fomentada e reproduzida por todos os envolvidos em uma empresa. Porém, para não restar mais nenhuma dúvida a respeito dos benefícios deste item, destacamos outros:

    1 – A cultura organizacional tem influência direta na eficiência do trabalho e, com isso, no aumento crescente da produtividade, com menos gastos monetários e de energia. É, pois, um grande combustível para o desenvolvimento e para o sucesso no segmento de atuação.

    2 – As grandes corporações costumam ter algo em comum: a valorização constante da cultura organizacional. Independente do ramo em que atuam, todas elas sabem exatamente que o destaque no mercado depende muito da reprodução de comportamentos, condutas e hábitos definidos pela empresa.

    3 – A cultura organizacional possui ações bastante assertivas. É como se houvesse atalhos para a boa produtividade. Dessa forma, quando bem executada, possibilita menos desgaste físico e menor investimento em materiais utilizados para diferentes fins.

    4 – Quando existe uma cultura organizacional solidificada em uma empresa, todos os processos são otimizados e, com isso, há um visível ganho na qualidade do serviço ofertado. Creia: o sucesso nunca é obra do acaso, mas sim o resultado de um planejamento pensado desde a fundação da empresa.

    5 – Em todas as empresas em que a cultura organizacional é fomentada e solidificada existe um engajamento importante por parte de colaboradores e demais envolvidos. Isso se explica porque há satisfação, reconhecimento e condições de trabalho qualitativas.

    6 – Os conflitos interpessoais são situações comuns em qualquer ambiente profissional. E eles não deixam de existir com a cultura organizacional; porém, com toda a certeza, a sua ocorrência diminui e as crises são resolvidas de maneira mais simples e facilitada.

    7 – O respeito à cultura organizacional também é refletido no “bolso” dos grandes empresários. Isso porque é natural haver uma redução de custos, pois há menos problemas e menos gastos desnecessários na produção de produtos e/ou serviços.

    8 – O desenvolvimento da cultura organizacional influencia diretamente no clima organizacional, pois quando os processos são realizados da melhor forma possível, há satisfação generalizada: gestores, líderes, colaboradores e também clientes.

    9 – A cultura organizacional tem o poder de unir equipes e profissionais. Mesmo em meio à pressão do trabalho, é plenamente possível haver colaboração. Tudo isso em função da qualidade do ambiente, que se torna mais acolhedor e integrativo.

    10 – A implementação de uma cultura organizacional beneficia de maneira substancial a comunicação interna, e vice-versa. Enquanto esta é responsável por ser um canal de compartilhamento dos hábitos e crenças da empresa, aquela potencializa o diálogo saudável e as interações interpessoais.

    Conheça estratégias para fortalecer a cultura organizacional em grandes corporações

    A cultura organizacional vale ouro. Porém, é sempre possível melhorá-la, fortalecê-la e, assim, fazer com que os negócios evoluam e ganhem destaque no segmento em que atuam. Sendo assim, tome nota de estratégias eficientes para potencializar hábitos, crenças e comportamentos humanos:

    1- Tenha um olhar especial para as pessoas. O fator humano é o grande diferencial para o sucesso. E isso não mudou e nem mudará ao longo dos anos, mesmo com o desenvolvimento da tecnologia e, muitas vezes, com a substituição de pessoas por máquinas.

    Mesmo nestes casos, é sempre importante lembrar que sempre existirão indivíduos por trás das máquinas, para programar, cuidar, supervisionar e pensar em maneiras ainda mais eficientes para melhorar os processos. Desta forma, valorize as pessoas e colha os frutos dessas atitudes.

    2 – Ao mesmo tempo em que o fator humano é essencial para o sucesso de um negócio, o olhar pormenorizado para os resultados tem também um valor significativo no desenvolvimento e no sucesso da empresa. Afinal, se as metas não forem alcançadas, a corporação terá sérios problemas.

    Desta forma, invista em uma gestão humana, mas que também tenha foco nos resultados. Isso vai permitir que você identifique ações e pensamentos que precisam ser repensados, modificados. Isso também vai ajudar na potencialização da cultura organizacional do seu negócio.

    3 – Invista no espírito de equipe e isso vai fazer com que a cooperação se torne algo natural no dia a dia da sua empresa. É claro que existem individualidades e trabalhos que devem ser executados por apenas uma pessoa; todavia, deixe sempre viva a lembrança de que todos estão inseridos no mesmo objetivo.

    Esse trabalho em conjunto e o sentimento de equipe também fazem parte da construção de uma cultura organizacional forte e que se inicia desde as entrevistas de emprego. O setor de RH deve buscar candidatos que procuram sempre manter viva a chama do trabalho em equipe.

    4 – Tenha um olhar bastante especial para a comunicação e a Oratória. Essas habilidades têm a nobre missão de compartilhar a cultura organizacional entre os colaboradores e manter vivo o vínculo entre eles, e deles para com a corporação.

    Sendo assim, invista em canais de comunicação eficientes para que não haja ruídos, que são tão prejudiciais ao bom andamento dos processos. E mais: acostume-se a dar feedbacks para os colaboradores, para alinhar a cultura organizacional e para reconhecer o valor e as conquistas de cada um.

    5 – Desenvolva diversos programas voltados para a evolução pessoal e profissional dos colaboradores e líderes da sua empresa. Essa iniciativa fortalece a cultura organizacional, pois investe na subida de degraus. Se as pessoas crescem, a corporação vai junto e a cultura se torna ainda mais forte.

    Desta forma, mantenha sempre viva a importância de desenvolver as pessoas que constroem dia a dia o que a sua empresa é hoje. Quanto mais desenvolvidas forem as pessoas, mais preparadas estarão para exercer as suas funções e respeitar a cultura da sua corporação.

    6 – Aproxime os colaboradores dos gestores e da “alta cúpula” da empresa através de uma comunicação que seja capaz de gerar interações de cima pra baixo e de baixo pra cima. Essa relação fortalecerá vínculos, gerará engajamento e aumentará o prazer de fazer mais e melhor pela corporação.

    Para isso, promova encontros formais e informais para que as barreiras sejam diminuídas ou mesmo deixem de existir. Quando o ambiente é povoado por pessoas que se conhecem, se gostam e se respeitam, cria-se uma lugar propício para a perpetuação da cultura organizacional.

    Aprenda a comunicar e fortaleça a cultura organizacional

    Um ponto em comum das grandes corporações é que todas elas sabem o valor da comunicação. Por isso, líderes e grandes gestores investem a todo o tempo em Oratória. Essa ferramenta tem o poder de alcançar pessoas, gerar confiança nelas e persuadi-las para seguir a cultura organizacional da empresa.

    É por este motivo que o Clube da Fala recebe a todo o tempo líderes, gestores e diversos colaboradores, que chegam até aqui em busca da potencialização da Oratória em suas carreiras, de uma forma personalizada, que olha exatamente para as suas necessidades.

    Tudo isso é obtido através da participação em um dos nossos cursos. Cada uma de nossas formações tem o potencial necessário para te ajudar na aquisição desta habilidade essencial que é comunicar com qualidade.

    Sendo assim, entre logo em contato com o Clube da Fala e aprenda o valor de uma comunicação humanizada e capaz de atuar em diferentes contextos. A partir disso, você se tornará peça importante no fortalecimento da cultura organizacional da sua empresa.

    Estamos esperando pelo seu contato. Venha para o Clube da Fala.

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