Ir para o conteúdo
  • SOBRE NÓS
    • Nossa História
    • Clientes e Parceiros
    • Cases de Sucesso
    • Depoimentos
  • Nossas Soluções
    • Curso Online (ao vivo)
    • Curso Presencial
    • Cursos para Empresas
  • Conteúdo Gratuito
  • Blog
  • Contato
  • SOBRE NÓS
    • Nossa História
    • Clientes e Parceiros
    • Cases de Sucesso
    • Depoimentos
  • Nossas Soluções
    • Curso Online (ao vivo)
    • Curso Presencial
    • Cursos para Empresas
  • Conteúdo Gratuito
  • Blog
  • Contato
Edit Content
    Sobre nós
    Nossa História
    Clientes e Parceiros
    Cases de Sucesso
    Depoimentos
    Nossas Soluções
    Curso Online
    AO VIVO
    Curso Presencial
    Cursos para Empresas
    Conteúdo Gratuito
    Blog
    Contato
    FALE COM UM CONSULTOR
    • (21) 3285-1036
    • (21) 97940-4170
    • [email protected]
    FALE COM UM CONSULTOR
    blog

    O papel da comunicação na carreira de Jornalismo e Mídia

    Em sua carreira em jornalismo e mídia, a comunicação não é apenas uma habilidade, mas também uma aliada poderosa.
    • Foto de clubedafala clubedafala
    • 24 de janeiro de 2024
    • Comunicação não-violenta, Conteúdos, Notícias, Oratória
    Navegar na carreira de jornalismo e mídia pode ser desafiador, mas acreditamos que uma comunicação eficaz é a bússola que guiará seu caminho.

    Em tempos de tecnologia e redes sociais em alta, percebemos que as interações e acessos à informação ganharam uma força e uma importância ainda maior do que já tinham. Com isso, o jornalismo e a comunicação de forma geral foram impactados diretamente e tem tudo para potencializar suas ações.

    Neste contexto, quando olhamos para pessoas comuns, que têm suas opiniões e decisões influenciadas diretamente por aquilo que recebem dos veículos de comunicação, concluímos que a responsabilidade aumenta substancialmente. Ainda mais quando consideramos o cuidado com aquilo que é publicado.

    Isso significa que o jornalismo e a comunicação em geral ganharam um status e uma responsabilidade social enormes e que não param de crescer. Para isso, é essencial que estes profissionais invistam em Oratória e na capacidade de compartilhar informações com responsabilidade e segurança.

    É por este motivo que preparamos este conteúdo para você que atua na área de comunicação ou que pretende fazer carreira neste segmento. É indispensável que a mídia tradicional e as novas opções de compartilhamento tenham plena consciência do papel que exercem. Continue acompanhando por aqui.

    O grande benefício do desenvolvimento da tecnologia e das redes sociais

    É bem provável que você já tenha se questionado: “como é que conseguíamos sobreviver sem celular, internet e redes sociais?”. Ainda que este comentário tenha uma pitada de bom humor, quando analisamos a fundo anos anteriores, percebemos uma velocidade diferente na sociedade.

    Hoje, algo que aconteceu a quilômetros de distância, em poucos minutos (ou segundos) chega até nós e com uma variedade enorme de interpretações, fontes e dados. Desta forma, percebemos que os quatro cantos do planeta estão interligados e a comunicação tem um papel extremamente importante nisso.

    Em outras palavras, fica fácil concluir que, ao mesmo tempo em que a informação é compartilhada rapidamente, dando uma certa igualdade de condições para o acesso de todas as pessoas, a veracidade deste fato pode ser prejudicada se comunicadores não utilizarem bem a comunicação.

    Isso quer dizer que o poder da comunicação (que sempre foi grande) aumentou ainda mais com a Internet e com as redes sociais. Isso permitiu com que todos se tornassem uma “espécie de comunicador”. E, de uma forma ou de outra, profissionais da área e pessoas comuns acabam tendo o mesmo poder.

    Porém, o grande diferencial reside na certeza de que, independente do fato de uma pessoa ser ou não da área de mídia, é fundamental termos em mente que a característica de uma boa comunicação é a capacidade de se expressar. E essa qualidade vem da Oratória.

    Sim, a arte de falar bem e saber como se expressar para diferentes públicos é uma habilidade que precisa fazer parte da vida de jornalistas, profissionais de mídia e de todas as pessoas que se interessam em compartilhar informações de maneira responsável, verídica e cheia de qualidade.

    Como consequência, quando unimos as possibilidades trazidas pela Internet e pelas redes sociais com um bom investimento em Oratória, concluímos que a informação pode ser a melhor possível e que temos uma grande chance de impactar positivamente um sem-número de pessoas.

    Veja como a capacidade de se comunicar influência jornalistas e profissionais de mídia

    Jornalistas e profissionais de mídia sempre tiveram “o poder” de alcançar pessoas e de influenciar em suas opiniões e decisões. E isso tem aumentado ainda mais com o boom das redes sociais e com o desenvolvimento da tecnologia. O alcance foi bastante potencializado.

    E isso tem dois lados: ao mesmo tempo em que o jornalismo consegue atingir muitas pessoas, qualquer indivíduo tem a liberdade de encontrar a informação de acordo com suas escolhas e apurações. Ou seja, as pessoas não são necessariamente dependentes do trabalho da mídia.

    Esta, para ganhar notoriedade e status de instituição que merece confiança precisa investir em comunicação de qualidade, capacidade de falar e de se expressar. Se não for desta maneira, acabam construindo uma imagem de pouca credibilidade, manipulação e baixa qualidade de informação.

    Ao mesmo tempo, quando a capacidade de comunicar é um dos primeiros requisitos na vida de um jornalista ou profissional de mídia, o êxito profissional se torna uma consequência natural. E se parar rapidamente para fazer uma breve análise, vai perceber:

    – Os jornalistas de maior destaque são aqueles que construíram as suas carreiras com uma comunicação de muita qualidade e com a busca incessante por informar cada dia melhor. Na atuação destas pessoas, a Oratória foi sempre o grande diferencial.

    – Profissionais de mídia em geral preocupam-se a todo o tempo com a informação correta. A pressa por informar primeiro ou a “busca pelo clique” não construíram a imagem destes profissionais. Eles não reproduzem informação sem checar e ter a certeza de que isso ou aquilo realmente aconteceu.

    – Quando alguém que atua no jornalismo ou trabalha com mídia abre mão de uma comunicação de qualidade, torna-se “mais do mesmo”, não gera diferenciais e acaba perdendo grandes oportunidades profissionais. Isso porque o público está cada dia mais seletivo e sabe separar o “joio do trigo”.

    – A variedade de fontes é uma vantagem do desenvolvimento da tecnologia. Ao mesmo tempo, crescem quase que igualmente aqueles que valorizam a Oratória e os indivíduos que manipulam informações para a obtenção de diversas vantagens. Porém, a boa comunicação dura para sempre.

    Desafios enfrentados pelos profissionais de mídia em tempos de redes sociais

    Não é mais segredo para ninguém o poder e a importância que as redes sociais ganharam rapidamente. Por este motivo, todos os segmentos foram impactados e praticamente obrigados a se adequarem à nova realidade. Apesar da resistência de alguns no início, aos poucos todos foram aderindo.

    E a carreira de jornalismo e da mídia em geral tem atuação bastante impactada (talvez sejam as mais atingidas por este novo fenômeno de interações e compartilhamentos em grande escala). O público, de forma geral, passou a buscar informação por estas novas vias.

    Com isso, os veículos de comunicação começaram a mudar de cara para alcançarem a confiança e a adesão das pessoas. Todavia, não se trata de uma tarefa simples; muito pelo contrário, exige atualização dos profissionais a todo o tempo.

    E para que você tenha noção dos grandes desafios que o jornalismo e a mídia passaram a enfrentar, veja só alguns exemplos:

    1 – As mídias sociais surgiram como um veículo onde a informação pode ser compartilhada rapidamente e por diversas pessoas, sejam elas preparadas ou não para se comunicar. Com isso, jornalistas profissionais se veem na necessidade de oferecer conteúdo ainda mais apurado e com mais credibilidade.

    2 – A necessidade de interagir com o público tem exigido que profissionais de comunicação estejam cada dia mais preparados para atuar bem em todas as plataformas. Saber produzir vídeos e falar com desenvoltura é uma habilidade que somente a Oratória é capaz de proporcionar.

    3 – Mídias sociais não são a mesma coisa que jornalismo. Este é também um grande desafio que os jornalistas precisam enfrentar e esclarecer a todo o tempo. Isso significa dizer que se alguém compartilha informação não necessariamente está fazendo jornalismo.

    Por isso, aumentou ainda mais a necessidade de produzir um conteúdo de qualidade, pautado na habilidade de fazer com desenvoltura, poder de persuasão e muita credibilidade. Caso contrário, teremos que continuar a conviver com fake news e informações desencontradas.

    4 – A internet e as redes sociais precisam ser entendidas apenas como uma maneira como as informações circulam e chegam até as pessoas. O desafio do jornalismo e da mídia em geral é utilizar estes novos meios da maneira correta, com seriedade e um cuidado redobrado.

    5 – Os novos tempos trazidos pela Internet trouxeram um grande desafio: engajar pessoas diariamente. E não há nada mais eficiente para tornar isso possível do que saber falar com qualidade e impactar os diferentes perfis do público.

    E é aí que a Oratória entra e gera um diferencial importante para a evolução profissional na carreira de jornalismo. Quanto melhor você falar, mais prenderá a atenção das pessoas, conquistará a confiança delas e atingirá em cheio as expectativas e necessidades.

    Conheças as oportunidades que a Oratória oferece para jornalistas e profissionais de mídia

    Se chegou até aqui, certamente já percebeu o valor que a Oratória ganhou com o desenvolvimento da tecnologia, o advento da Internet e a proliferação das redes sociais. Porém, se ainda restar alguma dúvida, tome nota de todos os benefícios que a arte de falar bem oferece para profissionais de comunicação:

    – Ter uma boa Oratória é um diferencial que costuma garantir as melhores vagas de emprego na área de comunicação. Desta forma, jornalistas e profissionais de mídia que investem neste tipo de conhecimento estão à frente dos concorrentes.

    – Quando um profissional de comunicação consegue falar bem e com desenvoltura, ele naturalmente se sente mais confiante e com a autoestima nas alturas. Consequentemente, se sentirá bem à vontade para lidar com diferentes perfis de público.

    – A arte de falar em público permite que profissionais se comuniquem com clareza e desenvoltura. Isso permite que a compreensão seja facilitada e que haja menos ruídos na comunicação. Dessa forma, o seu alcance será potencializado.

    – A empatia é um benefício característico da Oratória. Quem adquire a habilidade de falar bem e com conexões fortes e verdadeiras, ganha uma capacidade acima da média de alcançar pessoas, conquistá-las e, com isso, se tornar referência para o público.

    – Um bom comunicador é aquele que tem a capacidade de se comunicar com clareza e de forma assertiva, indo direto ao ponto e abordando itens que realmente gerem conexão com as pessoas. Aqueles que investem em Oratória aprendem a usar esta habilidade com maestria.

    – A Oratória permite que jornalistas e profissionais que atuam na mídia aprendam a usar a linguagem corporal, o tom de voz e a controlar as emoções em situações de pressão. Em consequência, passam a comunicar melhor e criam uma imagem profissional de muita credibilidade.

    – A boa Oratória permite que profissionais de comunicação tenham a capacidade de se relacionar bem com as pessoas, criando laços profissionais importantes e uma imagem de muita credibilidade. E isso é fundamental para ter acesso a grandes oportunidades de trabalho.

    Onde jornalistas e profissionais de mídia podem aprender a Oratória?

    Agora que você já sabe que a Oratória é uma das habilidades mais buscadas em entrevistas de emprego na área de comunicação, este é o momento certo para investir de verdade na obtenção desta ferramenta que, a cada dia que passa, se torna mais essencial para alcançar pessoas.

    É por este motivo que você precisa conhecer o Clube da Fala. Aqui você terá acesso privilegiado ao melhor conteúdo sobre a arte de falar em público, o que é uma grande vantagem em meio a este mercado tão competitivo.

    Através dos cursos que oferecemos, você receberá uma atenção personalizada dos nossos professores. Eles identificarão as suas principais necessidades e atuarão de forma efetiva para que supere todos os seus entraves.

    E não faltam opções para você estudar no Clube da Fala. Há, com certeza, um formato de aprendizado que mais se adequa ao seu perfil e ao tempo que tem disponível para estudar. Veja só:

    – Curso Online (ao vivo) – você aprenderá a Oratória sem precisar sair da sua casa. Isso significa dizer que o seu aprendizado pode ocorrer de qualquer lugar, tudo formatado de acordo com o seu perfil.

    – Curso Presencial – esta é uma opção para você que gosta das interações físicas, do olho no olho e do aprendizado junto a outros profissionais de comunicação.

    – Curso para Empresas – esta é uma opção para empresas que atuam com comunicação (e para todos os segmentos). Através de uma formação diferenciada, você e sua equipe de trabalho evoluem na arte da Oratória.

    Enfim, agora é o momento ideal para investir na habilidade que será o grande diferencial para você que trabalha como jornalista ou com mídias, de forma geral. Por isso, não abra mão de dominar a ferramenta que vai garantir a evolução profissional que você sempre sonhou.

    Entre em contato com o Clube da Fala para conhecer ainda mais das nossas formações. Estamos esperando por você.

    Compartilhe:

    Assine nossa Newsletter

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email
    Assinar agora!

    2 Comentários

    • Albano Ngola
      30 de janeiro de 2024 at 09:14

      Gostei do conteúdo.

      Responder
      • clubedafala
        2 de fevereiro de 2024 at 11:22

        Agradeço muito pelo seu feedback. 😊

        Responder

    Nos conte o que achou Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Categorias

      • Argumentação Sob Pressão
      • Autoconhecimento
      • Comunicação não-violenta
      • Conteúdos
      • Controle do Medo
      • Cursos
      • Dicas
      • Exposição em vídeos
      • Expressões corporais e faciais
      • Fala
      • Fonoaudiologia
      • Improviso
      • Liderança
      • Linguagem verbal
      • Marketing Pessoal
      • Notícias
      • Oratória
      • Perfil Comportamental DISC
      • Persuasão e Vendas
      • Psicologia Positiva
      • Técnicas de Apresentação
      • Voz
      Mais do Clube

      Veja também

      treinamentos profissionais

      Aprenda a Fazer Treinamentos Profissionais de Forma Eficiente

      Comunicação de Alto Impacto

      Estratégias para uma Comunicação de Alto Impacto

      Como Preparar a Liderança do Futuro

      Como Preparar a Liderança do Futuro

      Pitch de Vendas de Sucesso

      Como Fazer um Pitch de Vendas de Sucesso

      Quer fazer nosso
      curso de oratória?
      Saiba mais informações sobre nossos treinamentos.
      Falar com um consultor
      Edit Template

      Assine nossa Newsletter

      Facebook-f Instagram Linkedin Youtube Tiktok

      Sobre nós

      • História
      • Clientes e Parceiros
      • Cases de Sucesso
      • Conteúdos Gratuitos
      • Blog Clube da Fala
      • Fale conosco

      Soluções

      • Curso Online (ao vivo)
      • Curso Presencial
      • Para sua empresa
      • (21) 3285-1036

      • (21) 97940-4170

      • [email protected]

      • Segunda a quinta - 9:00 às 21:00
        Sexta - 9:00 às 18:00
        Sábado - 9:00 às 13:00

      Centro de Aperfeicoamento da Voz Fala e Oratoria LTDA - CNPJ: 09.676.510/0001-58

      Aviso de Privacidade

      Trabalhe Conosco

      MADE WITH ❤ TUIUIÚ COMUNICAÇÃO

      Rolar para cima
      Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.Ok