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    Aprenda a Fazer Treinamentos Profissionais de Forma Eficiente

    Neste artigo, você vai entender como a comunicação é essencial para aplicar o conhecimento de forma efetiva e estabelecer uma conexão genuína que torna os treinamentos corporativos mais eficazes.
    • Foto de clubedafala clubedafala
    • 13 de junho de 2025
    • Técnicas de Apresentação
    treinamentos profissionais

    Realizar treinamentos profissionais é essencial para quem deseja formar times qualificados, desenvolver equipes e promover o crescimento das empresas. 

    E, para fazer treinamentos eficientes, é preciso planejar, comunicar com clareza e gerar impacto. 

    Os treinamentos proporcionam à empresa um ambiente de trabalho adaptável, flexível e pronto para qualquer mudança que possa surgir. 

    Neste artigo, iremos explorar como estruturar treinamentos profissionais que transformam o time, assim como a importância de desenvolver uma comunicação clara e objetiva para estabelecer uma ponte de conexão com os colaboradores. 

    Vamos lá? Siga a leitura!

    O Que São Treinamentos Profissionais/ Corporativos?

    De forma sucinta, treinamentos são atividades de desenvolvimento profissional para auxiliar com que funcionários sejam mais assertivos e eficazes em seu trabalho. 

    Além disso, treinamentos profissionais são importantes para ajudar os colaboradores a crescerem e aprimorar a qualidade do trabalho que está sendo realizado.

    Assim, eles são essenciais para promover melhorias nas empresas, podendo ser executado de diversas maneiras, como por exemplo, por meio de coaching, workshops, treinamentos técnicos, comportamentais, de habilidades, etc. 

    Eles são estruturados de forma que as empresas desenvolvam habilidades, conhecimentos e competências dos colaboradores, para que a empresa possa crescer como um todo, de forma individual ou coletiva. 

    Os treinamentos podem abranger diferentes tipos de conteúdos, por exemplo:

    • comunicação;
    • liderança;
    • gestão de tempo;
    • habilidades comportamentais;
    • tarefas específicas do setor;
    • apresentação de produtos e/ou serviços;
    • técnicas de negociação;
    • treinamento de departamento específico;
    • humanização do atendimento;
    • entre outros.

    Assim, eles podem ser divididos em três grupos: comportamental, técnico e de habilidades, sendo que a escolha de qual deles será utilizado dependerá da demanda interna da empresa no momento do treinamento. 

    💡Leia também: Como a Neurociência Pode Ajudar a Melhorar Suas Apresentações em Público

    Benefícios Dos Treinamentos Corporativos

    Treinamentos profissionais só tem a agregar para o time como um todo. Entre os principais benefícios, podemos destacar:

    • redução de erros operacionais e retrabalho;
    • maior produtividade;
    • alinhamento entre equipes;
    • desenvolvimento de competências;
    • fortalecimento da cultura organizacional; 
    • retenção de talentos;
    • colaboradores mais seguros
    • inovação e competitividade. 

    No entanto, se os treinamentos forem mal planejados, podem não cumprir o objetivo para que foram escolhidoss e assim resultar em perda de tempo e dinheiro, para quem treina e aprende.

    Por isso, é importante investir em conhecimento e também em uma comunicação clara e assertiva, para garantir que o treinamento seja útil para ambas as partes. 

    De Qual Forma Criar Treinamentos Profissionais Eficazes?

    Neste artigo, iremos criar um passo a passo que você poderá utilizar para realizar os seus treinamentos profissionais de forma que eles sejam úteis e proveitosos. 

    Existem alguns processos de exercício reconhecidos e certificados, sendo um deles certificado pela ISO 10.015, com etapas de Definição de Necessidades de Treinamento (LNT); Planejamento, Execução e Avaliação dos Resultados de Treinamento. 

    Há também o método de preparação de Donald Kirkpatrick, que mede a eficácia do procedimento de treinamento em quatro partes:

    • Avaliação de reação – documentar as reações dos colaboradores ao treinamento. Isso também é possível mediante o envio de perguntas após a sessão;
    • Avaliação de aprendizagem – pode ser feito mediante a aplicação de testes antes e depois do treinamento, de forma a medir o progresso;
    • Avaliação de comportamento – é um processo que leva tempo, afinal, é preciso analisar se a equipe treinada está colocando em prática o que aprendeu;
    • Avaliação de resultados – analise como as mudanças impactaram a empresa. 

    Abaixo, listamos ainda mais algumas orientações que podem te ajudar no processo de criar o seu próprio treinamento:

    Entenda as Necessidades do Seu Público

    Avalie, por meio de entrevistas, formulários, observações e análise de desempenho, quais são os problemas que o treinamento precisa resolver. 

    Verifique as competências que precisam ser desenvolvidas, bem como quem são os participantes e qual seu nível de conhecimento prévio. 

    Tenha em mente também o que a empresa deseja como resultado, isso é um fator importante para direcionar o treinamento para o objetivo que deseja alcançar. 

    Tenha um Propósito Claro e Definido

    Questione o que você deseja que os participantes saibam ao final do treinamento, e como você irá medir o resultado do mesmo. 

    Evite metas vagas e tenha objetivos claros, pois quanto mais específico você for, maior será a chance de preparar treinamentos profissionais que vão de encontro à necessidade do seu time. 

    Além disso, explique ao time o motivo pelo qual está recebendo a capacitação e o que a empresa espera dele em seguida, especialmente o motivo pelo qual as novas habilidades são importantes. 

    É necessário que eles saibam e consigam associar o vínculo entre o treinamento e a sua rotina de atividades, para que possam contribuir de forma mais assertiva e consciente com o seu trabalho. 

    Estruture o Treinamento com Início, Meio e Fim

    Após entender a necessidade do seu público e definir objetivos claros no treinamento, faça a estruturação dele com introdução, desenvolvimento e conclusão. 

    No início, explique o propósito do treinamento e crie conexão com as pessoas. Já no desenvolvimento, apresente os tópicos principais com exemplos práticos e, por último, revise os principais pontos e destaque como aplicá-los. 

    Você ainda pode usar o modelo 70-20-10, que consiste em aplicar o conteúdo da seguinte forma:

    • 70% de prática, com dinâmicas, estudo de caso e simulações;
    • 20% de aprendizagem social com discussões em grupo e troca de experiências;
    • 10% de teoria, com conceito, dados e explicações.

    Vale lembrar que essa alternância entre as formas de aplicar o conteúdo é importante porque ninguém absorve o conteúdo apenas ouvindo ou lendo. É preciso experimentar, discutir e refletir. 

    💡Leia também: 7 Dicas para Liderar Sua Primeira Reunião

    Comunicação: A Principal Aliada no Processo de Treinamento 


    Em treinamentos profissionais, não basta saber o conteúdo técnico: é preciso saber comunicar e conectar a mensagem, de forma que faça sentido para os participantes. 

    Isso significa falar na linguagem do público, adaptar exemplos ao contexto da empresa e garantir que haja espaço para interação, dúvidas e construção coletiva de conhecimento. 

    Quando o treinador domina o conteúdo, mas não sabe se comunicar com clareza ou empatia, o resultado pode gerar desinteresse do público, confusão e pouco aproveitamento. 

    Por outro lado, quando a comunicação é bem estruturada, de forma clara e direta, mesmo um tema complexo pode se tornar acessível e motivador. 

    Além disso, a conexão é outro ponto importante na comunicação. A maioria dos treinamentos corporativos falha não por falta de conteúdo, mas sim por conta da falta de conexão. 

    E isso só acontece quando o comunicador consegue gerar sentido na mente do outro, o que exige muito mais do que somente ‘’falar bem’’. 

    Além disso, a comunicação deve ser uma ferramenta para mudar comportamentos, seja para melhorar o atendimento, aprimorar a liderança, implementar novos processos ou fortalecer a cultura organizacional. 

    Assim, a comunicação deve ser persuasiva, inspiradora e respeitosa. Não adianta impor regras ou exigir mudanças: é preciso mostrar os motivos, envolver emocionalmente, provocar reflexões 

    A Comunicação em Diferentes Formatos e Contextos

    A comunicação deve se adaptar ao formato do treinamento. Por exemplo, se for presencial, a linguagem corporal e a conexão olho no olho fazem total diferença. 

    Já em uma capacitação online, a clareza da fala, a qualidade dos slides e a capacidade de manter o grupo atento ganham mais importância. 

    💡Leia também: Apresentação Online: 5 Estratégias Poderosas para Impressionar sua Audiência

    Chegamos ao final deste artigo, e esperamos que você tenha gostado das orientações para fazer treinamentos que verdadeiramente conectam e trazem mudanças. Se você gostou do conteúdo, nos siga também no Instagram, e receba dicas de comunicação diariamente. Até mais!

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