Lidar com uma pessoa arrogante, sem dúvida, não é uma tarefa agradável. Seja na nossa família, entre nossos amigos ou mesmo no ambiente de trabalho, conviver com alguém que tenha este perfil exige de nós uma capacidade acima da média, muita paciência e jogo de cintura.
Ainda mais se esta pessoa a que nos referimos estiver em um grau hierárquico acima de nós, a nossa missão torna-se ainda mais árdua. Com isso, a convivência exigirá que lancemos mão de muitas estratégias para que a vida não se torne um verdadeiro tormento.
Porém, precisamos considerar o contexto onde nós mesmos somos a pessoa arrogante. Aí é que o desafio se torna ainda mais complexo, pois precisamos, antes de qualquer coisa, identificar essa característica nas nossas ações, aceitar o fato e reconhecer que precisamos de mudança.
A partir disso é que começamos a construir um caminho mais leve, mais respeitoso e que torne o nosso dia a dia mais humano e pacífico. Percebe a importância deste tema? É sobre isso que vamos conversar hoje, fazendo identificações e sugerindo atitudes. Continue acompanhando aqui com a gente.
Qual o significado de arrogante?
Pessoas arrogantes estão em todos os lugares. E, quando elas convivem com a gente, só temos duas alternativas: aprender a lidar com elas ou ajudá-las a mudar este quadro. Além disso, como falamos antes, existe a possibilidade de esta característica ser nossa.
Desta forma, e de antemão, podemos considerar como arrogante aquele sujeito que se acha melhor do que todas as outras pessoas, que valoriza apenas os próprios feitos e que tenta diminuir ao máximo o brilho dos outros. É, pois, alguém que tem pouca – ou nenhuma – humildade.
E não para por aí: podemos, ainda, salientar que o arrogante tem uma fala agressiva, pouca (ou nenhuma) empatia, é soberbo, vaidoso, individualista, autoritário, e por aí vai… Em geral, as atitudes deste perfil de pessoa buscam a todo o tempo impor suas ideias e colocações.
Consequentemente, essa luta incessante por imposição gera um ambiente muito desconfortável e, na maioria dos casos, acaba por afastar as pessoas. Isso só não acontece quando o arrogante trabalha no mesmo lugar que a gente ou – pior ainda – é nosso gestor. O que fazer então? Pedir demissão?
Quando isso ocorre, existe uma dificuldade ainda maior de convivência, pois o respeito à opinião e ao posicionamento das pessoas praticamente inexiste. E, desta forma, como lidar com esta situação? Esse é um dos grandes questionamentos das pessoas que convivem com alguém arrogante.
Por este motivo, e antes que tratemos da luta para deixar de ser arrogante ou ajudar alguém que seja assim a mudar de atitude, é preciso saber identificar essa característica. Você consegue, com facilidade identificar este traço na conduta das pessoas? É o que vamos conversar no próximo tópico. Acompanhe.
Sinais que demonstram que alguém está sendo arrogante
Por mais que tenhamos na nossa cabeça algum conceito do que seja a arrogância, há o risco de a confundirmos com características como autoconfiança acima da média. Por isso, para te ajudar nesta identificação, separamos alguns sinais para que você faça esta diferenciação e identificação.
Além disso, como já mencionamos, é possível que nós mesmos tenhamos este perfil arrogante. Desta forma, esses pontos que destacamos a seguir podem estar na nossa conduta diária. Se for este o caso, é essencial que estejamos abertos para identificar, assumir e empreender todas as mudanças necessárias.
Veja, então, alguns pontos de demonstram que alguém é (ou está sendo) arrogante:
SER MELHOR DO QUE AS OUTRAS PESSOAS – o arrogante acredita firmemente ser melhor do que todas as demais pessoas em simplesmente tudo. E isso acontece em qualquer situação. Ele se acha mais bonito, mais inteligente, mais capaz. A empatia passa longe deste tipo de pessoa.
E não é só isso. Pessoas que têm este perfil se consideram as únicas que emitem opiniões corretas, que conseguem desempenhar papéis importantes e que têm o poder de resolver qualquer tipo de situação. Ou seja, na ótica delas, simplesmente não existe ninguém que seja igual ou superior.
- MUITO EXTROVERTIDA – a pessoa arrogante gosta de ser sempre percebida nos ambientes em que transita; uma de suas metas é ser o centro das atenções. Para alcançar isso, são bastante extrovertidas (mas é preciso tomar muito cuidado porque nem sempre este é um sinal de arrogância).
- Para ajudar nesta diferenciação, devemos considerar que o extrovertido arrogante acha que está sempre com a razão, que somente as opiniões dele é que são as corretas e que o posicionamento dos outros não está à altura dos dele
- INTERROMPE CONSTANTEMENTE – esta é uma tentativa se esvaziar e tirar o foco das outras pessoas. Os holofotes devem estar sempre voltados para o arrogante, pois sente uma grande necessidade de que suas opiniões sejam vistas, percebidas e aceitas.
- Neste contexto, mesmo que a opinião do arrogante não seja lá essas coisas (e mesmo que ele saiba disso), não consegue se conter e precisa a todo custo externar o que pensa e tenta incessantemente que isto seja visto como o melhor de todos os posicionamentos.
- OFENSAS – a fala agressiva é um traço sempre presente na conduta de um arrogante. Isso acaba fazendo com que ofendam as pessoas. Consequentemente, são autoritários, impositivos e ávidos pelo sentimento de superioridade.
Por isso, entendem que a maneira de se sentirem maiores e melhores que as pessoas é buscando a todo o tempo diminuir ao máximo todos os outros. O gasto de energia de um arrogante é enorme porque passam o dia em busca de reconhecimento; fazem disso a meta de vida.
- O CENTRO DAS ATENÇÕES – ela realmente acredita que é o centro das atenções. E, ao primeiro sinal de que isso não está acontecendo, começa a empreender ações e situações que a levem para o mais alto degrau de importância.
- Seja com uma fala agressiva, com a negação de todas as opiniões e posicionamentos alheios, com palavras que diminuam as pessoas, enfim, todas as condutas se moldam com a intenção de estar sempre em estado de superioridade e exposição.
- NÃO SABE LIDAR COM O DIFERENTE – em casa, entre os amigos ou no ambiente de trabalho, o que mais encontramos são pessoas totalmente diferentes de nós. E esta situação exige que saibamos compreender este fato, respeitar as diferenças e criar um ambiente propício e harmônico.
Todavia, o arrogante não consegue ficar em paz quando se depara com opiniões diferentes das dele e com posicionamentos diversos. Desta forma, você pode imaginar como é difícil trabalhar em equipe com este perfil de pessoa. O constrangimento está sempre presente.
Conheça algumas maneiras de lidar com uma pessoa arrogante
O ideal seria que conseguíssemos sempre mudar esta conduta nos outros. Porém, a mudança não depende exclusivamente de nós, mas da vontade de superação da própria pessoa. Por isso, precisamos nos preparar e aprender a lidar com isso, na tentativa de amenizar e criar um ambiente mais ameno.
Neste sentido, veja a seguir algumas formas de conviver com estas pessoas:
1 – Procure ao máximo não discutir com um arrogante, pois é exatamente isso que ele quer para te desestruturar e se sentir superior. A busca por confrontos faz parte das ações empreendidas a todo o tempo. Por isso, não dê a este tipo de perfil o que ele deseja.
2 – Busque ser autoconfiante. Quando conseguimos estar seguros com as nossas opiniões e capacidades conseguimos, de certa maneira, nos blindar contra as tentativas de disputa de alguém que seja arrogante. Confie na sua capacidade e não se deixe abalar pelos ataques.
3 – Evite discordar, pois essa ação aumentará ainda mais a necessidade do arrogante de provar a todo o custo que ele está certo e, você, equivocado. É claro que existirão situações em que este embate será inevitável. Mas, sempre que possível, procure não perder tempo com esta situação.
4 – A pessoa arrogante está sempre provocando os outros. Seja com uma fala agressiva, com gestos de superioridade ou mesmo com provocações. A meta sempre é massagear o ego, sentir-se mais importante e sempre com a razão. Não caia nesta armadilha.
5 – Quem é arrogante procura sempre intimidar as pessoas, diminuindo-as e fazendo com que percam a força e se deixem levar. O autoritarismo está sempre presente neste intuito de diminuir alguém para se sentir acima dos outros. Por isso, procure não dar importância para isso e siga o seu caminho.
Você é arrogante? Veja agora como deixar esta postura para trás
Existem maneiras muito eficientes para deixar de lado a postura arrogante. Ela não serve para nada em sua vida e só impede que você conviva em ambientes saudáveis, faça amizades e tenha respeito pelos outros. Para te ajudar, separamos três dicas que vão tirar a arrogância do seu caminho. Tome nota:
DICA 1 – Considere o ponto de vista das pessoas. Isso é fundamental porque, além de você valorizar e dar importância para os outros, abre caminho para uma relação mais saudável. Além disso, precisamos ter sempre em mente que não chegaremos a lugar algum pisando nas pessoas.
Quem age desta forma, só atrai inimizades e está sempre em estado de alerta. Desta maneira, considere a possibilidade de aprender com a opinião dos outros e que isso pode te fazer crescer muito mais do que quando tenta diminuir os outros para se sentir grande e importante.
DICA 2 – Dê crédito e reconheça o valor e a vitória das pessoas. Precisamos sempre nos lembrar de que ninguém vive ou conquista nada sozinho. Estamos em sociedade e as nossas ações depende e também influenciam as outras pessoas.
Não caia no erro de achar que “você se basta”. Isso só vai te afundar e fazer com que se isole e perca espaço nos ambientes em que transita. Seja você um gestor ou mesmo um colaborador, procure sempre valorizar os outros. Quando agir assim, vai colher os melhores frutos; tenha certeza disso.
DICA 3 – Aprenda a ouvir as pessoas. Não seja mais aquele tipo de gente que fala sem parar, que interrompe os outros quando estes estão desenvolvendo uma ideia. A escuta ativa, além de conquistar a todos, permite que você aprenda e verifique que há possibilidades diferentes das que você imagina.
E mais: não aja, de maneira alguma, como as pessoas que já querem dar uma resposta antes mesmo de o outro terminar de falar. Aprenda a fazer pausas, a ponderar e analisar as opiniões dos outros. É dessa forma que você afastará de vez a arrogância dos seus dias. Faça isso e seja mais feliz.
Veja como a Oratória pode mudar – para melhor – a vida de uma pessoa arrogante
Não poderíamos encerrar esta conversa sem compartilhar com você uma grande opção para mudar este status de pessoa arrogante que carrega há tempos. Por isso, queremos te apresentar o Clube da Fala. Estamos no mercado há anos ajudando pessoas com diferentes necessidades de comunicação.
E, no caso da arrogância, a Oratória tem um papel primordial na luta pela superação deste perfil. Isso se explica porque a arte de falar com qualidade traz para a nossa vida uma série de itens que são essenciais para deixarmos de lado a postura de que não existe nada melhor e mais capaz do que nós mesmos:
– Autoconhecimento – quando investimos em um curso de Oratória do Clube da Fala, conseguimos nos conhecer a fundo. E, com isso, temos a possibilidade de identificar nossas potencialidades e fraquezas (isso mostra que sempre haverá alguém melhor e mais forte do que nós em algum quesito).
– Empatia – essa é uma das características mais buscadas e mais difíceis de serem alcançadas. Isso porque a sociedade atual sente uma grande dificuldade de se colocar no lugar dos outros. Mas com o nosso curso de Oratória, aprendemos a olhar a vida segundo a ótica de outra pessoa.
– Segurança e confiança – a Oratória permite com que nos sintamos mais seguros. Com isso, conseguimos viver em paz e sem a necessidade de tentar diminuir as pessoas para que estejamos certos da nossa importância no ambiente em que vivemos.
Enfim, agora que você já sabe o quão ruim é ser arrogante ou conviver com alguém que tenha este perfil, é hora de arregaçar as mangas e investir em uma formação que vai mudar a sua imagem e te ajudar a viver com mais leveza e segurança. Entre em contato com a gente para agendar uma visita.
6 Comentários
Muito bom , com uma explicação clara para entender. Amei
Ficamos muito felizes em saber que você gostou do conteúdo! Seu feedback nos motiva a continuar trazendo conteúdos que realmente fazem a diferença. ❤
Ótimo gostei do conteudo
Que bom que você gostou e aprendeu com o conteúdo! Agradecemos pelo feedback! ❤️
muito bom gostei aprendi muito
Ficamos contentes em saber que o conteúdo foi útil e que você aprendeu muito. Agradecemos pelo feedback!❤️