É fato que as histórias têm o poder de nos sensibilizar, de nos mover e de nos fazer acreditar em alguma ideia. Lamentavelmente, diversas empresas, no entanto, ainda utilizam o modelo tradicional para passar as suas mensagens, regras e normas. Um exemplo disso é aquela apresentação quilométrica, com muitos slides e, muitas vezes, com parágrafos de textos muito longos, que certamente não ficam na memória do funcionário.
Essa é uma formalidade excessiva e fria que acaba causando distanciamento entre as pessoas, em vez de aproximá-las — que deve ser o papel de uma boa comunicação. É por essa razão que, por mais que a prática do storytelling não seja considerada novidade, ela é inovadora quando se trata de otimizar a comunicação no ambiente de trabalho, criando interesse, engajamento e conexões reais.
No entanto, você sabe o que é a prática do storytelling? Continue a leitura e compreenda tudo sobre o assunto!
O que é storytelling e como é possível identificá-lo em diferentes meios de comunicação?
Storytelling é uma estratégia utilizada para comunicar uma mensagem, ideia ou evento, por meio de imagens, palavras e sons criativos. Se você conta uma história verdadeira, sua mensagem é identificada como autêntica. Do mesmo modo que eventos ao vivo conseguem ter visualizações e compartilhamentos, o seu conteúdo impactará mais pessoas, aumentando muito a sua credibilidade.
Isso quer dizer que, quando você cria um material para os seus consumidores direcionado a um blog, por exemplo, pode utilizar histórias para se conectar de modo mais profundo com os seus leitores. Para que você possa compreender melhor, vamos imaginar a seguinte situação: ao produzir um conteúdo, você poderia usar imagens importantes e que atraem o interesse dos seus leitores, transformando o documento em algo mais rico e atrativo.
Já no caso de podcasts, é possível utilizar músicas e sons que causam emoções. E, para criar um vídeo, você pode fazer uso de imagens, palavras e sons. Logo, não é de se espantar que artigos com informações mais visuais fazem com que haja mais compartilhamentos no Facebook do que outra modalidade de conteúdo.
Como o ato de contar histórias para passar uma mensagem é altamente eficiente?
O fato é que o ato de contar histórias pode auxiliá-lo a se comunicar melhor em qualquer instante da sua vida, porém, principalmente, em apresentações, sendo elas feitas em vídeo ou presencialmente. Além disso, nesse cenário de isolamento social, vem ocorrendo um aumento do consumo de palestras e vídeos online. Isso faz com que esse tipo de estratégia ganhe muito mais destaque na comunicação.
Dessa forma, o storytelling é um elemento essencial para que seja possível conseguir transmitir a sua mensagem com sucesso. A verdade é que uma boa narrativa pode quebrar paradigmas. Certamente, você já deve ter percebido que, hoje em dia, poucas pessoas de fato leem o que está escrito. Elas apenas “correm os olhos” e já vão para o próximo assunto.
E é por essa razão que uma história contada de modo objetivo, simples e com interação com o público pode ter muito mais sucesso e trazer melhores resultados em seu negócio, por exemplo. Para se ter uma ideia, um storytelling bem produzido pode fazer o tráfego do seu site crescer muito, dando mais crédito ao que você publica.
Como é possível inserir essa técnica em suas apresentações corporativas?
Primeiramente, é preciso definir qual é o público que você deseja atingir para, depois disso, escolher a informação que se quer passar e a linguagem que precisa ser utilizada. Logo, podemos separar o termo “storytelling” em “story” — a informação em si — e “telling” — a estrutura da mensagem. Caso você não consiga organizar uma narrativa que cause impacto e também que mova quem a está ouvindo, não adiantará nada ter uma história interessante para narrar.
Na própria estrutura, é necessário, ainda, ficar atento a princípios básicos, como os personagens, o ambiente, a mensagem e o conflito. Apesar de existirem técnicas para formar uma narrativa de modo envolvente, os componentes do storytelling precisam representar o seu público, a fim de realizar uma comunicação acertada e cativante.
É possível incluir o storytelling em sua empresa de vários modos, considerando a intenção da instituição ou os diferentes objetivos de cada área. O recurso também é uma ótima alternativa, por exemplo, para uma equipe de venda que deve bater as suas metas e otimizar o relacionamento com o cliente.
Para tal, não foque muito as ações promocionais, mas, sim, as histórias que motivam, inspiram e fazem pensar. No caso da gestão de pessoas, um gestor que queira avaliar e recompensar os funcionários, oferecendo feedback, deve desenvolver uma mentalidade narrativa.
A aplicação
Você pode transmitir as lições aprendidas por meio de histórias, em vez de apontar ou somente chamar a atenção, pois essa ação proporciona muito mais significado e possibilita a conexão dos colaboradores com as suas emoções. Outro modo de passar a experiência e o conhecimento adiante é documentando-os e transformando-os em narrativas, seja em forma de livro, seja em forma de blog, seja em forma de vídeo.
Além disso, caso você queira motivar e ter reuniões estratégicas com as suas equipes e também otimizar o desempenho em palestras e convenções, pode fazer toda a diferença utilizar as estratégias de storytelling. Por exemplo, por meio de um processo de educação corporativa, utilizando histórias, é viável mostrar as dificuldades, expondo a sua vulnerabilidade e se conectando com os colaboradores por meio de uma voz comum.
A verdade é que, mesmo durante a crise que estamos vivendo, trazida pelo novo coronavírus, saber como transmitir as suas mensagens e também como engajar quem as está recebendo é fundamental para conseguir manter as pessoas motivadas e alinhadas ao objetivo do negócio.
A quarentena pode ser favorável nessa questão, por oferecer a possibilidade de assistir a mais vídeos e procurar mais referências para a disseminação da prática do storytelling. A verdade é que não há limites: objetivos, metas, planos e políticas da organização podem ser todos transformados em uma ótima narrativa.
Por fim, essa medida possibilita uma comunicação muito mais acertada, que vai fazer com que a pessoa que está recebendo a mensagem preste atenção até o fim da transmissão e fique refletindo sobre o tema por um período de tempo maior. Por isso, o storytelling é presente em quase todas as aulas do Clube da Fala.
Agora que você já sabe o que é o conceito e quais os principais modos de colocar a estratégia em ação, é o momento de utilizar a prática do storytelling na sua realidade diária.
Viu como o uso desse recurso auxilia na comunicação? Então, aproveite para ler também “Entonação na comunicação: como melhorar para ter mais credibilidade?” e saber mais sobre o assunto!
2 Comentários
Boa noite!
Sou Professor da educações básica e quero me aprimorar tanto nas aulas regulares quanto em vídeo-aula.
Bom dia Luiz, tudo bem?
No Clube da Fala nós temos cursos regulares online e ao vivo, onde trabalhamos a exposição em vídeos. Ao preencher o formulário, um dos nossos consultores poderá entrar em contato com você e explicar melhor nossa metodologia: http://www.clubedafala.com.br/cursos/curso-de-oratoria-presencial/