Como perder a vergonha de gravar vídeos? Confira 4 dicas!

4 dicas para perder a vergonha de gravar vídeos

O conteúdo em vídeo é um dos mais consumidos na atualidade. No entanto, para garantir gravações atraentes para o seu público, alguns fatores merecem atenção. Um deles é a timidez, que muitas vezes pode prejudicar o trabalho. Mas como perder a vergonha de gravar vídeos e ser mais articulado durante as sessões?

Para resolver essa questão, o passo principal é o treino. A prática garante mais desenvoltura e segurança, e só com o tempo, seus vídeos ganharão qualidade. No entanto, é essencial trabalhar a timidez antes de aparecer na internet — o que também vai depender de tempo.

O fato é que para começar a gravar conteúdos de qualidade, perder a vergonha de gravar vídeos é essencial. A partir daí tudo ficará mais simples e natural, e suas falas fluirão mais facilmente. Quer saber mais como perder a vergonha de gravar vídeos? Continue a leitura e confira!

1. Domine o conteúdo

Ter domínio sobre determinado conteúdo contribui bastante para que seus vídeos sejam fluidos e com muito assunto a ser exposto. Além disso, o conhecimento sobre o tema garante mais segurança — o que pode conferir mais naturalidade nas gravações.

Isso ocorre mesmo com pessoas mais tímidas, porque quando falamos sobre algo do qual temos pleno conhecimento, a vergonha perde um pouco de sua força, dando espaço para uma postura em frente à câmera mais segura e decidida — que é o que as pessoas buscam ao assistir um vídeo.

Para começar a gravar seus vídeos, verifique as pautas selecionadas e veja se estão alinhadas ao conteúdo e ao que, de fato, você quer compartilhar com o seu público.

2. Comece fazendo muitas gravações apenas para treinar

Como diz o ditado, a prática leva à perfeição, então a dica é praticar muito. Além disso, gravar muitos vídeos-testes permitirá que você se familiarize com o formato, ajudando a perder aquela timidez inicial e garantindo mais experiência e desenvoltura.

Estes ensaios servirão para que você avalie suas performances, definindo tudo que precisará ser aprimorado nos próximos trabalhos.

3. Crie uma estrutura de ideias

Esquematize um roteiro para seus vídeos, como se fossem filmes de curta-metragem. Isso torna tudo mais organizado, mais simples e fácil de transmitir a mensagem que você deseja passar.

Nesse roteiro, você pode esquematizar tudo que deve ser falado na parte inicial do vídeo, como uma pequena introdução do que será explanado. Depois, o que será falado no desenvolvimento, como uma análise de algum produto, exposição de argumentos, entre outros.

Se você se empenhar e caprichar nesse roteiro, certamente, na hora da gravação haverá mais segurança para gravar — visto que, muitas vezes, o nervosismo fica por conta de ser algo novo e desconhecido. Com o tempo e a prática, a vergonha passa e a segurança reina absoluta.

4. Aprenda a fazer edições

Se você deseja se dedicar a esse formato de conteúdo, saber editar pode ajudar bastante a perder a vergonha de gravar vídeos. Isso porque você vai passar a entender o que envolve essa fase da produção e ter conhecimento do que pode ser retirado e acrescentado ao vídeo.

Como você conferiu neste conteúdo, perder a vergonha de gravar vídeos pode levar algum tempo, mas, se você seguir nossas dicas, verá que em breve vai se sentir com mais segurança e quando menos esperar, passará a publicar suas gravações. Boa sorte!

Curtiu o nosso post? Aproveite para ler outro conteúdo muito interessante que fala sobre nossas crenças limitantes!

divulgue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *