Ir para o conteúdo
  • SOBRE NÓS
    • Nossa História
    • Clientes e Parceiros
    • Cases de Sucesso
    • Depoimentos
  • Nossas Soluções
    • Curso Online (ao vivo)
    • Curso Presencial
    • Cursos para Empresas
  • Conteúdo Gratuito
  • Blog
  • Contato
  • SOBRE NÓS
    • Nossa História
    • Clientes e Parceiros
    • Cases de Sucesso
    • Depoimentos
  • Nossas Soluções
    • Curso Online (ao vivo)
    • Curso Presencial
    • Cursos para Empresas
  • Conteúdo Gratuito
  • Blog
  • Contato
Edit Content
    Sobre nós
    Nossa História
    Clientes e Parceiros
    Cases de Sucesso
    Depoimentos
    Nossas Soluções
    Curso Online
    AO VIVO
    Curso Presencial
    Cursos para Empresas
    Conteúdo Gratuito
    Blog
    Contato
    FALE COM UM CONSULTOR
    • (21) 3285-1036
    • (21) 97940-4170
    • [email protected]
    FALE COM UM CONSULTOR
    blog

    Entenda como fazer rapport de maneira adequada

    • Foto de clubedafala clubedafala
    • 18 de fevereiro de 2021
    • Persuasão e Vendas
    como fazer rapport

    Você sabe como fazer rapport? Já ouviu falar nessa habilidade essencial para criar um clima de coleguismo e confiança entre as pessoas em diversos ambientes, como nos corporativos, na vida pessoal, nas relações de liderança etc.?

    Trata-se, resumidamente, da capacidade de fazer o outro sentir que você o entende e existe muito em comum entre os dois. É extremamente necessário para a formação de ambientes saudáveis em que impera uma comunicação eficaz, já que ao praticá-lo virá à tona sensações, como confiança e empatia, essenciais para uma boa relação.

    Neste artigo, vamos mostrar que o rapport é uma habilidade importante no dia a dia que pode ser desenvolvida para melhorar a relação entre as pessoas nas mais variadas situações. Continue a leitura e confira!

    O que é rapport?

    Rapport é um vocábulo de origem francesa (rapporter) que quer dizer “criar uma relação”. Na verdade, é um conceito utilizado na psicologia, que designa a técnica de formar uma ligação de empatia com o interlocutor — para que a comunicação flua mais facilmente.

    Podemos definir rapport como um elo de confiança e empatia que se instala entre as pessoas no momento da comunicação. Na verdade, é algo bem agradável e prazeroso em qualquer situação, podendo ser aplicado no trabalho, na relação com colegas, com os colaboradores etc.

    Rapport é uma habilidade que nos permite entrar no mundo do outro com o qual estamos nos comunicando, fazendo com que ele perceba laços em comum.

    Como fazer rapport?

    Veja como empregar o rapport na comunicação com as pessoas e garantir uma conexão eficaz.

    Linguagem corporal

    Para aplicá-lo na comunicação corporal, imite, de modo discreto, os movimentos, expressões faciais e gestos da pessoa com quem você está se comunicando. Exemplo disso, seria interagir com o seu ouvinte ou interlocutor, acompanhando os seus movimentos, imitando-os sem muito exagero.

    Tom de voz e fala

    Observe bem o volume, entonação e ritmo da fala do outro. Por exemplo, se a pessoa fala suavemente e devagar, retribua o diálogo sempre no mesmo tom e volume de voz. Isso torna a comunicação tranquila e agradável.

    Humor e emoções

    Se a pessoa com a qual você está se comunicando apresenta um bom humor, vá no mesmo ritmo, assim haverá uma identificação na conversa que se tornará bem mais agradável. Ao mesmo tempo, se a pessoa estiver indignada com alguma coisa, demonstre o mesmo sentimento, essa sua reação mostra que você se preocupa com o que ela está sentindo, é a empatia que começa a surgir.

    Respiração

    Até a respiração pode fazer diferença, por isso mantenha um diálogo com um fluxo respiratório igual ao do seu interlocutor, se ele respirar calmamente, faça o mesmo.

    Entre no mundo da pessoa

    Essa é a técnica mais importante no rapport. Aí que entra o que é mais observado nessa habilidade, a empatia. Você precisa realmente se interessar pelo o que a outra pessoa tem a dizer e ouvi-la com paciência, é essencial demonstrar esse comprometimento.

    Olhar nos olhos

    É uma caraterística fundamental que demonstra a atenção pelo que o outro tem a dizer. Olhar nos olhos exprime interesse e seriedade no diálogo e no que o outro está tentando expor — demonstra comprometimento na conversa.

    Como você conferiu neste conteúdo sobre como fazer rapport, tal habilidade é algo que flui naturalmente para muitas pessoas. Trata-se de uma forma de criar uma ligação de respeito e confiança com outros indivíduos de maneira espontânea.

    No Clube da Fala utilizamos o rapport em todos os cursos presenciais e on-line ao ensinarmos técnicas teatrais, de improvisação,  vendas, negociações, apresentações, Comunicação Não Violenta e argumentação sob pressão. Transformamos a comunicação dos nossos alunos com muitas técnicas e práticas inovadoras!

    Gostou do post? Compartilhe, então, nas suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem também esse método de comunicação que gera muita empatia nos ambientes e situações da vida!

    Compartilhe:

    Assine nossa Newsletter

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email
    Assinar agora!

    Nos conte o que achou Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Categorias

      • Argumentação Sob Pressão
      • Autoconhecimento
      • Comunicação não-violenta
      • Conteúdos
      • Controle do Medo
      • Cursos
      • Dicas
      • Exposição em vídeos
      • Expressões corporais e faciais
      • Fala
      • Fonoaudiologia
      • Improviso
      • Liderança
      • Linguagem verbal
      • Marketing Pessoal
      • Notícias
      • Oratória
      • Perfil Comportamental DISC
      • Persuasão e Vendas
      • Psicologia Positiva
      • Técnicas de Apresentação
      • Voz
      Mais do Clube

      Veja também

      Aprenda a Expressar Opiniões com Clareza e Segurança

      Vença a Insegurança de Gravar Vídeos para o Digital

      Vença a Insegurança de Gravar Vídeos para o Digital

      Como Transmitir Segurança ao Falar

      Como Transmitir Segurança ao Falar

      treinamentos profissionais

      Aprenda a Fazer Treinamentos Profissionais de Forma Eficiente

      Quer fazer nosso
      curso de oratória?
      Saiba mais informações sobre nossos treinamentos.
      Falar com um consultor
      Edit Template

      Assine nossa Newsletter

      Facebook-f Instagram Linkedin Youtube Tiktok

      Sobre nós

      • História
      • Clientes e Parceiros
      • Cases de Sucesso
      • Conteúdos Gratuitos
      • Blog Clube da Fala
      • Fale conosco

      Soluções

      • Curso Online (ao vivo)
      • Curso Presencial
      • Para sua empresa
      • (21) 3285-1036

      • (21) 97940-4170

      • [email protected]

      • Segunda a quinta - 9:00 às 21:00
        Sexta - 9:00 às 18:00
        Sábado - 9:00 às 13:00

      Centro de Aperfeicoamento da Voz Fala e Oratoria LTDA - CNPJ: 09.676.510/0001-58

      Aviso de Privacidade

      Trabalhe Conosco

      MADE WITH ❤ TUIUIÚ COMUNICAÇÃO

      Rolar para cima
      Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.Ok