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    Reunião de apresentação de resultados: o que não pode faltar?

    • Foto de clubedafala clubedafala
    • 17 de julho de 2023
    • Liderança
    apresentação de resultados

    A conclusão do trabalho de uma equipe é formada pela competência dos colaboradores e pela boa gestão. A apresentação dos resultados da empresa motiva os envolvidos e aponta falhas que podem ser melhoradas, isto é, pode ser uma oportunidade para alinhar expectativas e necessidades.

    Neste contexto, a reunião é um momento oportuno para engajar os colaboradores, fechando ciclos e iniciando novas estratégias. Por isso, a apresentação de resultados precisa ser clara e objetiva, para que não fiquem dúvidas a respeito dos dados.

    Percebe, então, como mostrar resultados pode ser uma ótima oportunidade para expor toda a sua capacidade e construir uma imagem sólida de você enquanto profissional? Por isso, neste artigo, você vai aprender a montar uma apresentação de resultados eficiente.

    Com as dicas, será possível demonstrar metas, ganhos, deficiências da equipe ou qualquer outra informação para que os colaboradores e a empresa visualizem como estão sendo os desfechos de todos os esforços. Continue a leitura e aproveite.

    O que é uma apresentação de resultados?

    No meio profissional, a apresentação de resultados é uma ação cada dia mais presente e importante para as metas da empresa e para a demonstração do desempenho das equipes de trabalho. Trata-se, na prática, de uma estratégia de exposição de resultados em um período determinado.

    Todavia, quando estamos tratando de apresentação de resultados, precisamos ter sempre em mente que não basta simplesmente mostrar se as metas foram ou não alcançadas. Se fosse apenas isso, não despertaria o interesse dos presentes. 

    Dessa forma, é fundamental utilizar de maneira correta todos os resultados tecnológicos e visuais para transformar a apresentação em um momento capaz de engajar, identificar evoluções e fortalecer desafios e missões que estão por vir.

    Veja quais são os tipos de resultados para a sua apresentação

    Agora que você já sabe o que é uma apresentação de resultados e a importância desta estratégia para a evolução dos processos de uma empresa, bem como de todos os envolvidos, é essencial que também tenha ciência dos tipos de resultados que podem ser apresentados.

    Desta forma, nunca se esqueça de que o tipo de resultado que você vai expor na sua apresentação tem ligação direta com a meta do encontro. Sendo assim, veja algumas opções:

    1. Resultado por produto ou serviço – mostra o desempenho alcançado por um determinado produto ou serviço.
    2. Resultados gerais – expõem o desempenho da empresa de maneira geral. Para isso, trabalham geralmente com lucro, receita, grau de satisfação dos clientes, entre outros. 
    3. Resultados em gráficos – demonstração de qualquer tipo de resultado com o auxílio de um gráfico. Este tipo de abordagem expõe melhor o que foi alcançado.
    4. Resultados por regiões – este tipo de demonstração ocorre apenas nos casos em que a empresa atua em diversas regiões, com muitas matrizes, filiais e unidades.

    Como montar uma apresentação de resultados do zero?

    A construção de uma apresentação de resultados, em algumas oportunidades, pode parecer um processo entediante e frio. Todavia, na prática, tem se mostrado o resultado eficiente de uma estratégia cada dia mais profissional. Desta forma, fique atento às informações que não podem passar despercebidas:

    1 – Tome cuidado com a apresentação audiovisual

    O suporte audiovisual é importante para ajudar a demonstrar os dados e fazer comparações. O material de apoio otimiza o tempo, organiza a apresentação de resultados, prende a atenção das pessoas, desperta o interesse e torna a reunião menos cansativa.

    Desta forma, para uma apresentação eficaz, aposte na simplicidade. O material deve conter apenas dados e gráficos para ilustrar as informações e palavras-chave para guiar a sua Oratória. O uso excessivo do audiovisual pode poluir demais a visão das pessoas.

    Além disso, não coloque textos longos. Tenha sempre em mente a função de suporte dos slides. Use cores sóbrias, textos curtos e títulos atrativos. As pessoas presentes devem focar no que você está falando, porque é a sua boa oratória que vai prender a atenção dos ouvintes e levar informação.

    2 – Organize os dados

    Há informações de resultados que precisam ser visualizadas para maior entendimento do grupo. Para montar, faça uma análise dos indicadores relacionados aos objetivos e que dão ênfase ao resultado. Com tabelas e gráficos, os participantes conseguem ver o que está sendo dito.

    Siga uma ordem cronológica e dê continuidade lógica e sequencial aos slides, organizando com começo, meio e fim. No início, faça uma introdução do tema e explique os indicadores escolhidos para acompanhar o resultado. Conte a razão de escolha desses indicadores e explique a importância do que será mostrado.

    Feito isso, inicie a apresentação de resultados propriamente dita. Vá passando os slides enquanto explica e fala sobre os índices. Crie os gráficos por meio do Excel, identificando quais foram os parâmetros usados para que fosse possível chegar aonde se chegou.

    3 – Faça a apresentação dos resultados

    O suporte é importante, mas o fundamental é a postura do gestor durante a apresentação. É por meio de comunicação verbal, entonação, gestos e a forma como ele vai conduzir a reunião que as impressões serão formadas. Isso significa dizer que o comunicador é tão importante quanto os números.

    Sendo assim, procure falar sempre com clareza e firmeza, use as pausas necessárias, tenha confiança no seu potencial e transmita toda segurança que a equipe precisa. Mesmo sob pressão, mantenha a tranquilidade até o fim da apresentação.

    O que não pode faltar na sua apresentação de resultados?

    Se você chegou até aqui, com certeza já sabe que a apresentação de resultados é uma das fases mais ricas e importantes do desempenho profissional. Através dela, você valoriza o seu trabalho, o desempenho da equipe e as metas alcançadas. No entanto, tudo isso só é possível através de uma Oratória de qualidade.

    E, considerando este contexto, não há nada melhor para você do que investir em um curso de Oratória do Clube da Fala para lapidar toda a sua capacidade de interagir, falar com eloquência e chamar a atenção do seu público. Desta forma, as suas reuniões de apresentação de resultados se tornarão uma verdadeira oportunidade de você interagir, se conectar, se aproximar do seu público e evoluir na carreira. Para tornar isso possível, entre em contato com a gente.



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