como desenvolver autoconfiança

Como desenvolver autoconfiança e ser bem-sucedido?

Você sabia que a autoconfiança pode ser entendida como a habilidade que a pessoa tem de crer que está preparada para fazer algo, sentindo-se segura e à vontade? Esse conceito está intimamente ligado à comunicação não verbal e, por isso, não é tão difícil perceber quando alguém demonstra ser inseguro: a postura, o olhar e os gestos podem evidenciar a falta de segurança . Mas como desenvolver autoconfiança? Isso é possível? Sim, é.

Neste post, nós listamos algumas dicas simples, mas que vão ser bem úteis nesse sentido. Afinal, um indivíduo autoconfiante tem mais chances de se destacar profissionalmente e de construir uma carreira de sucesso, pois não tem medo de encarar novidades e desafios.

Continue a leitura e veja o que você deve fazer para desenvolver a autoconfiança e ser realmente bem-sucedido, tanto na vida profissional quanto na pessoal!

Tenha atitudes positivas

Nem sempre é fácil — ainda mais quando as coisas parecem não estar dando muito certo —, porém, assumir uma atitude positiva, mesmo frente às adversidades, é essencial para desenvolver a autoconfiança. Se algo vai mal ou parece não saindo como você gostaria, procure sempre enxergar o lado bom da situação.

Ainda que, no fim das contas, o resultado não seja tão satisfatório quanto você esperava, com certeza será possível aprender com a situação ou aperfeiçoar algum ponto que tenha se mostrado falho.

O foco não é no que acontece com você, mas sim na forma como reage em relação ao que acontece. Adotar e manter atitudes positivas são ações que, sem dúvida, vão contribuir para o desenvolvimento da autoconfiança.

Não se compare com os outros

Cada pessoa é única. Simples assim. Por isso, se comparar com os outros não é uma atitude útil ou positiva. Pelo contrário, pode gerar — ou aumentar — a insatisfação em relação a você e à sua vida ou, ainda, despertar a inveja.

Se outro indivíduo demonstra ter mais habilidade para falar em público e liderar uma equipe, por exemplo, você pode observar a maneira como ele age para incorpor ao seu processo de desenvolvimento. Assim, tenha o outro como um modelo a ser seguido no que diz respeito aos pontos que você ainda precisa aperfeiçoar, mas não faça comparações.

Cada um vive uma determinada realidade e busca concretizar seus sonhos e alcançar seus objetivos, e isso não se trata de uma competição.

Cuide de sua mente e de seu corpo

Quando a mente e o corpo estão em sintonia e saudáveis, a autoconfiança tende a aumentar. Uma mente tranquila é fundamental para o bem-estar do indivíduo, que vai conviver de modo mais harmônico, tanto com os familiares e amigos quanto com os colegas de trabalho. Pessoas que exercem função de liderança, em especial, precisam de equilíbrio para que possam orientar adequadamente os membros de sua equipe.

O corpo também demanda atenção. Adotar hábitos saudáveis — como praticar exercícios físicos, dormir bem e manter uma dieta balanceada — é uma forma de desenvolver a autoconfiança. Quando a pessoa está bem, fisicamente, e se sente satisfeita com sua própria imagem, consegue demonstrar isso por meio de sua postura. Aliás, como já foi colocado, a autoconfiança está muito ligada à comunicação não verbal. Assim, não deixe os cuidados com a mente e com o corpo em segundo plano.

Viva novas experiências

Quando alguém se vê em uma situação diferente da habitual, normalmente se sente inseguro e desconfortável. Isso é absolutamente normal, pois experiências novas, que saem da rotina, podem ser assustadoras e gerar um pouco de estresse. Contudo, quando se fala em como desenvolver autoconfiança, essas mesmas experiências podem ajudar — e muito.

Conhecer pessoas e estar em contato com ideias e culturas diversas, obter conhecimentos em áreas, muitas vezes, bem diferentes daquela em que se atua e adquirir habilidades que, até então, não se tinha, são ações que contribuem para o indivíduo sair de sua zona de conforto e se tornar seguro.

É importante ser uma pessoa aberta ao novo. Esse comportamento, por si só, já facilita a vivência, com tranquilidade e segurança, de situações diferentes das habituais.

Busque desafios

Em relação, principalmente, ao campo profissional, é muito bom para a pessoa saber que domina um determinado assunto ou que se destaca em uma atividade específica, mantendo a carreira estável, sem altos nem baixos. Estabilidade é algo que muitos almejam, mas para sobressair no ambiente de trabalho, é interessante correr atrás de desafios.

Hoje em dia, há uma enorme quantidade de informações disponíveis, divulgadas com muita rapidez. Algumas profissões tendem a desaparecer e outras vão surgindo. Assim, mesmo que a pessoa não procure desafios, eles, provavelmente, vão acontecer. Para ninguém ser pego de surpresa e ter que lidar com possíveis mudanças às pressas, é bom se prevenir.

Fique por dentro das novidades ligadas à sua área de atuação, leia, estude, inove. Desse modo, com certeza você vai desenvolver autoconfiança e se destacar profissionalmente!

Valorize o que já conquistou

É ótimo e necessário traçar metas para alcançar objetivos no futuro. Porém, às vezes, a trajetória até a meta que alguém se propõe a alcançar pode ser difícil e cansativa, o que gera insegurança e desânimo.

Assim, é muito importante dar valor ao que já foi conquistado. Se a pessoa já conseguiu uma vez, por que não conseguiria novamente? Quando se pensa em como desenvolver autoconfiança, essa é uma dica valiosa. É preciso reconhecer tudo aquilo que já foi realizado até então, para manter-se firme no caminho de novas conquistas.

É normal ter uma sensação de medo e insegurança em certos momentos, principalmente quando se está lidando com algo novo ou fora do habitual. Agora que já sabe como desenvolver autoconfiança, coloque nossas dicas em prática e passe a lidar com pressão e imprevistos — ou mesmo com situações típicas do dia a dia — de forma tranquila. Com certeza você vai se sobressair na sua área e ser um profissional de sucesso!

E aí, o que você achou deste artigo? Gostou? Então assine já a nossa newsletter e receba mais conteúdos como este em primeira mão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.