postura e imagem profissional

Saiba como desenvolver postura e imagem profissional

Você já de ter se perguntado o que é necessário para crescer profissionalmente, não é mesmo? De fato, o mundo do trabalho tem se apresentado cada vez mais inovador e desafiador. Mas em algum momento você já pensou em como a postura e imagem profissional podem afetar a sua inserção e a ascensão dentro do mercado de trabalho?

Parece óbvio, no entanto, na maioria das vezes os colaboradores acabam deixando de lado esses dois aspectos tão importantes e essenciais no campo do desenvolvimento de pessoas nas empresas.

Se você deseja aprender como desenvolver postura e imagem profissional no ambiente de trabalho, continue a leitura e confira o texto que preparamos!

Postura e imagem profissionais são a mesma coisa?

A resposta é não! Apesar de andarem juntas, postura e imagem profissional não são a mesma coisa. Então, quais são as principais semelhanças e diferenças entre elas? Vamos lá!

  • a postura está diretamente relacionada à forma como você se comporta e se relaciona com os demais no seu ambiente de trabalho. Nesse sentido, a maneira como você se constituiu, as suas características pessoais, a forma de agir, as atitudes frente determinada situação e o modo como estabelece vínculos definirão a sua postura profissional e poderão interferir nas suas relações interpessoais;
  • a imagem profissional, por sua vez, é representada pelas percepções causadas nos demais. Assim como a postura, a imagem profissional é composta por características pessoais, mas também pela forma como você se apresenta e se comporta, portanto, está muito mais ligada ao que as outras pessoas veem.

Então, como se pode perceber, postura e imagem profissional andam juntas, mas são conceitos diferentes. Enquanto a primeira representa o “ponto alto” do alcance de credibilidade e confiança, a partir de preceitos éticos e morais de cada pessoa, a segunda pode ser construída e modificada ao longo do tempo com mais facilidade.

Pensando nisso, decidimos listar algumas dicas para ajudar você a aprimorar a postura e desenvolver a imagem profissional de uma vez por todas. Vamos lá?

Mostre competência

Como visto, confiança é algo de extrema relevância para a reputação profissional. Todavia para adquiri-la é necessário demonstrar o que se pretende da melhor maneira possível. Não basta saber o que precisa ser feito, é imprescindível oferecer o máximo do seu conhecimento e de suas habilidades.

Assim, demonstre que atende ao que as pessoas esperam de sua atuação e, além disso, ofereça atributos extras para tal atividade. Tome cuidado para não se sobrecarregar e ou acabar dando maior atenção para alguns projetos em relação a outros. Isso pode criar uma visão de irresponsabilidade.

Mantenha o bom humor

Você deve lembrar de algum colega mau humorado, não é mesmo? Ou daquele que adorava “puxar saco” de todos os chefes para conseguir benefícios, e era chato com os demais funcionários.

É fato que cada indivíduo encontra seu próprio jeito de conquistar as coisas e cativar as pessoas ao seu redor. No entanto, apreciar o que faz e o ambiente que está inserido são elementos fundamentais para não se tornar alguém chato e sem paciência.

Por isso, encare as situações difíceis com leveza e bom humor. Naturalmente, haverão colegas com os quais você se identificará mais, mas não deixe de ser gentil com todos, sem distinção, ok?

Trate todos com educação

No trabalho, você encontrará uma diversidade de pessoas, algumas com pensamentos e crenças semelhantes às suas, outras nem tanto. Por isso, é importante ser educado e respeitoso, sempre considerando as mais variadas opiniões.

Além disso, ser cordial também é atributo essencial. Esteja atento às necessidades de cada colega, além do mais, não custa nada oferecer ajuda quando alguém está triste ou sobrecarregado.

Por fim, não alimente atitudes racistas, homofóbicas ou misóginas/misândricas e respeite a história de vida de todas as pessoas que trabalham com você.

Invista em qualificação

A qualificação profissional é fundamental para aqueles que buscam desenvolver a imagem profissional. Afinal, além de uma boa graduação você precisa estar sempre atualizado sobre as novidades da sua área.

Por isso, invista em cursos e especializações, por exemplo. Além de serem ótimas opções de aperfeiçoamento, permitem que você faça uma rede de contatos. Ou seja, além de mais conhecimento na área você terá a oportunidade de conhecer futuros parceiros e se destacar profissionalmente.

Seja proativo

Com certeza essa é uma das qualidades mais valorizadas pelos empregadores. No entanto, nenhum curso possibilita formação específica para ser “proativo”, o que não quer dizer que essa característica não possa ser desenvolvida durante as experiências de trabalho.

Ser proativo é enxergar além do que se vê. Um colaborador proativo consegue ter uma noção geral da empresa e das atribuições de cada um. Por isso, está sempre a frente do que precisa fazer e consegue solucionar problemas complexos. Além disso, a criatividade e as boas ideias são aliadas de um funcionário proativo.

Cuide de sua aparência

A aparência é um aspecto crucial não só no momento da entrevista de emprego, como muitos pensam, ela deve ser conservada mesmo depois do contrato assinado. Para isso, é preciso ser vigilante em dois pontos: o ambiente que está inserido e a impressão que quer causar nas pessoas.

Não adianta nada trabalhar em uma multinacional voltada para negócios formais e trabalhar de tênis e camiseta. Existe uma ocasião específica para cada vestimenta e você deve estar alinhado às características do lugar.

Além disso, cuide da aparência e do estado de conservação das roupas, pois você pode parecer desorganizado e desleixado quando utiliza roupas amassadas ou aparece com o cabelo sem pentear, por exemplo. O marketing pessoal pode ser um aliado e, na dúvida, utilize o bom senso sempre!

Aposte na boa comunicação

A comunicação é uma das chaves para abrir as portas daqueles que desejam desenvolver a postura e imagem profissional. Isso porque saber se portar durante a oratória pode causar um impacto positivo, mudando o rumo de determinadas situações.

Assim, escolha as palavras corretas para cada tipo de situação — reunião com gestores, orientação aos colaboradores, por exemplo. Ainda, cuide do tom da voz, da clareza e da objetividade com que transmite a mensagem. Evite utilizar gírias e palavras de baixo calão, pois além de empobrecerem o discurso podem transmitir uma imagem negativa de quem está falando.

As consequências de não ter uma boa postura e imagem profissional são inúmeras e podem afastá-lo do mercado de trabalho por longos períodos. Por isso, esteja atento se seus colegas não fazem questão de ajudá-lo ou se você não recebe convite para novos projetos dentro da empresa há algum tempo — você pode estar precisando aprimorar estes dois aspectos.

Agora você sabe que desenvolver postura e imagem profissional é essencial para crescer profissionalmente. Além disso, aprendeu como fazer isso de forma prática, então, que tal receber mais dicas como estas? Assine já a nossa newsletter e fique por dentro de conteúdos exclusivos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.