Você sabe como ter uma boa oratória e influenciar pessoas?

Saber como se comunicar bem faz toda diferença no mercado de trabalho. Com as empresas exigindo profissionais cada vez mais qualificados, a oratória é sempre um ponto a favor. Mas você sabe como ter uma boa oratória?

Falar em público é uma habilidade que pode ser desenvolvida e, com treinamento, aperfeiçoada. Quem fala bem é valorizado no mercado de trabalho e consegue abrir portas profissionais.

Neste artigo, você vai ver como ter uma boa oratória garante destaque em um grupo, independentemente do cargo ocupado. Continue lendo e tire proveito para alavancar sua carreira. Veja dicas que vão ajudar em seu processo pelo desenvolvimento da arte de falar bem.

Fale com autoridade

A oratória não é apenas para falar em público. Em qualquer nível de diálogo ela poderá ser benéfica. Com o desenvolvimento de técnicas de oratória é possível falar com precisão, clareza e mostrar autoridade.

Falar com autoridade não tem ligação nenhuma com elevar a voz e gritar. É saber impostar a voz e falar com firmeza. Seja claro e direto naquilo que quer comunicar, fugindo de rodeios. Ao se comunicar, você deve inspirar confiança e mostrar credibilidade.

Seja consistente

Um discurso vazio não prende ninguém. Além de dispersar a atenção, torna o momento de oratória cansativo. Por isso, conteúdo é fundamental. Leia, pesquise, estude e participe de eventos relacionados com seus interesses profissionais.

Ao ter embasamento, fica mais fácil mostrar diferencial durante a fala. Seu discurso será capaz de prender a atenção e despertar interesse. Não importa o cargo ocupado. Saiba mostrar dados relevantes a respeito da empresa e de sua função.

Busque reciprocidade

A comunicação nunca é unilateral. Mesmo que seja em uma palestra, os ouvintes também se comunicam corporalmente. Por isso, o bom orador sabe que a reciprocidade é uma chave para entender como ter uma boa oratória.

Ao falar, busque o olhar de seu ouvinte. Faça com que ele se sinta pertencente ao discurso. É por meio da maneira como o outro recebe a mensagem que você deve se guiar. Se o receptor se mostrar empolgado, continue na mesma linha. Caso note sinais de cansaço, mude imediatamente a maneira como está realizando seu discurso.

Fale pausadamente

Nem tão rápido, nem tão lento. A fala de um bom orador tem pausas necessárias para que o ouvinte consiga assimilar o conteúdo comunicado. É preciso entender e usar técnicas de respiração para realizar um discurso.

Se as palavras saem emboladas ou o orador perde o ar ao dizer uma frase, está respirando e falando de maneira errada. Ao final de cada raciocínio é importante dar um tempo para a plateia assimilar as ideias.

Quando o mundo corporativo nota que um profissional consegue se expressar bem e domina técnicas de comunicação, oferece sempre boas oportunidades. Seja na entrevista de emprego, como critério de avaliação, ou já dentro da empresa recebendo uma oportunidade de ser promovido.

Agora que você já entendeu os benefícios da oratória, o que acha de se dedicar mais? O Clube da Fala oferece diversos cursos que vão lhe ajudar a desenvolver a sua comunicação. Está esperando o que para alavancar sua carreira? Entre em contato conosco.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

  1. I like reading through an article that will make men and women think.
    Also, many thanks for allowing me to comment!

  2. What’s up i am kavin, its my first occasion to commenting anywhere, when i read this piece of writing i thought i could also make comment due to this sensible paragraph.

  3. I’ve been exploring for a little for any high quality articles or
    weblog posts on this sort of space . Exploring
    in Yahoo I eventually stumbled upon this web site.
    Studying this information So i’m satisfied to show that I have
    an incredibly excellent uncanny feeling I discovered just what
    I needed. I such a lot certainly will make certain to don?t omit this web site and give it a
    glance regularly.

  4. This info is priceless. Where can I find out more?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.