5 motivos para dominar a oratória na vida profissional

Saber como se comunicar com clareza, objetividade e assertividade é fundamental para qualquer situação, seja na carreira ou nos relacionamentos.

Na vida profissional, falar bem é de vital importância. A boa comunicação é responsável por abrir portas, melhorar relacionamentos e aumentar a credibilidade no ambiente de trabalho, proporcionando novas possibilidades.

Muitas pessoas possuem excelente conhecimento técnico, mas não conseguem obter reconhecimento profissional pelo fato de não saberem se comunicar. A oratória é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer um, auxiliando na construção da carreira e no reconhecimento pessoal.

Quando alguém se dedica à oratória, aprende muito mais do que falar com objetividade e clareza em uma mensagem que será facilmente recebida.

É possível compreender a importância de se vestir adequadamente para um ambiente e como a linguagem corporal tem peso na compreensão do que as pessoas dizem.

Se você quer entender a importância na oratória para a vida profissional, continue lendo este artigo. Separamos cinco motivos que vão mostrar como falar bem impacta positivamente na carreira.

Motivos para dominar a oratória na vida profissional

1. Elimina o medo de falar em público

Dominar técnicas de oratória aumenta a autoconfiança e faz com que medos sejam definitivamente superados. Falar em público pode ser o pavor de muitas pessoas, mas, quando se aprende métodos para defender seus pontos de vista, fica mais fácil superar a barreira.

Com conhecimento das técnicas e treino, é possível superar totalmente o medo de falar em público. Essa superação trará grande impacto na vida profissional, seja qual for a área de atuação.

O medo é limitador. Quem fala bem tem mais oportunidades e mais chances de crescimento em uma empresa.

Por meio das técnicas aprendidas com o desenvolvimento da oratória, o profissional torna-se capaz até mesmo de falar sem preparação prévia, caso seja preciso improvisar.

A oratória dá suporte para que a autoconfiança e a autoestima sejam construídas, oferecendo instrumentos para o profissional mostrar seu talento por meio da comunicação.

2. Aumenta a credibilidade

As pessoas que sabem argumentar e posicionar bem suas ideias têm maiores chances de serem ouvidas, compreendidas e admiradas. Por mais embasamento técnico que um profissional tenha, se ele não conseguir se expressar bem, dificilmente chegará a uma posição de liderança.

A comunicação no meio corporativo é extremamente valorizada. Certamente, isso será um ponto de peso na avaliação de funcionários e colaboradores para indicações de promoções e oportunidades.

O profissional que tem domínio de oratória está um passo à frente de outros que atuem no mesmo ramo, mas se acanham ou se atrapalham diante da necessidade de expor suas ideias.

O profissional precisa conseguir transmitir confiança em seu trabalho e em seu conhecimento construído ao longo da carreira.

Tendo domínio de fala, o profissional poderá passar aquilo a que se dedica profissionalmente com segurança. O reconhecimento é inevitável, uma vez que, dentre as características necessárias para a liderança, está o poder de comunicação.

3. Impulsiona a carreira

Para quem quer se destacar no mercado de trabalho, apenas o currículo e boas referências não são suficientes. Recrutadores e líderes colocarão, em diversos momentos, a comunicação de um candidato a uma vaga à prova. Saber se expressar é pré-requisito para que o candidato esteja em vantagem durante a disputa de uma vaga em uma empresa.

O meio corporativo busca pessoas que consigam posicionar bem suas ideias, mesmo que seja sob pressão.

Isso poderá ser testado em um processo seletivo, e o curso de oratória prepara o profissional para esse tipo de situação, dando confiança e capacidade para que seja estabelecida uma comunicação eficaz e criativa em qualquer contexto.

Assim, com a oratória, o profissional tem mais chances de ganhar reconhecimento e mostrar seu potencial de liderança.

4. Dominar a linguagem corporal

Já ouviu dizer que o corpo fala? A linguagem corporal transmite muito mais do que podemos imaginar. Consciente ou inconscientemente, as pessoas que estão ouvindo sua argumentação vão avaliar o que diz o seu corpo, e não só o que sai de sua boca.

Quando se aprende as técnicas da oratória, é possível direcionar o discurso para que a boca e o corpo falem a mesma coisa. Quem não tem domínio das técnicas pode se contradizer a todo momento com a linguagem corporal inadequada.

A forma como se posicionam as mãos, a maneira como se direciona o olhar, a postura, as expressões faciais. Tudo isso representa um impacto que pode negativar a sua fala. Em um curso de oratória, o aluno aprende a se expressar de maneira integral, permitindo que a mensagem chegue ao ouvinte sem ruídos na comunicação.

5. Melhorar os relacionamentos

Muitas vezes uma pessoa é mal interpretada no que diz. O receptor da mensagem não compreendeu bem, devido à fala de clareza na comunicação, e isso pode gerar problemas.

Quando se aprimora a maneira como se fala, alguns desses conflitos são solucionados. Saber como abordar um assunto, usando técnicas de influência, modifica a maneira como você é visto. Além disso, o bom orador consegue posicionar seus pensamentos diante dos mais diversos tipos de pessoas.

Desta forma, estabelece de forma mais adequada a maneira como aborda diferentes tópicos e seus argumentos.

Os relacionamentos pessoais e profissionais são impactados diretamente pela comunicação. Ao entender e colocar em prática as técnicas de oratória, há uma melhora em todos os âmbitos.

Comunicação é fundamental

Tudo está relacionado à maneira como nos comunicamos. Dominar a oratória vai além de falar muito. É falar no tempo que se tem disponível, de maneira clara, objetiva e certeira.

Um discurso eficaz é organizado e conta com diversos elementos que darão credibilidade ao que está sendo dito. Desenvolver tais habilidades certamente trarão frutos tanto para a vida profissional quanto pessoal.

Essa habilidade está presente no cotidiano e é usada por todos nós de maneira natural. Ao ampliar as técnicas e tomar consciência do impacto de se falar adequadamente, com certeza você sentirá um salto positivo em todas as relações.

Para conseguir aplicar as técnicas na vida profissional, contar com um suporte profissional é muito importante. No Clube da Fala, você receberá informações capazes de mudar a forma como se comunica e, consequentemente, como o mundo te vê. Entre em contado conosco e conheça os nossos cursos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.