passar em concurso público

Como se dar bem na fase oral e passar em concurso público?

Você passou anos estudando, fez as provas e redações e chegou até a fase oral do tão sonhado concurso. A vaga desejada nunca esteve tão perto, mas será que você tem o que é preciso para passar em concurso público?

A verdade é que a faculdade, na maioria dos casos, não prepara os estudantes para esse momento. Os ânimos estão à flor da pele e isso pode atrapalhar muito, levando inclusive, o examinador a reprovar você.

Como se preparar para esse momento tão importante? Separamos aqui algumas dicas. Leia este artigo e prepare-se para passar na fase oral do concurso público!

Mantenha a postura correta

A postura diz muito sobre uma pessoa. Isso — aliado a outros fatores como a vestimenta — é o que cria a famosa primeira impressão.

Como muitas vezes essa impressão é a que fica, é o momento de caprichar. A postura deve ser ereta, seguindo a linha do queixo, nunca acima ou abaixo, pois isso pode demonstrar arrogância ou insegurança, respectivamente.

Não gesticule demais, mas evite ficar travado. Braços cruzados também não são recomendados. O contato visual com interlocutor é essencial. Alguns professores dão como dica observar a postura de apresentadores de televisão, que se comunicam bem sem fazer expressões faciais excessivas.

Vista-se adequadamente

Como já menecionado, a vestimenta é um dos fatores responsáveis pela primeira impressão. É exatamente por isso que, independentemente do sexo, a roupa deve ser pensada.

Leve a prova oral como uma entrevista de emprego. Recomenda-se sempre a utilização de tons sóbrios e neutros. Para os homens, um bom terno e gravata são suficientes. Já as mulheres podem apostar em vestidos, saias ou calças sociais.

Use a linguagem apropriada

Muito mais do que o conhecimento teórico, para passar em concurso público na etapa oral é necessário utilizar a linguagem apropriada.

Evite expressões como “então”, “daí” e “acho que”. Fique sempre atento aos erros de concordância e, se utilizar termos em outro idioma, procure saber previamente a pronúncia correta.

Dirija-se à banca examinadora sempre com formalidade, utilizando “Vossa Excelência”. Nunca responda uma pergunta com um simples “não sei”. Se esse for o caso, utilize “não me recordo”.

Aprenda a controlar a ansiedade

É normal ficar nervoso e ansioso em situações tão decisivas com um concurso público. No entanto, mesmo com a adrenalina, a ansiedade pode e costuma atrapalhar muito o momento da oratória. Para agravar ainda mais a situação, os candidatos do concurso ficam confinados — às vezes por horas — em uma sala antes de serem chamados para a prova.

Isso acontece porque a ordem de avaliação é definida por sorteio. Por isso, você pode ser tanto o primeiro a ser chamado quanto o último.

Exercícios de meditação são muito bem-vindos, não somente nesses casos, mas durante todo o período de estudo (e por que não para a vida?). Saber trabalhar a cabeça para dominar o medo e o nervosismo pode ser o grande diferencial que o levará à aprovação.

Aprenda a responder perguntas que você não sabe a resposta

Essa dica é uma das mais valiosas que podemos dar. É muito provável que os examinadores questionem algo bastante complicado ou algo sobre o qual você não se lembra — afinal, é muito conteúdo para se memorizar.

A forma como essa pergunta será respondida, no entanto, é o que vai diferenciar você de outros candidatos. Lembre-se que, muito mais do que o conteúdo — que já foi examinado nas etapas anteriores —, os examinadores estão avaliando a sua capacidade de articulação.

Uma boa estratégia de improviso é começar a falar sobre o assunto em questão, antes de responder diretamente o que foi questionado, pois isso aumenta suas chances de lembrar a resposta.

Treine bastante a sua apresentação

A prática é o que leva à perfeição. Antigamente, a técnica sugerida para os concursandos era que praticassem na frente do espelho.

Hoje, com a tecnologia, é possível gravar os discursos e assisti-los em seguida, identificando erros não somente na fala, mas na postura e no gestual.

Por que não contar com a ajuda de amigos? Se falar para um público é o mais difícil para você, praticar com amigos pode torná-lo mais desinibido. Assim como você estudou bastante tempo para as etapas teóricas, praticar o discurso é uma maneira de estudar para a prova oral.

Procure um fonoaudiólogo

O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para lidar com distúrbios da voz e da fala. No entanto, ele pode ser procurado por aqueles que desejam aperfeiçoar o seu discurso. Esse é o profissional que será responsável por lhe ensinar técnicas de respiração e comunicação que tornarão sua fala mais clara.

O fonoaudiólogo também pode ajudar você a escolher o tom de voz correto e propor exercícios que permitirão falar os fonemas de forma mais natural. Saber que você fala melhor pode ajudar na confiança.

Faça um curso de oratória

Se mesmo com as dicas anteriores você não se sente totalmente seguro, uma boa opção é fazer um curso de oratória. Esse curso ensina diversas técnicas para aperfeiçoar a sua oratória como um todo, começando na regulação das emoções e na amenização dos sintomas da ansiedade, indo até as técnicas de argumentação sobre pressão.

O curso é bastante completo, aliando conceitos de fonoaudiologia, psicologia positiva, neurociência e programação neurolinguística — tudo isso para que os alunos atinjam o que é preciso para passar em concurso público.

Se você é concursando, sabe que passar em concurso público não é nada fácil, mas se chegou até a prova oral, já está em um grupo muito seleto de pessoas e merece os parabéns.

Por isso, não deixe de se dedicar e de se aperfeiçoar sempre para conquistar o tão almejado cargo público, seja na Magistratura, no Ministério Público, nas Procuradorias ou Defensorias.

Procure casos de sucesso para se inspirar e veja que ansiedade e timidez podem sempre ser vencidas. A oratória é uma habilidade que pode ser aprendida. Se você quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com o Clube da Fala para conhecer os nossos cursos!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.