Comunicação e Liderança

No mundo corporativo tem se falado muito no novo conceito de gestão, a accountability. Esta expressão teve origem no setor público americano e foi usada para responsabilizar os governantes pelos seus atos, assim como, para incentivar a prestação de contas dos mesmos a sociedade. Suas principais características são: a coragem, a comunicação ágil, o engajamento e a autonomia.

A anedota seguinte expressa claramente o significado desse novo conceito:

Certa vez, ao assumir a presidência de uma companhia, um executivo encontrou seu antecessor, que tinha acabado de ser demitido. Durante a conversa, o antigo chefe disse ao substituto que deixaria a ele três envelopes lacrados e numerados, e o aconselhou: “Abra as cartas sequencialmente nos momentos de crise”. Alguns meses depois, um problema surgiu, e o novo presidente leu a primeira mensagem, que dizia: “Culpe seu antecessor”. Foi isso que o CEO novato fez – e se sentiu melhor assim. Na segunda crise, o executivo recorreu novamente aos envelopes e leu o novo conselho: “Culpe a equipe”. Ele achou que aquilo era uma boa ideia e tomou essa atitude. Não demorou muito para que surgisse mais uma situação delicada e a última carta precisasse ser aberta. Dessa vez, o recado era o seguinte: “Escreva mais três cartas”. Moral da história: um chefe que não assume a responsabilidade por seus erros, mais cedo ou mais tarde, será dispensado.

Ficou claro que para se tornar um líder com accountability é preciso ser transparente e engajar sua equipe. Além disso, é preciso entender que liderar não é mandar, é indicar o caminho para chegar aos resultados esperados e ser percebido como o agente que vai permitir que cada um atinja seus objetivos.

O sucesso da sua empresa depende exclusivamente da forma como você lidera. É necessário ser um líder que responda pela sua equipe em todas as situações, independentemente do que aconteça. Lembre-se que o correto não é buscar justificativas para o problema, mas sim, focar na melhoria do mesmo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

4 Comentários

  1. Howdy! Someone in my Myspace group shared this site with
    us so I came to take a look. I’m definitely enjoying the information. I’m bookmarking and will
    be tweeting this to my followers! Great blog and fantastic style and design.

  2. Every weekend i used to pay a quick visit this web page, because i wish
    for enjoyment, for the reason that this this web site conations actually fastidious funny data too.

  3. I’m gone to say to my little brother, that he should also pay a visit this website on regular
    basis to take updated from latest news.

  4. I was recommended this website by means of my cousin. I
    am no longer sure whether or not this submit is written by him as nobody else understand such special
    about my trouble. You are amazing! Thank you!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.