Voz, Fala e Linguagem

VOZ

A voz é a ferramenta de comunicação mais primária e mais imediata de que dispomos para interagir na sociedade, pois ela não requer qualquer acessório nem mecanismo especial para ser utilizada.

A voz é um elemento de fundamental importância, porque por meio dela observamos as emoções, sensações, intenções e se as pessoas estão alegres, tristes, apressadas, ou seguras.

É por intermédio dela que as pessoas também revelam
seu entusiasmo, cansaço, ansiedade, estado de
humor, interferindo de modo decisivo na eficácia de nossa comunicação social ou profissional e determinando a própria personalidade e o estado de espírito de quem fala, pois a voz sofre muita influência de hormônios e de nossas emoções. Além disso, a voz pode indicar a região em que você nasceu ou recebeu educação.

Sendo assim, a voz tem uma força incrível, por ser um dos instrumentos de influência mais eficazes nas comunicações humanas. Conhecer a própria voz é conhecer um pouquinho da própria alma.

Aspectos da voz:

1. Tonalidade (timbre): característica vocal própria;
  2. Intensidade: volume da voz;
  3. Projeção: alcance epreencimento da voz no espaço;
  4. Entonação: colorido da voz.

FALA

Fala é a capacidade mecânica de emitirmos sons. Denota clareza e compreensão. Para falar ou cantar movimentamos, aproximadamente, cerca de uma dúzia de músculos da laringe, em especial, as pregas vocais. Chegando a boca, o som é articulado graças à ação da língua, dos lábios, dos dentes, do véu palatino e do assoalho da boca. Nós, seres humanos, aprendemos a usar a respiração para a fala. Falar requer um fluxo de ar expiratório capaz de ativar a vibração das pregas vocais. É comum apresentarmos um certo desequilíbrio entre a respiração e a fala, pois essa coordenação é complexa, porém podemos capacitá-la ao máximo através de exercícios de articulação (dicção).

LINGUAGEM

A linguagem é um sistema de comunicação natural, artificial, humano ou não humano. Constitui a base de todas as nossas relações sociais, políticas, afetivas, culturais e históricas.

O uso da linguagem tornou-se profundamente enraizado na cultura humana para comunicar e compartilhar informações, mas também como expressão de identidade e de estratificação social, para manutenção da unidade em uma comunidade e para o entretenimento.

A linguagem tem um papel imprescindível na oratória, pois a utilizamos para transmitir o pensamento em palavras eficazmente. Para isso, é necessário coesão e coerência. A coesão trata basicamente das articulações gramaticais existentes entre as palavras, as orações e frases para garantir uma boa sequenciação do conteúdo. Já a coerência, aborda a relação lógica entre ideias, situações ou acontecimentos, apoiando-se, por vezes, em mecanismos formais, de natureza gramatical ou lexical, e no conhecimento compartilhado entre os usuários da língua.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1. I enjoy, cause I discovered exactly what I used to be having a look for.
    You have ended my four day lengthy hunt! God Bless you man. Have a nice day.
    Bye

2. Have you ever considered writing an e-book or guest authoring on other sites?
    I have a blog based upon on the same topics you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my visitors would enjoy your work.

If you are even remotely interested, feel free to shoot me
    an email.

3. Hey! Someone in my Facebook group shared this site with us so I came to give
    it a look. I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking and will
    be tweeting this to my followers! Fantastic blog and wonderful design.

4. I’ve been surfing online more than 2 hours today, yet I
    never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me.
    In my view, if all site owners and bloggers made good content
    as you did, the web will be a lot more useful than ever
    before.

5. Wonderful work! That is the type of information that are meant to be shared across the net.
    Shame on Google for not positioning this publish higher!
    Come on over and seek advice from my web site .
    Thanks =)

6. I like what you guys are usually up too. This type of clever work and reporting!
    Keep up the excellent works guys I’ve included you guys to our blogroll.

7. What’s up all, here every person is sharing these familiarity,
    thus it’s nice to read this weblog, and I
    used to visit this weblog everyday.

1. Thank you!

Keep following us, we post to the blog every week.
      We also have many tips on our social networks, follow us there!

Youtube: https://bit.ly/2u0Gc5p
      Facebook: https://www.facebook.com/ClubedaFala
      Instagram: https://www.instagram.com/clubedafala/

Hugs!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.