Clube da Fala: (21) 3285-1036 ou 96401-8566 - contato@clubedafala.com.br

Afasia (perda da fala)

Afasia é a perda da linguagem causada por lesão no sistema nervoso central que, na maior parte das vezes, ocorre do lado esquerdo do cérebro.

Os quadros de afasia são muito variados. Vão desde a dificuldade de articular bem as palavras até a perda total da linguagem oral e da capacidade de traduzir conceitos em palavras e de simbolização.

A afasia não se manifesta apenas na linguagem oral. Pode manifestar-se também na escrita, porque os pacientes perderam a capacidade de simbolizar, de traduzir o comando cerebral para a linguagem escrita. Em alguns casos, são capazes de escrever sob ditado ou de copiar, mas incapazes de ler o que escreveram. Em outros, trocam ou omitem letras, às vezes, as vogais; às vezes, as consoantes.

Principais causas

• tumores
  • AVC (ou derrame);
  • doenças infecciosas (como a meningite);
  • doenças degenerativas (como a esclerose múltipla ou as demências);
  • acidentes com traumatismo cranioencefálico;
  • tensão metabólica (intoxicações);
  • epilepsia

Tipos de afasia

Dentre os principais tipos de afasia podemos citar a afasia de Wernecke e de Broca , a afasia  de condução e a  global :

1. Afasia de Wernecke: caracteriza-se pela fala fluente, ou logorréia, que não faz sentido para quem ouve, embora a pessoa acredite estar falando corretamente e mantenha a entonação adequada. É como se uma linha telefônica com defeito distorcesse ou truncasse as palavras interferindo na comunicação. Em geral, paciente com fala logorréica tem dificuldade de compreensão e de expressão, mas consegue articular as palavras e irrita-se quando não se faz entender. É muito comum, também, o afásico de Wernecke articular palavras que existem, mas que juntas não estabelecem nenhum significado lógico. Quando há falha da compreensão, o prognóstico da afasia é sempre pior.
  2. Afasia de Broca: caracteriza-se por grande dificuldade em falar, porém a compreensão da linguagem encontra-se preservada. Essa síndrome é também dita como afasia não fluente, de expressão ou motora: os pacientes conseguem executar normalmente a leitura silenciosa, mas a escrita está comprometida. Esses pacientes possuem, ainda, fraqueza na hemiface e membro superior direito (devido à proximidade das regiões afetadas pelo distúrbio circulatório). Os pacientes têm consciência do seu déficit e se deprimem com facilidade (frustração). Entretanto, o prognóstico é bom quanto à recuperação de parte da linguagem falada, embora sejam necessários meses para a realização de uma fala simples, abreviada, ainda que não fluente.
  3. Afasia de Condução: a compreensão está relativamente preservada e a fala é fluente e espontânea. Existe, entretanto, incapacidade de repetir palavras corretamente.
  4. Afasia global:  é a perda de todas as capacidades de linguagem: compreensão, fala, leitura e escrita, sendo causado geralmente por um infarto completo no território da artéria cerebral média esquerda; os pacientes, sendo assim, também apresentam geralmente hemiplegia direita (total perda de força no lado direito do corpo), além de demência associada; o prognóstico é mais reservado.

Diagnóstico

O diagnóstico da afasia pressupõe avaliar a capacidade de compreensão e de expressão do paciente. É sempre importante começar pela avaliação sensorial, uma vez que a deficiência auditiva pode interferir no processo de comunicação. Nos casos de hemiplegia provocada por acidentes vasculares cerebrais, é preciso ter certeza de que apenas um lado está comprometido, antes de pedir que a pessoa movimente o outro braço para mostrar que entende o que lhe é pedido.

Tratamento

O tratamento da afasia é feito pela estimulação da linguagem e é planejado especificamente para cada caso. Conhecendo as condições exatas em que se encontra o paciente, o terapeuta irá construir pontes entre as habilidades que permaneceram e as que foram perdidas, valendo-se da plasticidade do sistema nervoso central. A plasticidade neuronal permite estabelecer novas ligações entre os neurônios.

No tratamento da afasia, a estimulação controlada, auditiva e visual, tem por objetivo ajudar a pessoa a construir cadeias para ultrapassar os déficits provocados pela lesão, de modo a tornar as palavras novamente disponíveis.

Recomendações

• É sempre possível melhorar a afasia, embora o nível dos resultados possa depender de alguns fatores como extensão da lesão, motivação e idade do doente e de suas condições gerais de saúde.
  • O portador de afasia deve ser estimulado para fazer um tratamento que o ajude a reabilitar as capacidades comprometidas, sejam elas de fala, escrita ou compreensão

Exame de uma pessoa com afasia

(as respostas são indecisas mas sensatas).Pergunta: «Que representa esta fotografia?» (um cão a ladrar)Resposta: «C-ca-ca-cão, oh não…ca-car… caramba a-a-ani-animal, sim, sim, animal, animal, c-c-…faz ruído.»

(as respostas saem com facilidade, mas não fazem sentido).Pergunta: «Como se sente hoje?»Resposta: «Quando? Fácil, dado que o meu rio discorre caixas pretas umda abata H para quando venham os bubas.»

Para conhecer a equipe do Clube da Fala bem como nossa qualificação clique aqui.

Workshop Voz, Fala e Oratória

O objetivo do workshop é capacitar os participantes a desenvolverem, aperfeiçoarem e valorizarem a comunicação verbal e não verbal, aplicando técnicas e exercícios de voz, dicção e oratória, fortalecendo a autoestima e aprimorando a capacidade de comunicar-se em público com eficácia. Através do workshop, os participantes estarão aptos a iniciar entrevistas, apresentações, debates e a controlar a voz e a fala na emoção, argumentando sob pressão.

Inicio em: 01/11/2014

VAGAS LIMITADAS!!!

Clique aqui para mais informações.